Verde renovador.








Há verdes assim. Como estes, que deram uma vida exuberante a uma mesa de dia de semana. A toalha a servir de tela para as coisas, à medida que vão tomando o lugar que lhes pertence. Uma terrina bem antiga cheia de imperfeições e uma lata de bolos de Natal. Guardo-as todos os anos. Por serem tão bonitas e também por saber que são sempre usadas em contextos mais ou menos (im)previsíveis. Neste dia, achei que uma das minhas latas de panettone ficava bem era assim: com vida verde e à mesa de um dia que teria sido como todos os outros. Mas que não foi. Porque nunca são uns iguais aos outros, os dias. Tal como as mesas. Nunca são iguais entre si. Há sempre um dado qualquer que muda tudo. Pôr uma mesa é um exercício muito interior. O que é paradoxal. Mas é bem verdade. O diálogo inicial é sempre interior. Depois é que avança para outras declinações. Seja como for, é sempre tão renovador e salvífico, esse exercício. Vale por si. Como tantas outras coisas aparentemente menores ou fugazes.   
A banda sonora foi Bloc Party. Esta música e outras assim cheias de vida. Como as folhas verdes numa mesa de jantar de dia de semana. As mesas e as melodias que nos acompanham são sempre assim: à medida dos dias que nos acontecem. 

4 comentários:

  1. Verde, azul, vermelho, flores e quadrados... Repito-me sempre, mas tens assim um dom especial para misturar coisas. E latas com terrinas. Lindo. Tudo tão diferente mas tão harmonioso. Aquela coisa que sempre te digo, também, de seres conciliadrora.... Até com as peças que povoam as tuas mesas.
    Um beijo de 6ª feira!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babette:

      Uma grande "misturada":) Já sabes como é o espírito: ir pondo e depois logo se vê. E acho que acabo por ser "depois logo se vê" em muitas outras coisas. A parte boa é que vou desfrutando muito do caminho:)

      Um beijo de domingo:)

      Mar

      Eliminar
  2. Estas coisas "aparentemente menores e fugazes" funcionam como bálsamos, depois de dias cheios e cansativos. É o que me tem salvado nestas últimas semanas. Linda, a tua mesa de um dia de semana. Concordo com a Babette: misturas coisas como ninguém :)

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia:

      Esta mesa foi do jantar de quarta-feira. E sim, um daqueles dias. Mas senti uma felicidade enorme e ao mesmo tempo muito pequenina. Por ter pensado isto: estava viva, o meu filho e o Vasco estavam bem e felizes e eu podia pôr uma mesa para o nosso jantar. Estas variáveis a serem sinónimo da tal felicidade.
      Eu gosto de misturar:) Devias ver as minhas coisas de vestir. Quando vieres cá, no Verão que está quase a chegar:)

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar

AddThis