De quebrar: ervilhas, Greenday e Pedro Paixão.








Tinha dito que esta refeição tinha sido inspiradora. E foi mesmo. Uma das coisas boas do que há lá fora é o que se traz para dentro. Como esta inspiração. Dei uma volta aos ingredientes e temperei à minha maneira, sem mexer na matriz. É uma entrada, mas eu gosto disto é como prato principal. Fica-se satisfeito e feliz de uma maneira mesmo linda. Na preparação, basta estar atento aos ponteiros do relógio, porque é um daqueles casos em que se pode estragar tudo por causa de um minuto a mais:) Para antecipar a receita, os tempos são estes: cinco minutos para as ervilhas, oito minutos para os espargos, três minutos para os ovos escalfados, dois minutos para o bacon. A parte boa é que depois de estar tudo num prato fundo, demoramos o tempo que bem entendermos:) Só precisamos de fatias de pão escuro, de um copo de vinho e de pessoas boas bem perto. 

A Primavera num prato fundo: ervilhas de quebrar com ovos escalfados 
NB: Não especifico quantidades porque isto é do género de ficar ao critério. 

Ervilhas de quebrar + ovos + tomates-cereja + bacon + espargos + coentros + sal + flor de sal + azeite + vinagre de sidra + pimenta preta 

Primeiro, os espargos. Assim: numa frigideira sem nada, coloca-se os espargos (depois de quebrados com as mãos). Deixa-se grelhar durante oito minutos, agitando a frigideira de vez em quando. Decorrido este tempo, salpica-se com sal e acrescenta-se um fio de azeite (nesta parte é preciso ter algum cuidado, para evitar salpicos). Retira-se para um prato e reserva-se. Na mesma frigideira, depois de se passar um pouco de papel de cozinha, coloca-se o bacon partido em cubos. Deixa-se estar durante dois minutos, mexendo ocasionalmente. Retira-se do lume e reserva-se. A seguir, as ervilhas. Numa caçarola, água com sal, até ferver. Depois de começar a ferver, coloca-se as ervilhas (depois de retirados os fios) e deixa-se estar durante cinco minutos. Enquanto as ervilhas cozem, numa outra caçarola pequena, água e sal a ferver, para os ovos. Devem estar durante três minutos, para ficarem naquele ponto irresistível de cozedura. Retira-se as ervilhas do lume e escorre-se. Faz-se o mesmo aos ovos e reserva-se. 
Depois, a parte de colocar no prato. Primeiro as ervilhas, depois alguns pedaços de bacon, tomate-cereja cortado em quartos, dois ou três espargos e coentros picados. Tempera-se com flor de sal, um fio de azeite e um bocadinho de vinagre. Depois, os ovos. Um por cada prato, alguns cubos de bacon e um pouco de pimenta preta moída na hora. No fim disto tudo, é só gostarmos muito até chegarmos à parte em que o prato fica vazio:) 

Enquanto cumpria os tempos desta receita, estava a ouvir Greenday. Escolhi esta para o post de hoje. Porque é assim avassaladora, de quebrar. 
E partilho este regresso. Estamos sempre a tempo de regressar. Bom regresso para o Pedro Paixão. 




4 comentários:

  1. Um prato simples, primaveril, bem ao meu gosto. Quando o referiste no outro post, pareceu-me logo bem. E gostei desta tua versão. Gosto muito de ervilhas de quebrar.
    Quanto ao Pedro Paixão, também acho que está na hora de eu regressar. Há anos que não o leio.

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia:

      Comida bem simples. As minhas coisas nunca são assim muito sofisticadas. Mais ainda na Primavera. Parece que não precisamos de fazer assim muito, com ingredientes destes.
      Vais gostar destes dois livros. Bom regresso para ti também:)

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  2. Este prato parece absolutamente delicioso! Quantas coisas boas reunidas. E curisoa a associação das ervilhas de quebrar com os espargos. Nunca as comi juntas ;) O ovo ficou mesmo no ponto. Imagino-o a envolver todos esses legumes da primavera. Bom saber, também, que há mais livros para ler. Gosto especialmente do título do 2º, como te disse ao telefone. Espécie de amor. É bonito...
    Beijo!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babette:

      Ainda ontem estivemos a falar sobre esta mistura. Uma versão que cruzou o meu segundo pedido daquela refeição com os espargos do prato do Vasco. Achei que ficavam bem, estas duas coisas juntas. E ficaram:) A magia de um ovo escalfado. Ou dos ovos. Assim, mexidos, no forno, nas minhas versões de brunch. You name it:)
      Esse livro é sublime, comovente, duro. Hás-de gostar.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar

AddThis