Ananás · lima · Gary Clark Jr · camisolas
Há uns dias, aconteceu assim. Naquele momento quotidiano de compras de supermercado, apeteceu-me ananás em forma de doce fresco. O calor já pede uma compota diferente para ter no frio. Resolvi logo o problema e escolhi um ananás com o aroma a deixar adivinhar o equilíbrio bom entre doce e ácido. Mesmo ao lado, havia limas. Assim de repente, ocorreu-me que estas duas coisas iriam entender-se mesmo bem:)
Quando cheguei a casa, um banho quente, uma camisola oversized bem confortável, música de ouvir e de ouvir e estas variáveis a resultar num frasco generoso de compota de ananás. Eu sei que as receitas dizem sempre para repartir doces e compotas por vários frascos. Eu prefiro assim, numa versão entre o poético e o pragmático. Um frasco. Uma cor. Um sabor. Gosto de ver os frascos todos do mesmo tamanho, alinhados no frigorífico. Na altura de ir à mesa, colheres de compota num copo, numa chávena, numa taça.
Por esta altura, já ofereci de presente frascos desta compota. Assim que é provada, é aprovada, em mensagens felizes no meu telemóvel:)
Compota de ananás e lima
1 ananás com cerca de 2 quilos (peso antes de retirar a casca) + 1300 g de açúcar + sumo e raspa de 1 lima
Primeiro, descasca-se o ananás e corta-se em pedaços pequenos, tendo o cuidado de eliminar a parte do meio. Depois, coloca-se numa panela com o açúcar, o sumo e a raspa da lima. Deixa-se estar durante cerca de 35/40 minutos. Quando se retira do lume, passa-se a varinha mágica em ritmo intermitente, para não reduzir a puré e deixarmos pedaços de fruta. Deixa-se arrefecer e transfere-se para um frasco ou frascos:)
E a música que tem preenchido os meus dias. Gary Clark Jr. Muito bom:)
Etiquetas:
Compotas/Geleias,
De comer,
Música
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Gosto muito de compotas de ananás... ficam uma delicia com queijos... hummm
ResponderEliminarGostei da combinação da lima. É para testar :)
Bjinhos
Gostei de te ver com a camisola confortável e as meias pelo joelho. Muito "japonesa moderna" ;) Sou candidata a um frasquinho desta compota, vale?
ResponderEliminarBeijo!
Babette
Olá Pimentinha:
ResponderEliminarFica uma daquelas delícias, esta compota. Os inícios de dia têm sabido a torradas com este sabor fresco. E sim, a lima é um detalhe que muda tudo:)
Beijos.
Mar
Olá Babette:
ResponderEliminarÉ menos sofisticado que isso de japonesa moderna. É para ficar bonita para o meu Vasco:) Gosta destas minhas declinações. E eu sou uma romântica que já não tem cura:)
E claro que vais ter um destes frasquinhos. Para os teus/vossos pequenos-almoços e lanches.
Um beijo.
Mar
Tantas coisas boas reunidas nesse título! O teu post tem aquele toque cosy de que tanto gosto! Tão bom!
ResponderEliminarEsta combinação de lima com ananás parece-me vencedora. E gostei muito da música. Não conhecia. E das meias :)
Um beijo,
Ilídia
Olá Ilídia:
ResponderEliminarÉ que depois de dias tão cheios de trabalho (tu sabes os detalhes:), fiquei ainda mais feliz do que o habitual por estar em casa. Só por isso. E fazer comida para amigos que saíram daqui às 2.30 da manhã também é assim acolhedor:)
Tenho andado a ouvir esta voz rouca e quente todos os dias. A dar cabo da paciência ao Vasco:) A compota e as meias naïf acabam por compensar um bocadinho o facto de eu andar sempre com a minha música:)
Um beijo para ti.
Mar
Olá Mar,
ResponderEliminarÉ um post contraditório este. Ou talvez não.
Por um lado, o aconchego das camisolas de andar por casa.
Muito como eu essa parte!
Por outro, o exotismo da compota de ananás com lima.
Suponho que fique com um ligeiro travo ácido, de que eu gosto.
Já ficou a "sementinha". Para concretizar um dia destes.
Um beijo do Sul e votos de um excelente fim - de - semana (prolongado também este)!
Sandra Martins
Olá Sandra:
ResponderEliminarO exotismo, de vez em quando, pode vestir uma camisola confortável:)
Fica com um travo ligeiramente ácido. Mas na medida certa. Não amarga, como as compotas de toranja ou laranja. Fica naquela medida deliciosamente certa.
Goze bem o seu fim-de-semana. Eu vou aplicar-me a fazer o mesmo:)
Um beijo.
Mar
Obrigada minha amiga ! Nós jantámos convosco e ainda trouxemos do teu doce, este, de ananás e lima, com as raspinhas a adivinharem mais sabor, e o frasco já anda meio, porque me tem sabido tão bem ! É doce, é fresco, cheio de aroma a bom tempo !
ResponderEliminarGosto disso do frasco mãe, viver no frigorifico. Boa ideia, e prático. E gosto da tua fotografia, por casa, não há nada melhor que roupa confortável.
Muitos beijinhos !
da Pipinha
Olá Pipinha:
ResponderEliminarSabia que ias gostar:) E é bem mais prático assim. Ter um frasco de cada coisa. Apercebi-me disso quando comecei a ver que a outra versão de frascos e frasquinhos ocupava imenso espaço, era um bocadinho inestética e, muito importante: os doces acabavam por se estragar sem serem consumidos, porque se vai perdendo a noção. Não é a minha "cena":)
Roupa confortável é o princípio da felicidade feita em casa. Depois de dias cansativos, chegar, tomar outro banho e vestir roupa aconchegante, faz um bem enorme:)
Um beijo grande!
Mar