Caramel

Eu sei que a palavra é caramelo. Mas gosto tanto da sonoridade de caramel, que achei que merecia honras de abertura. Tão doce, a palavra em inglês. De acordo com a realidade que nomeia. E então, fica caramel. Uma palavra tão linda de pronunciar como tangerina, no poema de Eugénio de Andrade. Tan-ge-ri-na. E cada sílaba a ser a ressonância de um fruto delicado de Inverno. Este bolo foi feito com limões. Uma oferta de Inverno que primeiro foi transformada em centro da minha mesa. E depois neste bolo. Em que procurei conciliar a acidez dos limões com a doçura muito óbvia do caramelo. Entenderam-se bem, estes dois sabores aparentemente tão extremos. Uniram-se num bolo que pode ser de chá. Ou suficientemente digno de terminar uma refeição.
Os ingredientes e os passos para este bolo de extremos foram estes:

Para a cobertura de caramelo:

100 g de açúcar + 25 g de manteiga + 1 pacote de natas

Leva-se o açúcar ao lume até caramelizar. Entretanto, junta-se a manteiga e mexe-se. Depois, finaliza-se com as natas, que devem ser envolvidas com cuidado, para não criar grumos. Se sim, basta usar um passador.

Para o bolo:

5 ovos + 150 g de açúcar + 150 de farinha + 100 g de manteiga + sumo e raspa de dois limões

Bate-se muito bem os ovos com o açúcar. Depois, junta-se a manteiga derretida e volta-se a bater. Adiciona-se a raspa e o sumo dos limões e finaliza-se com a farinha, envolvendo sem bater. Leva-se ao forno durante 35 minutos. Quando estiver pronto, desenforma-se e cobre-se com o caramelo.
Um pretexto doce para uma noite em torno de chávenas de chá, bebidas ao ritmo de conversa prolongada com as amigas que estão sempre. Desde sempre.

NB: A receita da cobertura de caramelo não me pertence. Fui buscá-la directamente ao Flagrante Delícia, sem adaptações. E a inspiração para usar limões veio de uma receita de queques de limão que vi num blogue que conheci, a partir da Babette. Chama-se Colher de Pau. E tão inspirador, que desencadeou em mim uma vontade enorme de fazer um bolo de limão:)

10 comentários:

  1. Que bom que continuo a ser fio condutor para que possa descobrir coisas boas na blogosfera!
    E mais uma sincronia: neste sábado fiz uma coisa boa com limões oferecidos pela minha Tia pantagruélica. Uma tarte de limão que serviu de remate a um jantar com amigos. Uma amiga de sempre...
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Isa linda,


    Acho que descobri a primeira receita que vou fazer do teu blog.
    Wish me luck !;)
    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Babette:

    Entre outras coisas boas, o seu blogue tem sido motivador destas pequenas incursões. Que resultam em receitas e momentos feitos de receitas.
    Mal posso esperar pela tarte de limão!

    Beijo da Mar

    PS: Esta cobertura fez-me lembrar uma sobremesa do Shis, um pequeno bolo de caramelo:)

    ResponderEliminar
  4. Bonjour!

    Depois diz como ficou o teu bolo de limão e caramelo, sim? Ou melhor ainda: dá a provar.

    Good luck! May the force be with you:)

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que sobraram limões para a sua linda fotografia! E tem toda a razão: que beleza de palavra CARAMEL...Não conheço o poema tangerina mas vou já tratar do assunto! Sabe que está para sair a obra completa do Eugénio de Andrade? Bom, penso que ainda não saiu. Mas a Mar deve saber.
    Parabéns pela receita. Em regra tudo o que leva limão não é enjoativo!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Poema para a Lusitana:

    Pêssegos, pêras, laranjas,
    morangos, cerejas, figos,
    maçãs, melão, melancia,
    ó música de meus sentidos,
    pura delícia da língua;
    deixai-me agora falar
    do fruto que me fascina,
    pelo sabor,
    pela cor,
    pelo aroma das sílabas:
    tangerina, tangerina.

    Eugénio de Andrade, in Aquela nuvem e outras

    Um poema que é uma enumeração. E que termina com a palavra que eu acho bonita. Dita devagar: tan-ge-ri-na.
    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  7. Mar, também difusora de cultura...muito obrigada pelo trabalho de transcrição, adorei o poema! Bem haja!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Para mim ler este poema de Eugénio de Andrade foi um presente de aniversário.
    Aqui, no sítio onde vinha agradecer as palavras carinhosas de hoje. Retríbuo dizendo um pouco a mesma coisa: Que o meu dia-a-dia ficou mais feliz com a descoberta deste imenso Mar...
    Babette

    ResponderEliminar
  9. De nada, Lusitana!

    Um beijo feliz, num dia de chuva! Mas com poesia:)

    ResponderEliminar
  10. Um dia muito feliz para a Babette. Que merece todas as palavras doces que lhe forem oferecidas. Há pessoas assim, felizmente. Inteiramente merecedoras.

    Beijo da Mar. Num dia que vai ser cheio de coisas de amar, por ser dia da festa da Babette:)

    ResponderEliminar

AddThis