Quietude no fim de um ciclo

Quando era pequena, o Dia de Reis não significava coisas boas. Porque era o dia em que desapareciam todos os sinais de Natal. Desfazer a árvore, arrumar as luzes dentro de caixas, onde eram recolhidas durante um ano, enchia-me de tristeza. E então, não percebia o porquê de se celebrar este dia, por preferir que não fosse assinalado. Mas, à medida que se cresce, vai-se aceitando com tranquilidade as fases, os ciclos, as coisas que mudam. Em nós e nos outros. Agora, este dia é vivido com aceitação. Mas ainda assim, com brilhos. Com caminhos feitos de luzes. Nas escadas que levam ao jardim. Velas e lanternas a iluminar o caminho. Por isso, o Dia de Reis é só o dia em que me lembro que termina definitivamente um ciclo e que um novo começa. Um tempo de início. Cheio de luz. Mesmo não querendo assinalar, acabei por ceder a pressões:) e fiz uma nova declinação de brownies. Com pedaços de papaia cristalizada e licor de mirtilos. E enchi com eles uma caixa laranja, das que vão colorindo sítios improváveis da casa. Porque as caixas laranja significam para mim o tempo que se dedica à beleza, à execução lenta da beleza intemporal, em forma de objectos igualmente intemporais.

Deixo hoje as luzes a iluminar o caminho de um ano novo e bolos dentro de caixas laranja.

4 comentários:

  1. Que delícia quieta, essa que espreita da caixa laranja. Também tenho uma caixa laranja que guarda um presente que me faz feliz... e que por acaso não uso há algum tempo. Amanhã já vai sair da gaveta!...
    E que jardim deve ser esse que tem!... Parece tão bonito e ao mesmo tempo bucólico.
    Um beijo e bom fim-de-semana!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Achei curiosa a ironia de guardar bolos nas caixas laranja. Tão conotadas com outro tipo de consumos:) Ainda bem que tem presentes das caixas laranja! Porque o que neles há de intangível é muito belo. Mais uma sincronia, não é?
    Um beijo de bom fim-de-semana!Quem sabe se no Porto?

    Mar

    ResponderEliminar
  3. São tão engraçadas estas sincronias...
    Acho uma delícia!...
    E vem ao Porto? Há-de me dizer com tempo a sua próxima vinda. Para deixarmos de ser virtuais. Que diz?

    ResponderEliminar
  4. Acho o mesmo:) Uma autêntica delícia! Amanhã provavelmente. Mas sim, com mais antecedência, dir-lhe-ei, para combinarmos. Porque gostava imenso de a conhecer. Já vi que gostamos dos mesmos sítios na cidade. Até a Papélia, em Sta Catarina!

    Mais um beijo de bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar

AddThis