Aconchego.

Este creme é, para mim, sinónimo de aconchego. Principalmente por estes dias, em que as mãos ficam geladas. E então, sabe mesmo bem ter uma sopa de Inverno à espera. Numa taça, para se aquecer as mãos. Para aconchego imediato.  Porque a ideia de uma sopa quentinha é uma imagem para casa. O lugar de todos os nossos regressos. Esta resultou da imagem inspiradora de um creme de feijão aconchegado por um cachecol em pied de poule. Uma casa que visito regular e virtualmente. Chama-se Nossas Cozinhas, a casa virtual da Fa. E deu origem a este creme de feijão, que eu reproduzi, adaptando-o.

2 cebolas picadas + 2 courgettes + 2 cenouras + 1 lata de feijão manteiga + bacon cortado em pedaços muito pequenos + azeite e sal q.b.

Leva-se ao lume, num pouco de azeite, as cebolas, as courgettes (sem a casca) e as cenouras. Junta-se água aos poucos, acrescenta-se o feijão e um pouco de sal. Coze durante trinta minutos. Depois, reduz-se a creme e junta-se o bacon cortado em pedaços. No fim, basta rectificar os temperos: mais sal e mais azeite.
Uma sopa reconfortante. Aconchegante. Uma sopa que é todas as palavras quentinhas que nos ocorrerem. Aconchegada na taça oferecida pela amiga de sempre, que sabe que a Mar gosta mesmo muito da loiça Bordallo Pinheiro. Grazie!

19 comentários:

  1. Que boa sopa! É mesmo do que pecisamos quando está um tempo assim: frio e com chuva fria.

    Ficou muito bonita, a taça, no aconchego da tua mesa. e na combinação dos objectos na fotografia.

    De nada, são bons estes presentes por nada e por tudo. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar
    Obrigada pela referência ao meu blogue. Fico contente que tenha gostado da sopa. A taça é muito bonita. Ando com uma vontade enorme de ir às Caldas da Rainha comprar umas peças que tenho debaixo de olho. bjs

    ResponderEliminar
  3. Que beleza de sopinha...eu adoro receitas desta entrada bem portuguesa! E as suas são particularmente fotogénicas. E que bom toda a sua ...ainda pequena... família apreciar, isto é,... filósofo e filhote, porque o resto da família decerto gostam! Refiro-me naturalmente ao papel da Mulher como "motor", numa família, de hábitos culinários saudáveis! A Mar deve ter sido criada com eles,por isso é só saber transmiti-los! Parabéns também pela linda louça que apresenta!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Para a Catarina:

    Gosto muito de presentes que são nada e tudo. Ao mesmo tempo. Entre muitas outras coisas, ensinaste-me essa virtude: a de transformar nadas em tudos.

    Até logo, Pipinha!

    ResponderEliminar
  5. Para a Fa:

    Pelos vistos, temos ambas o mesmo projecto: ir às Caldas para comprar loiça Bordallo Pinheiro. Um destes dias próximos vou lá. Para isso e para estar com a amiga que me ofereceu esta peça. E não tem que agradecer a referência. Quis retribuir a inspiração que foi o seu creme de feijão manteiga. Obrigada, mais uma vez!

    Beijo de bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Para a Lusitana:

    Também gosto muito da matriz da nossa cozinha. Muito declinada em sopas substanciais, que estão de acordo com as estações do ano. E sim, cresci a saber que a mulher é uma casa. Que faz uma casa. A minha mãe ensinou-me isso desde o início. Não só para os outros, mas para fazer de mim uma pessoa autónoma, capaz de fazer uma sopa que aquecesse os dias frios. E sempre me disse que a vida muda muito. E que mesmo para saber mandar fazer, era preciso saber fazer. Muitas coisas importantes que a minha mãe me ensinou. A mais fundamental: que tudo o que nascesse das minhas mãos fosse expressão de amor. Tão budista este princípio.
    Obrigada por gostar das peças que acompanham a comida. Tenho muito carinho por cada uma das minhas peças.

    Um beijo de sexta-feira. A pensar nas coisas boas que vão ser Sábado e Domingo!

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Adoro visita-la, por vezes fico tão entretida com as suas palavras que....fico sem palavras.

    Para além do aconchego este 'cantinho' também é muito delicado. Gosto!!

    bjinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  8. Mar, Babette, Fa
    Dirijo-me às três em conjunto por partilharmos o gosto pela louça Bordallo Pinheiro.Tenho peças compradas no tempo em que B.P. era considerado kitsh por alguns.
    Continuo a comprar . Quanto mais as observo e uso mais as adoro.Saiu uma nova fererência de linha de mesa- Náutica -que tem a cara do mar...da Mar...de nós que adoramos celebrar com objectos que nos provocam dependência...dependência saudável e feliz.
    um beijinho de fim-de-semana.
    Emília Melo

    ResponderEliminar
  9. Correcção
    "Referência"
    Tanta trapalhice! Sorry.
    xxx
    Emília Melo

    ResponderEliminar
  10. Para a Sandra:

    Obrigada pelas palavras lindas. Que dizem que fica sem palavras:) E tão bonito que esteja à espera de receber uma vida nova. É sempre muito grande, isso. De aguardarmos que chegue um filho. E tudo o que pressupõe a doce espera de estar grávida. Ao lê-la no seu cantinho de cozinheira sem avental, lembro-me da minha espera. E de como vivi todos os dias da minha gravidez. Obrigada por essa evocação. E pela visita.

    Um beijo para a Sandra sem avental. Com barriguinha de grávida:)

    Da Mar

    ResponderEliminar
  11. Para a Emília:

    Nestes espaços virtuais, tenho descoberto essas e outras consonâncias. Ligações muito frágeis, que surgem do gosto pela ideia de beleza. Esta loiça é, para mim, sinónimo de beleza. Sempre gostei, mesmo quando, como disse a Emília, era considerada algo kitsch. Nunca me interessou isso.
    Ainda não vi essa linha nova de que falou. Mas estou curiosa. E por isso, vou procurar a loiça que nos faz pensar no mar. Para dar continuidade à dependência saudável e feliz de procurar objectos que acrescentem beleza e significado à vida quotidiana.

    Obrigada pela referência:)

    Um beijo que deseja um bom fim-de-semana!

    Da Mar

    ResponderEliminar
  12. Mar, Emília, Fa, Lusitana:
    Proponho uma excursão às Caldas!... Todas juntas daríamos um óptimo contributo para o lucro desse mês!... Também sempre adorei as peças da Bordallo Pinheiro. É preciso personalidade para as usar e misturar. E sobretudo ter orgulho desse legado nacional.
    Babette
    PS1- Uma inconfidência: já marquei uns dias de férias de Verão com os meus rapazes perto das Caldas... terá havido algum 2º sentido na escolha???
    PS2- Só para a Mar: Gostei tanto que tivesse brindado a mim ontem!... Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Óptima ideia, a de um dia passado em busca de loiça! Concordo em absoluto:)
    Teria sido uma pena perder este legado. Há uns anos esteve para fechar, a fábrica. Valeu a intervenção da Visabeira, felizmente. E o curioso é que, entre nós, esta loiça nunca foi muito valorizada. O que não acontece com algumas publicações de referência, nomeadamente a AD, que a inclui em produções fotográficas lindíssimas. Fico sempre orgulhosa e feliz, por ver este gosto confirmado.
    E creio que sim, que a sua escolha não é inocente:) O que significa que vai haver uma excursão familiar à Bordallo Pinheiro. Eu conto ir lá por estes dias, visitar uma grande amiga. Se sim, vai haver fotografias de loiça no blog da Mar:)
    Um brinde a si. Pela sua vida. Pelas coisas belas que faz com a sua vida.

    Beijo de sexta-feira, a saber a sábado e a domingo. Para si e para os seus rapazes.

    ResponderEliminar
  14. Mar:
    Cá vai mais uma sincronia: a minha revista de decoração preferida é a AD espanhola!... Adoro! e Adoro ver as folhas de couve (e não só) impressas nessas páginas tão belas! Isso e também reportagens que usam marcas portuguesas como aldeco, pedroso e osório, referências à dupla "Oito em Ponto", à Joana Vasconcelos and so on...
    Um beijo para todos vocês que já imagino tão bem!... meu e dos rapazes.

    ResponderEliminar
  15. Olá, Mar, Emília e Babette
    Quando quiserem podemos combinar uma ida às Caldas, seguida de um bom almoço, num local especial.
    Imaginem que eu comprei o meu serviço da BP (azul com umas folhas) em Madrid. E outras peças soltas que tenho também foram compradas lá no Rastrillo. Agora ando de olho numa canecas/chávenas, nuns bules e nos pratos altos para bolos.
    Já estive a consultar o site, mas não encontro no catálogo todos os produtos que vejo nas revistas e nos livros da Mafalda. A nova linha que a Emília referiu também aparece no catálogo.
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Mar,Babette, Fa
    Nas Caldas, não devem deixar de visitar o Museu de Cerâmica,situado na Quinta Visconde de Sacavém;as instalações estão a precisar de uma intervenção,mas a colecção interior e as esculturas de Bordallo no exterior valem bem a visita.Já agora, dão um salto a Óbidos para tomarem um ginjinha no bar Ibn Errik Rex onde podem encantar-se com uma parede toda revestida com pedaços de peças BP danificadas.É uma parede de cacos preciosa! E a ginjinha? Não é para turista.Simplesmente deliciosa.E por que não ir ao Budha Park, jardim criado por Joe Berardo? Não consegue substituir os Budas destruídos pelos talibãs,mas a intenção merece uma visita.Os meninos vão adorar!
    Beijinhos
    Emília Melo

    ResponderEliminar
  17. Para a Babette:

    Acredite que adorei mais este ponto em comum. Tenho todas as edições da AD espanhola e aguardo (eu e o meu marido) pacientemente o dia em que uma nova edição nos chega às mãos. Páginas inteiras dedicadas aos objectos e às associações imprevisíveis que decorrem desses objectos. E o curioso, é que se faz uma apologia tão bem feita das coisas boas que nós temos, de uma forma rara. Os nossos tecidos, as nossas loiças, os nossos artistas plásticos e decoradores.
    Também a imagino bem. Melhor ainda, depois de mais esta descoberta: a de gostarmos as duas da AD espanhola. Um bom fim-de-semana para si e para os seus rapazes.

    Mar

    ResponderEliminar
  18. Para a Fa:

    Estou muito de acordo com essa sugestão: a de almoçarmos nas Caldas, com o pretexto de ir ver (e comprar) loiça. Será, de certeza, um dia memorável. Por deixarmos de ser virtuais e pelas coisas belas e nada virtuais que podemos encontrar.
    Também tenho uma predilecção muito especial pelos pratos de pé alto da loiça naïf da Bordallo Pinheiro. Quero sempre todos:)

    Um bom fim-de-semana. A projectar uma viagem às Caldas:)

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  19. Para a Emília:

    Quando for altura da nossa viagem às Caldas, quero muito que esteja lá. Por isso, vou guardar todas as referências que deixou...para lhas recordar aquando de um certo almoço:) E a propósito dessas referências, tenho pena de não conhecer ainda o jardim dos Budas. Mas um dia sim. Há-de ser. Isso e muitas outras coisas que quero fazer.

    Um beijo a desejar dias bons de descanso.

    Da Mar

    ResponderEliminar

AddThis