Massive Attack e uma subversão.


Uma receita apreciada. Solicitada, com direito a encore. Não por mim, por nunca conseguir mais do que uma vez. Por ser tão intensa, de tão conventual. Muitas gemas, açúcar, vinho do Porto e...presunto pata negra. Um ingrediente improvável. Mas fundamental. Por ser o que mais contribui para a densidade aveludada de um pudim abade de priscos. Mas ontem, lembrei-me de subverter um bocadinho a receita original. Foi aí que surgiu o sumo de limas frescas. A suavizar um pouco a intensidade das gemas conjugadas com o vinho do Porto. Correu bem, esta subversão de uma receita muito tradicional, quase intocável. Quase. Não há isso de receitas intocáveis. A partir do momento em que passam de uma pessoa para a outra, reinventam-se. Como as histórias. Fica nelas a marca de quem as reproduz. As receitas são referências. Passíveis de ser tocadas indelevelmente pelas mãos que as transformam. A marca indelével deste pudim de domingo foi o sumo de limas frescas. Um aroma que lembra Verão, para contrariar a chuva que há lá fora.

600 g de açúcar (400 para o pudim e 200 para o caramelo) + 25 gemas de ovos + 100 ml de água + 100 ml de sumo de limas + 50 g de presunto pata negra + 1 cálice de vinho do Porto.

Antes de tudo o mais, o caramelo. Depois, "forra-se" a forma e reserva-se. Separa-se as gemas para uma taça e junta-se o vinho do Porto. Mexe-se com cuidado, sem bater. Entretanto, as atenções devem concentrar-se na calda de açúcar. Num tacho pequeno, junta-se o sumo das limas, a água e o presunto ao açúcar. Leva-se ao lume e, quando começar a ferver, deixa-se estar durante 5 minutos. Decorrido este tempo, elimina-se o presunto e junta-se à mistura das gemas e do vinho do Porto. Envolve-se cuidadosamente com um batedor de varas, à medida que a calda vai sendo adicionada. Coloca-se na forma e vai ao forno em banho-maria durante 50 minutos. Quando arrefecer, transfere-se para um prato que seja digno da sua beleza aveludada. Sem ofuscar, sem rasurar. Um pudim feito a ouvir Massive Attack. Paradise Circus. Uma música aveludada. Subversiva. E doce.

8 comentários:

  1. Presunto? Nunca me ocorreu que um doce tão doce pudesse levar algo tão forte e salgado como presunto. Mas eu realmente não percebo muito de culinária. De qualquer forma o aspecto é muito tentador. Seria capaz de comer um bocadinho.
    Quem conta um conto... transforma-o. E ainda bem que o elemento improvável permitiu a transformação da receita tradicional, densa, em algo mais leve, mais veranil. Que saudades do bom tempo.
    Um beijo grande para si, Mar.
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina:

    É, realmente, um ingrediente improvável. Que faz toda a diferença. Uma parte que transforma o todo. A verdade é que este pudim não seria o mesmo sem esta dose discreta de presunto.
    Desta vez, com limas. Integradas numa calda de açúcar muito densa. Também pelas saudades do bom tempo. Partilhadas pelas duas, pelos vistos.

    Um beijo para si também, Cristina. Do tamanho do mar:)

    ResponderEliminar
  3. Pois eu já percebi porque é que O Pudim (obrigatório no Natal e, normalmente feito uma única vez no ano - no Natal!), não fica como aquele que eu comia na casa da Fernandinha!! A Fernandinha é aquela senhora amorosa (mãe da Paula e do Pedro Figueiredo, "o Pedro da farmácia!") que cozinhava para pessoas que não tinham tempo de cozinhar e iam "comer à Fernandinha"... o meu pai, há cinquenta e alguns anos, também lá ia almoçar, quando ainda era solteiro...)!

    Voltando ao Pudim, a verdade é que, como o elemento é tão "improvável", eu, simplesmente, resolvi retirá-lo!! E, é claro, o resultado é sempre duvidoso... aliás, até a filha e os sobrinhos já comentam, com uma pitada de ironia: «uhhmm... O Pudim este ano ficou em pé...não se desmoronou!!» - e riem-se. E eu rio com eles!!

    Quem sabe, sabe!! E quem sabe, diz que o elemento improvável é também indispensável...

    No próximo Natal teremos Pudim como deve ser!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Clarinha! Saudades:)

    Pensei o mesmo, em relação ao tal ingrediente estranho, de tão improvável. Mas um dia, tentei. Ultrapassei essa reserva. E ficou mesmo diferente. A consistência, a cor e o sabor.
    A rememoração da Dª Fernandinha. Lembro-me sim. Eu era muito pequena. Mas lembro-me de as pessoas irem com alegria "comer à Fernandinha".
    Vai então haver um pudim com presunto! Só no Natal?:)

    Um beijo com carinho. Para a Clarinha. Da Mar.

    ResponderEliminar
  5. Querida Mar:

    Um dia cheio e também quebrado... só agora a minha visita saborosa a este espaço!!!

    Que receita imponente esta! Daquelas que eu acho que só os outros fazem!... Tão bonito que ficou. Um pecado guloso atenuado pelo sabor cítrico da lima (sintonia com o cítrico do meu bolo de limão?...). E a diferença que faz esse presunto... os segredos que a nossa cozinha encerra!...

    Um beijo grande.
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Olá minha Babette:)

    Um dia cheio e quebrado. E a tua visita, apesar do cansaço.
    Sabes que pode parecer imponente, mas viste como é fácil? E também achava que era daquelas que só os outros faziam. Mas o Vasco pediu, pouco antes de casarmos. E eu via como ele se deliciava com um pudim semelhante, na Régua, em casa da minha cunhada. Por isso, um dia fiz a receita que só os outros faziam. E correu bem. E ele gostou.
    Então, eu faço este pudim quando vieres cá a casa. E tu prometes que fazes aquele bolo de limão?:)

    Um beijo grande para ti também. E uma noite descansada.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá, Mar
    Já muito ensonada, não resisto a dizer-lhe que adorei a subversão. Também apreciei a coragem de fazer um pudim com 25 gemas, que terá ficado fantástico por certo. Ainda por cima com presunto pata negra. Terá originado nos que o comeram uma visão do paraíso na Terra. Adoro esse pudim! Espero não sonhar com ele. bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Fa

    Também ensonada. Também sem resistir à réplica. Sim, 25 gemas é bastante. Pior ainda, se lhe disser que a receita original tem 32 gemas:) Eu fui suprimindo, até chegar à conclusão de que 25 estava bem. O presunto pata negra faz toda a diferença, por ter mais untuosidade do que os outros. Já experimentei outras variações (toucinho e outros tipos de presunto). E este é o certo.
    Ficou bom, minha querida Fa. Adorava oferecer-lhe um pedacinho do pudim que faz ter visões do paraíso na Terra:)

    Um beijo que deseja bons sonhos. Da Mar.

    ResponderEliminar

AddThis