Sem contar.








Não estava a contar com mais pessoas para jantar nem nada. Estava a pôr a mesa lá fora por estar um final de tarde que pedia que o jantar fosse ali. Tinha acabado de acender as velas, para antecipar. Mas foi assim mesmo. Acrescentei mais uns lugares. Reforcei as quantidades do que estava a ser feito. E fiquei descansada porque havia os meus brownies para a sobremesa. Imaginados a partir da base do bolo de iogurte. Quem não quisesse, comia uma maçã sumarenta e estava tudo bem:)
A verdade é que, mesmo que goste muito de preparar uma mesa com aquele carácter especial, a pensar nos traços das pessoas que vêm, creio que gosto ainda mais quando acontece assim. Na base da adaptação, do improviso, da alegria muito franca por haver mais uns lugares à mesa. 
Tenho pena de me esquecer sempre de fazer o registo da mesa já de noite, só com as luzes das velas. Mas tem a ver com o facto de me concentrar no que está a acontecer. Só consigo tirar fotografias antes de as coisas acontecerem. Em todo o caso, já tarde e já depois de ter acabado a sequência do jantar, enquanto conversávamos, consegui este registo das velas quase a extinguir-se. E também fica a Primavera na roupa que estava a usar, este reflexo floral nas janelas que dão para o terraço dos budas, no meu jardim. 

Brownies a partir da base do bolo de iogurte

1 iogurte natural + 4 ovos + 2 copos (de iogurte) de farinha + 2 copos (de iogurte) de açúcar + 250 g de chocolate para culinária + 1 colher (de sopa) de manteiga para culinária + 1 punhado de nozes + 1 punhado de passas douradas + 1 copo (de iogurte) de óleo

Primeiro, derrete-se o chocolate com a manteiga. Reserva-se. A seguir, bate-se todos os ingredientes (excepto os frutos secos) durante 5 minutos. Acrescenta-se depois as nozes e as passas, envolvendo-se bem. Leva-se ao forno (num tabuleiro rectangular) durante cerca de 20 minutos. Retira-se, parte-se em quadrados e polvilha-se com açúcar em pó. 

A música é esta porque está sempre a acontecer-me. Sem contar, esta música no supermercado. Sem contar, esta música no restaurante onde costumo almoçar. Sem contar, esta música na Antena 3, anunciada por este meu amigo. Deve ser sinal de que também deve estar aqui:) 



10 comentários:

  1. Que bonito que está o teu blogue! Ainda não tinha visto, imagina!
    Estou com inveja (saudável) desse teu cantinho de paz. Imagino os jantares e noitadas que se passam nesse jardim, sempre com boa musica de fundo! É mais outro dos motivos porque gosto de vir aqui! Acho que partilho de muitos dos teus gostos e isso não é muito comum... Por vezes sinto-me deslicada e nem falo de música.
    Nem comento os brownies, que devem ser deliciosos. Mais um doce pecado!
    Um beijo enorme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera:

      Bom que tenhas gostado desta reformulação. Estava a precisar:) É um jardim meio caótico e tudo, mas sim: noites longas, muita conversa e muita música. Há muito que percebi que temos essa parte em comum. A música é assim como respiração, para mim. Para teres ideia, o objecto que me é mais importante é o meu ipod. Não pelo objecto em sim. Mas pelo que tem dentro. Memória cheia das minhas músicas. Nem quero imaginar perdê-lo.
      Os brownies ficam muito leves. Cortei no açúcar e reforcei o chocolate negro. Pecar sabe bem:)

      Outro beijo enorme.

      Mar

      Eliminar
  2. Quem gosta de receber e cozinhar para os outros arranja sempre mais um espacinho :) Os bownies parecem-me muito bem. Não conheço ninguém que não goste destes quadradinhos :) Linda a tua fotografia das velas.

    Um beijo,

    Ilídia

    PS: Gostei do look bohemian chic ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito assim nesse espírito. Arranja-se sempre mais um espacinho. Sem stress. Se demora mais a preparar as coisas, entretemo-nos com vinho tinto e conversa:)
      Bom que tenhas gostado. Até da minha onda mais bohemian do que chic:) Uma leveza boa, a de Maio. Um dos meus meses preferidos. Até nas coisas de vestir.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  3. Está linda a tua mesa Mar, e mais ainda essa ideia do imprevisto que não causa ansiedade mas sim alegria. Acho que é muito tua essa característica. A alegria em receber, em partilhar comida feita por ti e com uma mesa linda. E muita generosidade nisso tudo.
    Um abraço,
    Guida
    p.s. hoje voltei a fazer um caldo de camarão, um bocado diferente do teu, mas claramente inspirado nele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guida:

      Fico muito feliz por teres gostado. Mais ainda por ter sido posta assim sem pensar muito (ou quase nada:). A vida é tão boa de viver. Faz sentido partilharmos, acolhermos. Há outras maneiras. Mas esta é a minha e acho que já não dá para ser de outra forma:)
      Tão bom que tenhas feito esse caldo outra vez. É do género de tranquilizar, de fazer bem. Depois partilha, sim?:)

      Um abraço.

      Mar

      Eliminar
  4. Já to disse. O Blog ficou ainda mais bonito! E estas fotos tamanho XL transportam-nos para os teus imaginários. Neste sobressai o candelabro. Tão lindo! As velas a arder são um poema! Gostei também do branco de base da vossa mesa assim nua. O teu jardim meio desalinhado é mesmo lindo. Bom imaginar-te por aí. a viverem a vida nesse verde todo.
    Babette
    Muito cansada, esta semana. Dores nas costas e tudo ;(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostes:) pensei tanto nesta alteração. Se sim, como, se eu própria me adaptava. Está a correr. A continuar, que é o que interessa.
      Sabes como gosto do meu jardim. Tanto, que quero que seja a minha última morada. O Vasco sabe disso. Haja o que houver. As minhas cinzas junto a uma das magnólias.
      Os dias têm sido longos e cheios também por aqui, mas relativizo muito. Difícil é ser mineiro ou trabalhar numa fábrica em turnos impossíveis. Falámos ontem sobre essas dores. Take care, Babette.

      Um beijo de melhoras.

      Mar

      Eliminar
  5. Vim dizer-te que gostei muito desta reformulação no design do blogue. Quando as mudanças apetecem fazêmo-las e sabem tão bem. O resultado está à vista. Tudo parece ganhar outra dimensão com o maior formato das fotos. A foto nocturna das velas é pura obra de arte. Definitivamente, o teu jardim chegou até aqui.
    Quanto aos jantares improvisados, primeiro assustam-nos e depois acabam por ser sempre os mais especiais.

    Abraço
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia:

      Gosto de saber que "abençoas" esta mudança. E foi assim mesmo nesse registo de apetecer e de achar que era para fazer. O melhor de tudo? Isso de um bocadinho de jardim ir até à tua ilha. Essa sim, um jardim muito grande, pelo que sei.
      Os jantares improvisados, mesmo que com essa nota de inesperado, são descontraídos e muito dádiva. Pelas pessoas para as quais arranjamos lugar a uma mesa. De alguma forma, lembra a dimensão muito essencial da cozinha com cadência maternal.

      Um abraço para ti. Obrigada.

      Mar

      Eliminar

AddThis