Ao Sul.




A matriz é o mar. É o mar que determina aquilo de que se faz a cozinha dos lugares em que ele habita. A água, o sol, a areia quente nos pés, fazem com que apeteça que a comida seja assim como estas coisas. Etérea, por não pesar. E persistente na nossa memória sensorial. Porque à água e ao sol que nos doura a pele, se acrescenta sabores matriciais. Uma das maneiras mais bonitas de dar início a uma refeição com o mar no olhar. Pão com coisas que sabem a Mediterrâneo. Pão com coisas que nos fazem querer viver mais o mar e a terra. Numa dimensão humilde e com o mar como referência, ensaiamos coisas destas. Para então sabermos que onde quer que haja mar a Sul, esta poderá ser sempre uma das suas odes.

Pão "Ao Sul"

4 fatias de pão alentejano + 1 tomate coração-de-boi + 1 dente de alho picado + 1 cebolinho + 8 azeitonas + 1 colher de chá de açúcar + azeite, flor de sal, orégãos e lascas de parmesão a gosto.

Leva-se ao forno as fatias de pão, ligeiramente pinceladas com azeite e salpicadas com orégãos. Entretanto, numa frigideira, faz-se o alho em azeite, a que se junta o tomate cortado em pedaços, o cebolinho, as azeitonas descaroçadas e a colher de açúcar. Deixa-se cozinhar durante uns cinco minutos, depois de se temperar com flor de sal. Quando estiver pronto, os orégãos. Põe-se esta mistura nas fatias de pão (que devem estar ligeiramente torradas) e deixa-se estar cinco minutos no forno. No momento de servir, as lascas de parmesão e mais orégãos.

6 comentários:

  1. Olá, querida. Já estou em casa, de volta às minhas coisas. Mais rica, depois de ter estado contigo e com a nossa Babette. Agora, é tempo de continuar a descansar, num ambiente diferente e mais familiar.
    Gostei de ver as tuas imagens do sul.
    Beijos para ti e para os teus dois homens.
    Ilídia

    ResponderEliminar
  2. Querida Mar,

    Adoro este tipo de receitas. Fáceis de preparar e com sabores intensos.

    Boas férias

    Fa

    ResponderEliminar
  3. A Mar não podia ter outra matriz que não o Mar ;) É tão inspirador!
    Coisas lindas que tens feito por aí ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Olá minha Ilídia:

    Mais acrescentadas, depois de nos conhecermos como as pessoas "normais":) Mesmo antes de vir para aqui, de véspera. Fomos a tempo de coincidirmos as três num lugar que será sempre o lugar onde estivemos juntas.
    Um bom descanso para ti e para os teus dois homens:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá Fa:

    Coincidimos também nisso. Coisas que não levem muito tempo nem precisem de muitos processos e mecanismos.

    Estão a saber bem, as férias. Obrigada.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Tem sido assim, minha Babette. Com muito mar inspirador. Os dias assim são tesouros. Redutos tranquilos que nos fazem querer melhor a tudo. Aos outros. A nós. Ao que acontece.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis