O processo.







Este risotto merecia um lugar próprio. De há uns meses para cá e umas quantas experiências depois, cheguei à conclusão (deliciosa) de que este é o meu risotto preferido. Bem simples, como devem ser estas coisas. Vinho tinto, bacon, cebola vermelha. Tonalidades próximas e sabores que se conjugam com uma perfeição que sabe sempre bem.
A sério que é nestas alturas que gostava que a partilha pudesse ser mais à frente. Que este processo pudesse ser partilhado com todas as cadências e com todos os aromas. Fiz assim. Fotografei a sequência o melhor que pude: a cebola e o bacon juntos, o risotto, o vinho, as lascas de Parmesão e a manteiga na dose certa. A receita de um risotto que não precisa de outra coisa que não boa companhia: a que quisermos e um copo de vinho tinto. 

Risotto de vinho tinto com bacon e cebola vermelha

1 cebola vermelha (média) + 100 g de bacon (uso este) + 1 copo de vinho tinto + 1 tigela de risotto (carnaroli) + 1 litro de água quente + 1 colher (de sopa) de manteiga + Parmesão, azeite e sal q.b.

Um risotto demora cerca de 25 minutos a fazer. Por isso, antes de começar o tal processo, aquece-se um litro de água até ferver (não uso caldo de legumes por achar que não acrescenta nada, nos risottos). Depois, o refogado: cebola, bacon e azeite. Três minutos depois, o risotto. Envolve-se muito bem na mistura do azeite, da cebola e do bacon (cerca de dois minutos). Depois, acrescenta-se o vinho. Deixa-se evaporar, mexendo sempre. Quando o vinho for completamente integrado, junta-se metade da água bem quente. Mexe-se e tempera-se de sal. Deixa-se evaporar, mexendo com aquela atenção e carinho:) Junta-se a outra parte da água quente e repete-se a cadência anterior. Uns sete ou oito minutos depois, é tempo de acrescentar a manteiga e o Parmesão. Envolve-se muito bem, rectifica-se o sal (se necessário), deixa-se a tampa do tacho meio entreaberta durante dois minutos exactos e serve-se. Quem quiser, polvilha com pimenta preta e mais lascas de Parmesão (já no prato). 

E Joy Division. Disorder. Por gostar tanto desta música como deste risotto. E também por ter sido a banda sonora do processo:)


8 comentários:

  1. Nunca cheguei a fazer risotto com vinho tinto. Mas farei. Talvez seja o próximo :) É que apetece mesmo.
    A propósito de arroz: a minha resolução de fazer arroz com molho inglês já foi cumprida :) E como gostámos! Afinal, há resoluções de ano novo que valem a pena :)

    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  2. Aqui está! Risotto, nunca fiz. Talvez seja desta vez que vou experimentar seguindo a tua proposta! Na verdade, os que provei até agora levam-me a perder o entusiasmo da alta expectativa inicial...eu que adoro arroz, as suas infinitas possibilidades!!

    bj
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Olá Ilídia:

    Sabes que o Vasco, quando vê as tuas receitas, diz que a nossa comida parece aproximar-se nos sabores. Naquele não-sei-quê de tempero. Por isso, por nos cruzarmos aí, acho que sim. Que vais adorar risotto com um bom vinho tinto:)
    Fico tão feliz por teres feito o tal arroz solto com molho inglês. Mesmo feliz. E eu gosto dessas resoluções assim pequenas e dependentes da nossa vontade. Aquilo de confiar nos astros é um embuste:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel:

    Fica tão bom, que só posso dizer-te que sim, que podes confiar e executar. E sabes, é o tipo de comida que apetece numa sexta-feira à noite:) Depois de dias intensivos de trabalho e de solicitações.
    Partilhamos isso do arroz. Um dos meus acompanhamentos preferidos. No caso do risotto, honras de prato principal.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. A descrição ao telefone deste teu risotto de bacon e vinho de tinto deixou-me a salivar. E agora as imagens também ;) Adoro o risotto de polvo que faço com vinho tinto. Este só pode ficar igualmente bom ;)
    Lindo, o título! Um processo. Terapêutico. E que dá prazer ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Olá Babette:

    É tão bom, que só de falar, apetece. E é assim como me sabem bem, os risottos. Com os elementos bem ligados. Sem se perder a essência do risotto, tal como é: bem simples.
    Quanto ao processo, é tão bom de viver:)

    Um beijo grande!

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Lindo o processo do teu risotto ! As fotografias de luz quente. Os passos todos cada um na sua vez, mas a melhor imagem de todas é a última, de missão cumprida, de cremoso, do colorido do arroz ! Vou fazer este, com o risotto que me ofereceste ;)
    Muitos beijinhos, com a luz das tuas fotografias, quentes !
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  8. Olá minha Pipinha:

    Um óptimo pretexto para o risotto especial:) Que bom que tenhas gostado da luz do processo. Só tinha uma fotografia do resultado final, que estava com pressa/vontade de comer risotto numa sexta-feira à noite. Um bocadinho de paraíso anunciado, as sextas à noite.

    Um beijo grande.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis