Comida de fim-de-semana:)







Quando fiz isto pela primeira vez, a ideia inicial era fazer arroz de tamboril. Mas imaginei que este peixe devia ficar mesmo bem era assim: num molho muito aromático, generoso e com qualquer coisa de veludo. Correu logo bem, mas preciso sempre de fazer as coisas mais do que uma vez, para partilhar. Por isso, depois de reproduzir isto as minhas clássicas e habituais três vezes, aqui está:) E a tempo do fim-de-semana, porque apesar de ser uma receita extremamente rápida de fazer, presta-se mesmo a refeições mais demoradas. Para poder aproveitar-se bem e com o tempo que merece. 
A única coisa que demora mais é esperar na banca do peixe, para ser preparado como deve ser. Os lombos são para o prato principal e o resto é para uma sopa deliciosa que hei-de publicar mais lá para a frente. Quando se chega a casa, basta fazer um refogado bem aromático, acrescentar os lombos de tamboril, esperar cinco minutos e servir felicidade que mistura peixe e gengibre e coentros e o que apetecer. 

Lombos de tamboril em molho aromático de gengibre e coentros
Ingredientes para 4 pessoas

1 tamboril (com cerca de 2 quilos) + sumo de metade de 1 limão + metade de uma malagueta vermelha + 1 cebola (média) + 4 dentes de alho + 1 folha de louro + 3 tomates + metade de um pimento amarelo + 1 cenoura + 1 copo de vinho branco + 1 colher (de sobremesa) de gengibre ralado + 1 colher (de sopa) de Maizena Express + sal, azeite, coentros e pimenta preta q.b. 

Primeiro tempera-se o peixe. Assim: sal, limão, a malagueta vermelha partida em pedaços e os coentros picados. Reserva-se. Entretanto, faz-se o refogado. Cebola picada e alhos picados (estes últimos com um pouco da casca, para intensificar o sabor), a folha de louro (dividida e sem o veio), a cenoura (em rodelas finas) e o pimento (em cubos). Junta-se um fio de azeite e leva-se ao lume durante uns minutos. Quando a cebola ficar translúcida, acrescenta-se o vinho branco e, logo a seguir, o tomate (sem a casca e cortado em pedaços). Tempera-se com um pouco de sal, coentros e deixa-se refogar durante uns dez minutos, acrescentando um pouco de água. Decorrido este tempo, junta-se o gengibre e a Maizena, mexe-se e coloca-se os lombos com muito cuidado, sem mexer. Fica a cozinhar durante cinco minutos, bem envolvido no molho, com o tacho tapado. Depois, basta provar, para ver se o sabor do molho está ao nosso gosto e servir, salpicado com coentros e um pouco de pimenta preta. Fica mesmo bem com arroz solto de molho inglês e com bróculos cozidos durante cinco minutos. 

A música deste post mistura Placebo com Pixies. Música do género de se gostar sempre. Bom fim-de-semana!


4 comentários:

  1. Acabei de vir da página do FB do blogue :) Está bonita :)
    Bonitas estão também estas fotos. Gosto muito destas imagens centradas no essencial: a comida. E este peixe tem uma aparência muito apetecível. Quase se consegue provar, só de olhar.

    Um bom fim de semana, minha querida.

    Beijos,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda não está no ponto. Foi a Sílvia que fez, também. A ver se me oriento naquele registo, que não sei bem como é que se faz uma série de coisas. Mas é um caminho como todos os caminhos: vai-se caminhando.
      Fico muito feliz por gostares destas imagens assim essenciais. E sim, a comida é mesmo o centro. Deves sentir isso, quando estás a cozinhar. Os ingredientes reinam. Nós juntamos a nossa sensibilidade e o nosso gosto. Lembrei-me que seria o tipo de comida de que gostarias. Franca, honesta e cheia de sabor:)

      Um beijo de bom fim-de-semana para ti.

      Mar

      Eliminar
  2. Adoro tamboril. Um dos meus peixes favoritos. E esses lombos generosos, assim, só por si, parecem deliciosos. Bons ingredientes em boas mãos tem de dar bom resultado ;)
    Um beijo
    Vou ver isso do facebook, que ainda não espreitei...
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babette:

      Sei que sim. Lembrei-me de ti e tudo. Quando voltarem cá, a ver se arranjamos uns lombos de tamboril assim como estes:)

      Um beijo para ti.

      Mar

      Eliminar

AddThis