Acordei a pensar nesta receita. Literalmente. Imaginei uma tarte de chocolate com uma consistência semelhante à de uma mousse um pouco mais densa. A que acrescentaria lima. E framboesas. E depois foi só concretizar o meu sonho:)
Assim:
Faz-se uma base de bolachas digestivas, igual à que costumo fazer para as receitas de cheese cake. Coloca-se no congelador, enquanto se faz o resto. Entretanto, derrete-se uma barra de chocolate para culinária em banho-maria, com 50 g de manteiga. Quando estiver derretido, mistura-se metade de uma lata de leite condensado e envolve-se bem, juntando duas folhas de gelatina, previamente demolhadas em água fria. Depois, adiciona-se o sumo e a raspa de uma lima. De seguida, junta-se 5 gemas e mexe-se de imediato, para não estragar tudo:). No final, envolve-se nesta mistura três claras batidas em castelo. E coloca-se por cima da base de bolacha. E leva-se ao frigorífico durante umas oito horas. Ou ao congelador, se tiver que ser mais rápido.
E depois... a parte melhor: serve-se! Com framboesas e raspa de lima e açúcar em pó. Como pequenos flocos de neve. Em Setembro.
limas...
ResponderEliminarrepositoras do equilibrio nas incursões mais adocicadas, (digo eu)
já agora, tentem uma compota de figo, com raspa, ou casca de lima, á qual, na parte final, devem adicionar um pouco de aguardente velhissíma... e sabe beeeeeeeeem
josé manuel, vila real