Portarossa. No primeiro dia de férias.











Uma das (muitas) coisas boas das férias é fazermos o que nos apetece. Dentro dos muitos razoáveis disto do que apetece, como é óbvio. O meu primeiro dia de férias foi na terça-feira. E na terça-feira, apeteceu-me isto. Comida italiana num ambiente descontraído. Um dos perímetros mais deliciosos da cidade é ali na Foz. Vindos do mar, começamos com o Cafeína, mesmo em frente temos o Terra, logo a seguir o Casa Vasco e, um bocadinho mais acima, o Portarossa
Este lugar tem qualquer coisa de familiar, no que isso tem de ligeireza e de acolhimento. Depois de passarmos a tal porta vermelha (que eu me esqueci de fotografar:), podemos escolher entre a esplanada e o interior. Eu quis o interior, que era a primeira vez que ali ia. E também porque queria sentir os detalhes da decoração pensada pela sensibilidade desta dupla muito especial. Estava à espera de gostar e foi assim mesmo. Do espaço, da simpatia easygoing das pessoas, dos vinhos, da mesa no centro da sala com petiscos muito mediterrânicos e da minha pizza margherita comida sem talheres. Para mim, pizza é assim mesmo: com as mãos. Os talheres só ajudam no momento inicial, para cortar os pedaços deliciosos de massa fina com molho de tomate e mozzarella. Neste ponto, ensino o meu filho ao contrário e digo-lhe que é assim que sabe melhor. Ele aprendeu esta parte sem pestanejar e é bem linda de ver, a alegria de uma criança a sujar as mãos com a benção da mãe:) Com a pizza, veio uma lasagna deliciosa, que implicou mais um copo de vinho tinto e mais tempo demorado à mesa. Uma das muitas coisas que partilhamos com os italianos: gostamos de estar à mesa e pedimos mais vinho:)  
Vai fazer parte das minhas incursões no Porto, este sítio. Tinha a sensação de faltar um lugar de comida italiana com esta essência, na cidade. Mesmo que eu não tenha pretensões de conhecer bem seja o que for. A parte boa disso de não ter pretensões de nada é que me dá uma margem enorme para me concentrar no que me sabe bem. E, na sequência, dizer aqui que há mais um sítio onde se pode ser feliz. Em férias ou não. 
Com o sítio e com a comida, uma simetria de tons e flores no meu cabelo desalinhado, por estar bem feliz no meu primeiro dia de férias:)   

Fica o site, para ver mais coisas sobre este lugar. E uma música linda, tal como aconteceu no Alive. "For the girl with flowers in her air":) 

4 comentários:

  1. Olá, minha querida.

    Fico feliz por te ver já de férias, livre de preocupações e de cabelo desalinhado :) E o primeiro dia de férias sabe a libertação. Espero que estejas a aproveitar bem estes dias, com tudo aquilo que te sabe bem. Como comer pizza com as mãos :)

    Um beijo,

    Ilídia

    (já de regresso ao trabalho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia:

      Têm sido dias muito lindos, vividos em casa. Vou para Lagos daqui a umas horas. Para uma casa que me é muito.

      Um beijo para ti. Bom regresso.

      Mar

      Eliminar
  2. Bom saber de mais esse sítio. Bem bonito, por sinal. Gostei de te espreitar no primeiro dia de férias, de ver flores no teu cabelo e os fios de mozzarella de uma pizza essencial...
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconfio que os teus gémeos vão adorar. E tu também:) Muito lindo, sim. Era de esperar, que a filosofia oitoemponto não falha:) E ando sempre com florzinhas, no Verão. Há dias, a caminho do mercado, apanhei um hibisco e ficou bem lindo. Just like that:)

      Um beijo.

      Mar

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar

AddThis