No "dia inicial, inteiro e limpo".



Sempre o mesmo, que se sente. Depois de outros lugares, regressar ao lugar de sempre. Ao lugar que nos conhece. Aos espelhos da casa que acolhe em silêncio, sem cobrar o facto de se ter ido para longe. Sem ressentimentos, as casas que nos acolhem. E sei que a distância que procuro de vez em quando, serve só para renovar o gosto que sinto em voltar. Porque depois de uns dias sem cozinhar, sem pôr mesas, sem ir ao jardim em busca de flores, sinto uma falta persistente. A de estar aqui.
E então, apeteceu também o regresso à música inicial. Concerto para clarinete, Mozart. Música para um dia inicial, inteiro e limpo. Belas, as palavras limpas que disseram todo o significado de um dia.
Para não me esquecer deste regresso à mesa, um vinho tinto. Denso e portentoso. De sentir a terra de onde veio. A identidade quente do Douro. Um vinho com nome de gente. Brites Aguiar. Já tinha bebido de outros anos. O de hoje era de 2007. Tão inesquecível como os outros. Uma memória a escorrer num copo alto, a de hoje. Sol e uma mesa branca. Uma mesa que se quer sempre inicial, inteira e limpa.  

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
Sophia de Mello Breyner Andresen

4 comentários:

  1. Tão bonita e simples, a mesa com que regressas. E curioso - mais uma curiosidade - que também associo Mozart a música inicial. Perfeita e clássica. Antes de muitas outras. Antes das minhas muitas posteriores descobertas... E para além da Sophia... também ela de uma poesia inteira e limpa. Amanhã presente em mim...
    Beijos
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Mozart tem esse efeito inicial. Uma espécie de "back to basics". E sim, antes das outras descobertas todas. Para lhes dar mais sentido, julgo.
    Gostei muito de voltar às mesas. Tinha saudades de me sentar a uma mesa posta por mim:)
    Amanhã hei-de ir em busca da poesia da Sophia no teu blog. A acrescentar poesia à que existe lá todos os dias. A tua.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá Mar,

    Mais uma vez uma mesa linda de tão simples.Mas com muito bom gosto.Uma mesa branca, para poder acrescentar, como a Mar diz. Como a Mar gosta. E como eu gosto. Já estava com saudades. Como já lhe disse o seu blog é uma lufada de ar fresco no meu dia a dia.Uma fonte de inspiração. Esteve em Sintra. Vou lá este fim de semana. Recomenda algum lugar, restaurante, loja? Sei que a Mar gosta de partilhar...

    Obrigada por ser assim

    Beijinhos e um bom inicio de aulas

    Maria José Duarte

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria José:

    Soube bem voltar às mesas. Ainda bem que gostou da mesa branca do regresso.
    Em Sintra, gosto de um restaurante e salão de chá que se chama Tópico. Muito airoso e familiar. Com um atendimento muito simpático. Também gostei do Colares Velho. Também com possibilidade de chá e bolos, este lugar. Há uma entrada aqui a propósito deste sítio. Gosto sempre de ir ao Museu do Bonsai. Muito bonito. Ver as árvores e ouvir a água. Fica fora do centro, este sítio. Desta vez, gostei de ir ao Museu do Brinquedo. Muito nostálgico, ver brinquedos antigos. Seteais é muito lindo. O restaurante é muito bom. E também dá para tomar um chá. Num terraço sobre um horizonte imenso.
    Espero que sejam úteis, as minhas indicações. E que passe uns dias lindos em Sintra.

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis