Património.





Sobre este lugar, já muito foi escrito. Palavras superiores e muito mais entendidas do que as minhas. Mas as experiências que temos são sempre irrepetíveis. Tal como nós. E o que aconteceu neste lugar foi ter sido feliz mais um bocadinho. Foi ter sentido que aquela casa térrea, aqueles aromas, aquela meia luz, fizeram com que gostasse (ainda) mais de continuar a andar por aqui. Efeitos de uma cozinha com arte próxima do chão quente do Sul.
Os restaurantes podem ter várias consequências em nós. Podemos sentir que aqueles domínios nos deixam à porta de qualquer coisa. Por nos ultrapassarem. Por nos dizerem tacitamente que aquilo que ali vivemos só poderá ser reproduzido ali. Ou podem vir nas nossas mãos. Para a nossa cozinha, de próximos. Quando é assim, sabemos que enquanto houver azeite e alhos e orégãos e coentros, podemos tentar a disseminação. O património daquele lugar passará muito por aí. Por vir connosco. Com tudo aquilo que somos. Antes e depois de acontecermos ali. O Vila Lisa está aqui. Em forma de livro. E em forma de comida. A melhor homenagem que posso prestar a um lugar. Integrá-lo na minha comida. Assim destas duas maneiras.

Batatas salteadas em alho e orégãos

2 dentes de alho + 4 batatas vermelhas + azeite, flor de sal, orégãos e vinagre a gosto.

Coze-se as batatas partidas em cubos. Depois, esmaga-se os dois dentes de alhos, conservando parte da casca e leva-se ao lume em azeite abundante, numa frigideira. Quando as batatas estiverem cozidas, junta-se aos alhos e ao azeite e salpica-se com a flor de sal, o vinagre e os orégãos. Integra-se bem as coisas, acrescenta-se mais azeite, se necessário e serve-se de imediato.

Estopeta de atum

1 cebola vermelha + 1 lata de atum + 1 tomate coração-de-boi + azeite, flor de sal, coentros, orégãos e vinagre a gosto.

Corta-se a cebola em rodelas finas, o tomate em pedaços e coloca-se num prato. Por cima, lascas de atum. E no final, os temperos e as ervas. Deixa-se marinar um pouco, antes de dar a servir.

4 comentários:

  1. Olá Mar
    Também nós somos sempre felizes no Vila. E já não conseguimos ir ao Sul sem por lá passar. As minhas meninas também deixam as toalhas repletas de desenhos. Segundo o Lisa, os delas percebem-se, já as pinturas do Vila não! :)
    Boas férias

    ResponderEliminar
  2. Não conheço esse sítio, mas parece reunir consensos. E dar motes para inspiradas recriações.
    Babette com saudades.
    E saudades dos telefonemas de sexta-feira ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Guida:

    Eu sei disso:) Sabe que um texto seu foi determinante para que fosse lá? Havia as outras referências todas, mas coincidi com imagens e um texto naquele blog que nivela:). E aconteceu assim. Fiz desenhos. E o meu filho também. Ficaram lá. E um bocadinho aqui, graças ao registo.

    Obrigada. E boas férias para si, se for o caso.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. A ver se passas a conhecer. Comida com arte. Aromática. Honesta. Gostei muito. E tenho pena de todas as refeições que ainda não fiz ali.
    Também tenho saudades dos telefonemas de sexta-feira. Tive convidados para jantar dois dias seguidos. Temos andado a adormecer a horas que nem dá para dizer:) Mas tem sido tão grato prolongar os dias e as noites.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis