Começa assim.






























Sabia que a árvore deste ano seria esta. Ainda não sabia bem a lógica a que iria obedecer. Só que seria esta. Um bonsai com a minha idade. Fui assistindo à morte lenta da árvore com a minha idade. Meses, a lamentar silenciosamente. A não perceber. Acho que nos custa sempre mais o que não percebemos. Os outros bonsais mudaram com a cadência das estações. Foram Primavera. Depois Verão. Outono. Não este.
Acho que queria muito que o Natal fosse capaz de um resgate possível. É isso. Luzes. Flores pousadas nos ramos. Pássaros brancos. Uma casa com as janelas acesas. É como se estivesse vivo outra vez. Como se tivesse sobrevivido a qualquer coisa incompreensível.
Começa assim, o último mês deste ano. Com uma árvore que não quis acabar. Como todos os anos, é Natal. Como todos os anos, luz. Muita.

16 comentários:

  1. Querida Mar:
    Tão linda a sua árvore. E com a sua assinatura: é que, estando atenta ao que acontedeu à sua bonsai, escolheu dar-lhe uma nova vida: a de enfeitar o vosso Natal. Voltar a dar alegria a todos.Saborear a filosofia de que as coisas podem continuar a existir, para além do inicialmente pensado. Aposto que ninguém tem outra bonsai igual, com tanto significado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Querida Mar,

    Maravilhosa pela sua beleza e emocionante pelo significado mais fundo que esta árvore representa. É o mistério. O da morte que se faz vida, afinal! A homenagem também!
    Dizer que gostei é muito pouco. Impõe-se a contemplação silenciosa, aquela que poderá dizer mais.

    Com carinho,
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Deu nova vida ao bonsai, com as luzes e as figuras que lhe colocou! O Natal é isto mesmo, valorizar pequenas coisas que se transformam em grandes coisas para cada um!
    Um beijo,
    Graça

    ResponderEliminar
  4. Haja luz. Vida. Recomeço.
    Feliz Advento.
    Marta
    (A Marta de Leça, sim!)

    ResponderEliminar
  5. E que bem que a resgataste. Linda e original, a tua árvore de Natal.
    Por aqui, também já é Natal. Este ano, pusemos pela primeira vez luzinhas no pinheiro do jardim. O Manel delirou :)
    Um beijo,
    Ilídia

    P.S.: Por falar em luzinhas, já temos luz. Uma falha de cerca de meia hora.

    ResponderEliminar
  6. Começa assim e começa muito bem ;)
    Falaste-me dessa possibilidade. Dar vida a um bonsai inerte foi muito lindo. Que importante se deve sentir agora, cheio de luz e a marcar o Natal na vossa casa. Fica este ensinamento. De como as coisas podem ser resgatadas e perdurar para além do óbvio.
    Um beijo! E hoje falámos outra vez!
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Muito bonita que ficou a vossa árvore de Natal! Branca e cheia de pormenores que se escondem na história dos seus ramos. E o olhar vivo e atento das gatas, lá fora, com os olhos a espelhar as luzes quentes ! Vida para a tua árvore, que te há-de acompanhar até à noite mágica do Natal. Um fim e um começo novo ! Um beijinho da tua amiga.
    Pipinha

    ResponderEliminar
  8. Olá Lusitana:

    Gosto muito que tenha gostado. Talvez isso da filosofia. A verdade é que fiquei muito triste, por ver que a minha árvore morria todos os dias mais um bocadinho. Tentei uma série de coisas, mas nada resultou. Em todo o caso, continua a ser um bonsai. Mantive-o no vaso, que é isso que faz com que seja um bonsai. Gosto que esteja aqui. E que depois de deixar de ser Natal volte lá fora ao jardim. E que continue a ser uma árvore num vaso. A fazer anos comigo.

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Olá Isabel:

    Grata pela sua contemplação. Aquela a que deu palavras. E a outra, a silenciosa. Uma forma de vida na morte. Como se continuasse, não? Creio que será uma maneira de continuar. Ocorreu-me que poderá bem ter acontecido que eu tenha uma árvore de Natal definitiva, afinal. Gosto da ideia de a reinventar todos os anos. Para que seja preservada.

    O meu carinho, também.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Olá Graça:

    Um dos muitos sentidos do Natal passará também por aí. Pela renovação. Curioso como a reiteração não retira aquela magia. Os rituais, os pensamentos. As maneiras exteriores e interiores de viver uma altura que, para mim, é sempre cheia de luz.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. A Marta de Leça:)

    Gosto de a ler, de saber que está aí.
    Um caminho com luz, até ao dia. Até à noite mais silenciosa.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  12. Olá Ilídia:

    Vi o vosso Natal, há pouco. Linda, a alegria do Manuel. "Só" por causa de umas luzes numa árvore. Que essa alegria vos faça sempre bem.
    Ainda bem que a falha foi passageira. As vossas ilhas e os elementos.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Olá Babette:

    Passamos a vida a falar, nós:) Fazer o quê? Há sempre coisas a dizer. Como esta ideia persistente. De recuperar um bocadinho o bonsai que o Vasco me ofereceu, quando fiz trinta anos. E está aqui, vês? Com luzes e flores. A significar este Natal, a minha árvore que afinal não deixou de existir.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  14. Olá Pipinha:

    Fim e começo. Sabes bem dos significados das coisas. Sempre. E como sempre, quis que visses a árvore acabada de fazer. Logo no dia. Antes de partilharmos um chá quente. E as coisas todas que partilhamos há tanto tempo. Que assim seja.

    Um beijo para a minha amiga Pipinha:) E para a vida que cresce em ti, grávida magrinha:)

    Mar

    ResponderEliminar
  15. Olá Mar.Uma luminosa eternização de um bonsai que decidiu que este mês seria o seu último.Outonos.As recordações que deixa e os registos fotográficos conferir-lhe-ão vida eterna. Tão bonita a decoração.
    A nossa árvore de natal também é atípica. Uma faia, este ano. O contraste do verde com a decoração branca.
    Um santo natal para si e para os seus.Que continue a haver saúde e trabalho. Tudo o resto vem por acréscimo.
    Um abraço
    Patrícia

    ResponderEliminar
  16. Olá Patrícia:

    Continuará a ser a árvore de Natal. Gosto tanto de a ver aqui, que arranjarei maneira de fazer com que cumpra mais anos. Tantos quantos os que eu cumprir. Parece-me linda, a ideia de uma faia feita Natal. Que seja poético e quentinho, o vosso Natal.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis