Matéria-prima.






Tudo começa com a matéria-prima, com os ingredientes. Será desperdício, caso esta condição não esteja assegurada. Podemos tentar dar a volta que quisermos, que não vamos a sítio nenhum. Por isso, a parte mais importante começa no momento em que escolhemos as coisas que vamos transformar em coisas. 
Como o requeijão da primeira imagem. Tão especial. Para se ter uma ideia, há anos que não consumo outro que não este. Vindo da Serra da Estrela, produzido pela Ancose. Tenho a sorte de me ser trazido pelas mãos carinhosas de um dos meus amigos mais queridos. Uma daquelas pessoas que se dedica persistentemente a fazer com que a marca Serra da Estrela chegue até nós com a honestidade e com a integridade que merece. Foi um dos oradores neste evento onde estive há uns tempos. E é frequentemente chamado a falar sobre o queijo Serra da Estrela, não obstante ser avesso a exposição e a conversa. Aquilo que lhe interessa mesmo é fazer coisas, fazer com que sejam melhores. É assim desse género de pessoa, o Engenheiro João Madanelo. Deixo este artigo recente e uma receita feita a partir do tal requeijão especial. 

Pasta fresca de requeijão, nozes, agriões e coentros

1 requeijão + 6 nozes + 1 punhado de folhas de agrião + 2 colheres (de chá) de malagueta vermelha + azeite, coentros e pimenta preta q.b.

Primeiro, elimina-se os talos dos agriões, de maneira a ficarem só as folhas. Depois, esmaga-se grosseiramente as nozes (costumo fazer isto com as mãos, directamente na bancada). Pica-se muito bem um pouco de malagueta vermelha e de coentros. 
Coloca-se o requeijão numa tigela e tudo o mais por cima. Um fio de azeite a seguir e pimenta preta. Com um garfo, harmoniza-se bem esta mistura, de maneira a ficar cremosa. Transfere-se para uma taça e leva-se ao frio, porque é mesmo de servir fresca. Sabe-nos melhor:) 

A música desta receita vai bem com a ideia de uma pasta fresca. HAIM. Três vozes muito frescas que vão estar aqui, daqui a uns dias:) 


4 comentários:

  1. Boa matéria-prima é a base de tudo. Difícil falhar quando a base tem qualidade. Gosto tanto de requeijão. Hoje, almocei na Quinta dos Açores, um lugar onde a matéria-prima é belíssima. Comi uma salada com requeijão feito na quinta envolto em crocante de amêndoa que era uma delícia. Havias de gostar :) Quando vieres cá, levo-te lá ;)

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia:

      Essa descrição é bem apelativa. O requeijão vai tão bem com frutos secos. Hei-de experimentar com amêndoas, a ver como é que fica:) E sim, a base é como todos os pontos de partida: essencial. Como em todos os aspectos das nossas vidas. Precisamos de ter uma base. O resto vem a partir daí.
      E claro que vou gostar de ir almoçar/jantar contigo à Quinta dos Açores:)

      Um beijo. Bom fim-de-semana!

      Mar

      Eliminar
  2. Adoro requeijão, como acho que sabes. Uma das minhas perdições! Grávida dos meus gémeos, um dos meus jantares foi um requeijão inteiro vindo das mãos de um amigo de Seia (que infelizmente já não está entre nós) com marmelada. Também éramos 3 ;) E nisso, como em tudo, a matéria-prima é fundamental. Esta pasta deve ser uma delícia de frescura e simplicidade.
    Adoro a primeira foto. Boa matéria-prima, também ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babette:

      Claro que sei. Já tiveste direito a um destes requeijões e tudo:) Vais gostar desta versão com ervas e frutos secos. Também gostei muito dessa fotografia. Muito essencial, a revelar bem a brancura quase nuvem do requeijão. Ontem recebi dois destes requeijões de presente. Devias viver mais perto, que um deles ia direitinho para a tua mesa:)

      Um beijo de bom fim-de-semana.

      Mar

      Eliminar

AddThis