Lista de coisas para fazer

Um ritual de todos os anos. A lista. A primeira de todas as listas. Na primeira página da minha agenda. Sabendo que a minha agenda de cada ano é feita de muitas listas. Por causa da minha tendência para a organização:), uma tendência que os que me são próximos suportam amorosamente, enquanto me olham a controlar os pontos de cada dia: o que está feito e o que falta fazer. O meu sentido de disciplina quotidiano, que me leva a fazer sucessivas listas de coisas pequenas, insignificantes. E a par dessa racionalidade, ser impulsiva nos afectos. Dizer e fazer coisas boas em nome do meu afecto pelas pessoas que vão tomando conta dos meus dias.
E eu sei que se pensa mais em desejos. Os desejos do ano novo. Eu prefiro pensar em coisas que dependam de mim. Porque os desejos nos colocam na posição confortável e algo passiva de esperar. Esperar que as coisas aconteçam, que surjam. Então, penso com calma nas coisas pequenas de todos os dias. Nas coisas que quero fazer em cada um dos dias que me forem concedidos. Acabam por ser quase sempre as mesmas, as coisas da minha lista. E muito simples. Nada de grandes propósitos. Mas ficam os registos de todos os anos. E este começou com um presente muito poético. Um caderninho Smythson, a dizer na capa que quer acolher Dreams and Thoughts. Em verde, uma das minhas cores preferidas.
Uma das tais coisas que dependem de mim e que faz parte de todas as listas: cozinhar sempre. E continuar a gostar de vir aqui, para deixar na memória as coisas que fiz. A formulação de uma intenção, a ouvir a música inicial dos The XX, Intro. Tão apropriada, a introdução dos The XX. No primeiro dia do ano.  

12 comentários:

  1. Que lindo texto este! Entre aquilo que são os nossos desejos e aquilo que podemos fazer para que alguns aconteçam, não fica por vezes muito espaço... é como a Mar diz: escolham-se os que dependem de nós e ensaíamos a experiência dos realizar no quoatidiano! Acreditar que podemos fazer alguém um pouco mais feliz, naquele preciso momento, que bom e estimulante que é!
    Votos renovados de um bom ano de 2011!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma sincronia. Como dizem: eu até listas de listas faço!...
    Que caderninhos deliciosos. Daqueles onde dá mesmo vontade de escrever coisas bonitas.
    Obrigada pelas palavras carinhosas no dia de aniversário do meu blog.
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Para a Lusitana:

    Obrigada por mais uma visita. E pelas palavras de início de ano. E sim, procuro muito a humildade de pensar em coisas que possa fazer com a minha vida. Em vez de enunciar grandes propósitos, que não estão ao alcance das minhas mãos. Prefiro as coisas que posso fazer com as minhas mãos. E fazer felizes as pessoas que estão perto, que fazem parte de mim.

    Um beijo da Mar. Bem no início de mais um ano. Que espero que traga tudo de bom.

    ResponderEliminar
  4. Para a Babette:

    Mais uma coisa em comum, realmente! Temos mesmo que deixar de ser virtuais:) Acredite que por vezes sou compulsiva a fazer as minhas listas. Os meus colegas sorriem, quando ando a certificar-me que já está tudo feito. E ainda mais quando verifico, no fim do dia, que ainda há coisas por fazer. O pior mesmo, é quando começo a arrumar a sala onde trabalhamos:) Mas depois compenso-os e faço um bolo e levo café quentinho para o lanche:)
    E sim, tenho uma vontade enorme de encher os meus cadernos, principalmente o verde. Um presente de ano novo do meu marido.

    Um beijo da Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá, Mar
    Tocou num ponto sensível ... Eu sonho ser organizada, mas não consigo. E acho que não o consigo porque na verdade não o quero ser ... É um pouco complexo. Adoraria saber onde estão os meus livros, em lugar de passar horas à procura, mas acho que não seria feliz se a minha estante estivesse ordenada de tal forma que cada livro tivesse o seu local próprio. Gosto de me perder na procura. Encontrar outras coisas ... Mas também arranjo montes de cadernos para apontar o que necessito fazer. Mas acho que necessito sempre de algum caos. As listas são necessárias mas deixam-me muito stressada, porque são sempre enormes. bjs

    ResponderEliminar
  6. Para a Fa:
    Pois eu acho lindo que goste do caos, de andar à procura dos seus livros em estantes que não estão ordenadas. E sabe, os meus livros também estão espalhados pela casa, absolutamente desordenados. Desisti há muito de os organizar por temas, autores. Porque na verdade gosto de os ver em sítios inesperados.

    Beijo

    PS: Vou tentar ultrapassar as minhas questões com massas e mãos peganhentas, para experimentar fazer a sua focaccia de alecrim:)

    ResponderEliminar
  7. Engraçado que estive a escolher umas quantas fotografias para o burro, com os The XX de roda de mim.

    É um texto muito bonito o teu, e verdadeiro.
    um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. adoro listas:

    porque ainda não fizemos tudo o que queremos fazer (e isso é fantástico)

    porque ao fazê-las nos relembramos desses projectos (pequenos ou grandes)

    porque também tenho um traço qualquer de organização compulsiva na minha personalidade!

    ResponderEliminar
  9. Para a Pipinha:

    Os The XX. A música deste ano cheio. O ano em que começaste uma vida partilhada. Foi a nossa banda sonora de conversas intermináveis. Dos teus planos.

    Beijo para ti. Que estás longe. Mas perto dos teus afectos. Sempre perto.

    ResponderEliminar
  10. Para a Joana:

    Bem, a minha lista de hoje já está a ser posta em prática. E até já consegui cumprir três dos onze pontos:)
    E eu gosto muito da tua organização compulsiva. Das tuas hesitações, por quereres pesar tudo, antes das decisões.

    Beijo para Mafra. E diz ao namorado fotógrafo de olhos azuis que eu ando a tentar melhorar as minhas fotografias:)

    ResponderEliminar
  11. Muito giros os cadernos! Também tenho muitos, mas acabo por fazer as listas diárias de coisas a fazer em papéis soltos, para riscar à vontade. Uma pergunta: deitas fora os cadernos depois de cheios ou guardas?
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  12. Olá Madalena:

    Ficam guardados. Por anos. Numa estante. Tenta fazer as listas nos teus cadernos. É tão engraçado olhares para eles e veres a tua lista de compras do dia X do ano Y:)

    Obrigada pelo teu comentário.

    E um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis