Um presente de ano novo feito de chocolate e tangerinas

Resolvi ver como é que resultava associar tangerinas a um bolo de chocolate. E acho que correu bem. Porque quis que o ano novo soubesse intensamente a chocolate e que fosse de alguma forma suavizado pela presença das tangerinas. E aos sabores, juntou-se a doçura de uma turma inteira e absolutamente surpreendida. Porque lhes tinha prometido em tempos um bolo de chocolate. E nós devemos cumprir as nossas promessas, não é? Apesar de não serem meus alunos. Ou principalmente por não serem meus alunos, uma vez que as minhas turmas só têm direito a bolo de chocolate no final do ano, na última aula:)
Fica a receita do meu presente de ano novo para uma turma irrequieta:
1 chávena de farinha + 1 chávena de açúcar + 150 g de manteiga + 200 g de chocolate para culinária + 3 tangerinas confitadas + sumo de duas tangerinas + 6 ovos inteiros

Junta-se a farinha, o açúcar, a manteiga derretida e os ovos inteiros e bate-se muito bem. Depois, é só acrescentar o chocolate derretido com um pouco de manteiga, bater mais um pouco e finalizar com pedaços de duas tangerinas confitadas e o sumo. Vai ao forno durante meia hora. Para ficar mais bonito, um creme, feito com 100 g de chocolate derretido com uma colher de sopa de manteiga, duas colheres de leite condensado e um pouco de natas.
Uma receita que espalhou felicidade com sabor a chocolate e a tangerinas. No primeiro dia de aulas do ano.

8 comentários:

  1. Olá, Mar
    Passo a vida a prometer às minhas colegas que lhes faço um bolo de espinafres, mas fica tudo no espaço virtual ... sou eu que acabo por comer o bolo. Um dia terá mesmo de ser real, como este seu bolo que certamente agradou muito aos destinatários.bjs

    ResponderEliminar
  2. Mar de facto tem, um aspecto maravilhoso. Seus alunos são uns felizardos, ao serem brindados com estas, iguarias que por si são elaboradas.
    Parabéns pelo seu bolo.
    Ps: agora farei questão de reproduzir a sua receita, para que as minhas papilas gustativas, sejam inundadas por, essa iguaria que nós brindou.

    ResponderEliminar
  3. Isso é que é começar bem o ano! Com o pé direito e dedos lambusados de chocolate. Os sorrisos devem ter sido muitos...
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Para a Fa:
    Tem mesmo que cumprir a sua promessa! E tornar real o seu bolo de espinafres virtual:)De certeza que as suas colegas iriam adorar um presente em forma de bolo.


    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  5. Para o Pedro Lourenço:

    Obrigada pela visita. E pelas palavras que deixou (neste post e lá atrás, no meu jantar de domingo). E espero que corra bem a reprodução da receita deste bolo de chocolate. Diga depois como é que correu, sim? Interessa-se por fotografia, não é? Começo por pedir desculpa pela falta de qualidade de algumas das fotografias:) Eu tento compensar com sensibilidade o que lhes falta em qualidade, embora não seja suficiente.

    Mar

    PS: Gostei muito das suas imagens no Olhares.

    ResponderEliminar
  6. Para a Babette:

    De facto, foi um bom início de ano! Apesar de não serem meus alunos. Mas ficaram cheios de chocolate, com muitos sorrisos! E sabe como é que as minhas turmas começaram o ano? Com listas de coisas para fazer, enquanto ouviam Radiohead. Muito bonitas, as listas dos meus alunos!

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  7. Este bolo agradou (e muito) aos destinatários. Eu sou testemunha... Vi-os comer e chorar por mais. O único aspecto a apontar é a laranja, mas porque os seres menores de idade são renitentes em relação à fruta...

    ResponderEliminar
  8. Para o José Pedro:

    E também provou o bolo, o professor de Matemática, a disciplina que costumava ser odiada pelos alunos. E que, graças a si, vem sempre nos lugares cimeiros das preferências dos nossos alunos! Obrigada pelo comentário!

    ResponderEliminar

AddThis