Alegria:)









Um daqueles inícios de refeição que fica na memória como se tivesse sido o principal. A primeira vez que fiz esta salada foi numa daquelas reuniões familiares agitadas, em casa dos meus pais. Recordo-me que o pretexto foi aproveitar ovos cozidos em abundância. E a seguir, aquilo que me acontece sempre, que é imaginar mais sabores associados. Coentros, tomates e azeitonas pareceu-me bem. E com um tempero franco, a fazer com que as coisas se harmonizassem como se tivessem sido feitas umas para as outras. Seja como for, quando foi servida, acalmou um bocadinho a confusão habitual da minha família que parece italiana:) Estavam todos demasiado ocupados a desfrutar da primeira parte da refeição, acho.

Perfeita para quando muita gente se senta à mesma mesa, como acontece nestes dias que se aproximam. Fácil e rápida de fazer. E alegria garantida, na sequência:)

Salada fresca de ovos

2 tomates (médios) + metade de uma cebola vermelha (picada) + 3 ovos cozidos + um punhado de azeitonas + coentros, azeite, flor de sal e vinagre de sidra q.b.

Primeiro, coze-se os ovos (durante dez minutos), descasca-se (depois de uns minutos em água bem fria) e reserva-se. Pica-se muito bem a cebola e coloca-se no fundo de uma taça. Depois, descasca-se os tomates, corta-se em pedaços pequenos e coloca-se por cima da cebola. A seguir, os coentros picados e a primeira parte do tempero: flor de sal e um fio de azeite. Depois, as azeitonas (descaroçadas e partidas em pedaços) e os ovos cozidos (picados grosseiramente). Por último, mais um fio de azeite e vinagre de sidra. Antes de servir, envolve-se tudo, para tomar o gosto do tempero. Quando for à mesa, deve estar bem fresca, que é para saber (ainda) melhor.

E The Cure. Porque há música a que voltamos uma e outra vez.

5 comentários:

  1. A primeira coisa que destaco do teu post é a descrição da tua família como "italiana" :)Costumo dizer isso imensas vezes da minha. Confusão, barulho e boa disposição. E uma ou outra divergência, às vezes :) Já a do meu marido é mais a dar para o inglês ;)
    Gostei muito da salada. Fresquinha como se querem nestes dias já primaveris. Tens um "suporte" de colheres de pau bem giro ;)

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  2. Olá Ilídia:

    Há uma combinação estranhamente harmoniosa de maneiras de estar, nestas reuniões:) Prefiro esta versão franca e agitada a outros dos meus contextos. O oposto, que são.
    E ocorreu-me que talvez fosse mesmo o teu género, esta salada que pede mesmo para ser feita em dias assim.
    O "suporte" vai variando:) E as colheres de pau são muito especiais. São parte de uma colecção que faço desde nem sei quando. Cada uma é de uma geografia diferente. De cada viagem, de cada sítio, vem sempre mais uma colher de pau.

    Um beijo para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Já me falaste dessa descrição ruidosa de uma família estilo italiano ;) Imagino tão bem!... E que bom, teres esse suporte de afectos francos e carinhosos. Uma salada assim ficará bem em qualquer registo, parece-me. Até arrancaria elogios das famílias de registos mais monocórdicos.
    Um beijo. Já de volta e renovada ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Olá Babette regressada do Japão:)

    Com três irmãos e respectivos acompanhantes mais dois rapazes pequenos que acham que a cozinha é o sítio ideal para jogar à bola, dá para imaginar:)
    A parte boa é que nestas reuniões não há lugares marcados e posso sentar-me sempre perto do meu homem:) Ao contrário daquele outro registo de que já te falei. E sabes, até o Vasco que é assim mais pelo silêncio e tudo o mais, gosta deste registo descontraído da família Menezes:)
    A salada é deliciosa. A tua família iria gostar. Da próxima vez que for aí, levo-te ovos caseiros. Recebi mais um cestinho amoroso.

    Um beijo grande. Bom ter-te de volta!

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Tenho visitado esta blog sempre com muito prazer. Só agora comento para dizer que esta salada fez o meu Varão. Muito obrigada pela inspiração constante.


    Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar

AddThis