Está quase:)





Mesmo curiosas, as coisas que fazem com que as coisas aconteçam. Na carta deste restaurante havia um gaspacho de morangos associado a presunto. Lembro-me da intuição imediata, de pensar que aquelas duas coisas fariam sentido juntas. Mas não me apetecia sopa fria, por isso não cheguei a saber como é que aquilo resultaria. Mas ficou a ideia:) 
Aconteceu esta salada, a partir dessa ideia. Achei melhor não mexer em quase nada. Só juntar os ingredientes num prato, temperar e perturbar o mínimo. E depois, ao servir, tem-se a sensação de estarmos a dar honras de abertura ao Verão. Que venha e que aconteça muito. Os céus azuis com os rastos dos aviões parecem querer dizer que sim. Que vem aí, o nosso Verão:) 

Salada fresca de morangos com presunto e queijo fresco

Morangos + lascas de presunto + queijo fresco + flor-de-sal + azeite + vinagre balsâmico + orégãos

Num prato, coloca-se as lascas de presunto, depois os morangos (bem secos, depois de passados por água), logo a seguir, o queijo fresco (também seco, depois de passado por água). Depois vem a parte dos temperos: um bocadinho de flor-de-sal, um fio de azeite, o vinagre e os orégãos. Deve servir-se bem fresca.

NB: Não especifico as quantidades, porque esta receita é do género de ficar ao critério. 

A música é esta porque sempre que a oiço, acho que estou a ir para a praia e que depois vou fazer um jantar para muita gente e que depois vou sair até muito tarde e que depois acordo e ainda falta muito para deixar de ser Verão:)

8 comentários:

  1. Olá Mar,

    Uma convergência: a Babette também publicou uma salada.

    E esta, tal como a dela, parece-me bem.

    Pelo mesmo motivo: por aqui tem estado um calor tal que todas as sugestões para refeições mais frescas são muito bem - vindas!

    E agora já me agrada a junção do doce com o salgado.

    A experimentar.

    Um beijo do Algarve, com muito calor

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra:

      Muito calor também aqui. Por isso é que sinto que parece estar quase. Parecem dias de finais de Junho, os que têm acontecido. Nada contra, que estou bem feliz só por este sol.
      Fiz esta salada umas quatro vezes, na última semana. É bem fresca. E o contraste entre doce e salgado é equilibrado. Faz sentido. Se experimentar fazer, que lhe saiba bem:)

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  2. Também já fiz uma salada de morangos para uma entrada destes dias. A minha com hortelã, queijo da Ilha, vinagre balsâmico e um fio de azeite. Ficou uma delícia! Além de que são bonitas, estas saladas com morangos. Está mesmo quase, o nosso Verão. Já apetecem aqueles dias inteiros comandados por outros horários...
    Um beijo!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os morangos são bem lindos, sim. Sempre gostei de os associar a queijos, mas nunca tinha pensado nesta fusão. Ficam óptimos com presunto. Tudo por causa de um gaspacho que nem cheguei a provar:)
      O sol faz ter a ilusão de que os calendários e os relógios andam para a frente. Mesmo que ainda só estejamos em Maio, há todas as coisas boas e pequeninas ao alcance. Como uma salada com coisas misturadas:)

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  3. Olá Mar,
    Muito de primavera a tua salada. Eu gosto particularmente de morangos em saladas salgadas. O ano passado abusei desse recurso com alguns posts pelo meio.
    Acho que esta deve ser a versão ideal para a minha bailarina mais pequena. Não conheço ninguém que goste mais de presunto e morangos. A experimentar.
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guida,

      Saladas com morangos é uma coisa que normalmente me apetece em Lagos. Creio que terá sido por isso que este post assumiu uma aura de Verão.
      Espero que a tua bailarina mais pequena goste, se experimentares esta salada. E que continue o ballet. A dança é uma das artes mais bonitas. E nunca estamos sós, quando dançamos. Enquanto houver música, há possibilidade de dança.

      Um abraço grande para ti e para as tuas duas meninas do ballet.

      Mar

      Eliminar
  4. Pois está :) Quase, quase verão :) Cheguei da horta há menos de uma hora. Andámos por lá, com o Manel, a tratar dos canteiros. Gostei muito da tua salada. Também tenho usado muito os morangos em saladas. Ficam saborosas e muito bonitas, o que também é muito importante :)

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia,

      São mesmo lindos, os morangos. Têm qualquer coisa de irresistível. E parecem tornar tudo à volta mais bonito. Como algumas coisas e algumas pessoas. Até que seriam uma boa metáfora, os morangos.

      Dias bons para aí. Um beijo.

      Mar

      Eliminar

AddThis