(Des)ordem.







O bom dos momentos de desordem é que deixam adivinhar a ordem. Perspectiva-se a ideia de renovação. Por mais que haja confusão e pó e agitação. Mas sim. Uma contemplação carinhosa do que virá depois disso tudo que nos desordena por dentro e por fora. Eu acho que todos os capítulos destes trazem consigo uma vontade enorme de estar bem. De fazer com que o lugar que habitamos todos os dias seja mais nós, mais nosso. No meu caso, esse esforço é intensificado por viver numa casa que respira há uns séculos. Cheia das opções estéticas e dos objectos dessas narrativas muito anteriores a mim. Essa vontade vive em gestos como estes que ficam nas imagens. Limpar livros. Muitos. Centenas. Não sei. Deixei de contar, a partir de um determinado ponto. O tipo de tarefa que deve ser feita por quem ama cada uma das páginas. Confesso que só a ideia de um pano húmido ou de produtos de limpeza, passados por mãos apressadas e "eficientes" me aterrava interiormente. Por isso, foram quase dois dias a limpar e a arrumar os meus livros. À minha volta, o caos característico de obras em casa. Jornais espalhados pelo chão, cheiro a tinta, lençóis brancos a cobrir móveis. Tudo aquilo que nos faz respirar fundo e pensar que é circunstancial, que "já passa".
Depois da desordem, a tal ordem. Bom, quando as coisas parecem encontrar os seus lugares. E nós com elas, no fundo. Colocamo-nos em ordem, quando cumprimos tarefas deste género. Pelo menos, é o que eu penso, enquanto faço coisas destas. Que estou a tentar pôr-me em ordem:) 
No fim de um dos dias de caos, esta maneira de comer pêssegos. Muito fresca, muito fácil e rápida de fazer. Foi-me ensinada pela governanta deste lugar no Douro. Nunca mais me esqueci. Vou fazendo variações, mas a essência do que a Filomena me ensinou na Casa dos Varais, permanece. A vida é assim mesmo. Sujeita a variações e a revisões. Mas estará tudo bem, se a essência permanecer intacta. 

NB: Nestas minhas aventuras de limpar livros, descobri que o produto mais eficiente é este. Pode ser que a referência dê jeito a alguém:) 

Delícia de pêssego da Filomena

7 pêssegos + 5 colheres de açúcar mascavado + sumo de 1 limão + folhas de tomilho fresco

Parte-se cinco dos pêssegos e coloca-se num liquidificador, com as cinco colheres de açúcar e o sumo do limão. Tritura-se, até ficar cremoso. Transfere-se para a taça onde vai ser servido e junta-se os outros dois pêssegos, cortados em pedaços. Envolve-se e leva-se ao frio (esta parte é muito importante, porque esta sobremesa é do género de comer muito fresca). No momento de servir, salpica-se com um pouco de açúcar mascavado e acrescenta-se as folhas de tomilho. 

NB: Se não houver liquidificador, uma varinha mágica e um copo alto resolvem o assunto perfeitamente.

A música é daquelas de ajudar ao ritmo, nestas coisas de (des)ordem. Disclosure. 


15 comentários:

  1. Obras em casa, cheiro a tinta, tudo fora do lugar mas os livros já estão limpos e arrumados (ou desarrumados, depende da perspectiva). Esta é também a cor dos meus dias por agora. E pêssegos, muitos pêssegos (uma árvore deles, todos apanhados à carreira porque se estavam a estragar...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Esta modalidade de tudo fora do lugar tem aquela tónica boa de renovação. Deve sentir o mesmo, se a cor dos seus dias também é esta. Já acabou uma parte, disto de arrumar livros. Faltam mais estantes. Mas foi um bom princípio. Até senti uma alegria de criança e tudo, a olhar os livros todos nos seus lugares e livres de pós:)
      Para esses pêssegos todos, a sobremesa que deixei é uma daquelas sugestões infalíveis. Fresca, para dar uma boa resposta ao calor:)

      Eliminar
    2. Feito! Tinha que ser :)
      http://belitaarainhadoscouratos.blogs.sapo.pt/semana-dos-pessegos-3-326200

      Eliminar
    3. Acabei de ver:) obrigada. A receita da Filomena disseminada. Dias bons de Verão!

      Eliminar
  2. Há coisas que não conto, nunca. Até porque a minha inclinação para isso de números e coisas finitas é pouca. Então contar livros foi coisa que nunca fiz. Os do escritório ficam atrás de portas de vidro, para que o seu pó não me afecte tanto, visto que trabalho com eles, sobre eles e entre eles.... Os que se alinham pelo resto da casa precisam de limpeza mais regular. Também uso um produto como o que indica, porque estou proibida de fazer limpezas 'a seco' e custa-me utilizar um pano embebido em água para limpá-los.
    Mas gosto de desordená-los para depois os reorganizar e ter a ilusão de que estou no comando. Embora, no fundo, saiba que não, que são eles que vão invadindo a casa, as estantes, que vão definindo a decoração...
    Boas arrumações! O perfume e os aromas de verão tornam estas tarefas mais leves.
    Marta
    (sim, de Leça da Palmeira)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta (de Leça da Palmeira:)

      Eu quis tentar, desta vez. Mas fiquei pela ideia:) E há muito que deixei de conseguir circunscrevê-los. Estão por toda a parte e muito sujeitos a ficar com pó. Como não confio noutras mãos para esta tarefa, trato eu do assunto. Estes panos são a melhor solução para estas coisas de cuidar dos livros. Depois de outras hipóteses, cheguei à conclusão de que são mesmo eficazes.
      E sim, eles é que tomam conta de nós, das nossas casas. Gosto sempre de casas invadidas por livros. Sempre gostei. Especialmente na versão em que estão espalhados, como se tivessem tomado conta de tudo.

      Bom Verão para si:)


      Eliminar
  3. Olá Isa,
    Olha os teus livros no jardim ! De certo eles gostaram de vir até cá fora, apanhar o ar do verão !
    Tu bem dizias que ia ser assim. Espero que agora já tudo mais em ordem, sem os pós e os jornais.
    Deixo um link de coisas bonitas, que soube que ia haver por cá também, qualquer dia :
    http://www.hm.com/gb/department/HOME

    Muitos beijinhos !
    da Pipinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto de também ser Isa:) Só tu e a minha família é que me tratam assim.

      Vieram respirar cá para fora. Dentro de casa estava impossível, que eu disse-te. Ainda derramavam tinta por cima deles ou assim. Esta primeira parte passou. Falta a outra. Tens de vir ver.

      Estive a ver o site. Gostei. Naquela onda boémia e easygoing. Vamos esperar que haja por aqui, então:)

      Muitos beijos para ti também!

      Isa

      Eliminar
  4. Olá Mar!
    Gosto sempre de ler os seus textos. Reflectem os seus estados de espírito, emoções e vivências.

    A sua proposta de sobremesa, não poderia ser mais fácil de fazer, saudável e apropriada para dias quentes de verão.

    A sua amiga apresentou-lhe um site "de coisas bonitas". Tal fez-me pensar numa loja cá que acho que faria imenso o seu género, com as propostas e artigos extravagantes e por vezes irreverentes que possui. http://www.kare24.de/.

    Beijinhos e boas e coloridas férias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudades de a ler. Obrigada por gostar. Na medida do possível (e do partilhável) até que sim, que fica aquilo que vai sendo vivido, sentido e pensado.

      Esta sobremesa é fresquíssima e bem saudável. Com aquela marca de que gosto tanto: fácil de fazer:)

      E gostei de imensas coisas da loja de que deixou referência. Obrigada. A minha casa está (mais uma vez) em fase de transição numa série de aspectos. Fiquei com mais um leque de inspirações.

      Beijos para si também. Boas férias. No meu caso, não ainda. Mas quase quase:)

      Mar

      Eliminar
  5. Viva, Mar!

    Muito agradável essa sequência de imagem dos livros desordenadamente acumulados respirando o verão no teu jardim. E como da desordem se faz a ordem, faz bem essa arrumação! Haja coragem!!

    Boas férias para ti, Vasco e António!
    Um abraço,
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá linda Isabel:)

      Nem imaginas a confusão! E vai estar tudo outra vez nesse espírito, daqui a uns dias. Mas mais circunscrito, com menos danos colaterais, espero:)

      Eu sou do género de ser corajosa em muitos aspectos. E neste em particular, que adoro renovar, mudar, arrumar. Quando isto tudo acabar, ligo-te. Temos umas coisas pendentes:)

      Um abraço grande para ti. Hão-de ser boas, as férias. Assim sejam as tuas/vossas.

      Mar

      Eliminar
  6. Mesmo alguma ordem na desordem. São imagens muito poéticas. E só com o carinho todo pelos livros se imagina essa atenção toda a cada um deles. Obrigada por estas imagens. Precisamos de provocar esta desordem que leva à ordem. Há sempre coisas para pôr em ordem na nossa casa, na nossa vida...
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes uma coisa? Este Verão tem sido mesmo nesse espírito. E faz-me mesmo bem. Tomei decisões silenciosas e tudo.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  7. E aqui continuo eu, mês atrás de mês, a conhecer este lugar que é muito mais que um blog!... Ando maravilhada com as suas partilhas, Mar, e agora "esbarrei" neste que me diz muito neste momento de mi vida... ;)

    Sara

    ResponderEliminar

AddThis