Quase.




















Está a aproximar-se. Sabemo-lo à medida dos dias. Das coisas que vão fazendo parte dos dias. Aquela noite que aproxima as pessoas está a aproximar-se. Tenho pensado nela, enquanto faço a comida de todos os dias. Porque todos os dias deste mês parecem querer ir dar àquela noite. Um dos sentidos do Advento. É um caminho, esse advento. Como qualquer caminho, é sempre bom fazê-lo a pensar. A dar densidade aos passos. Mais um dia. Depois mais outro. A sabedoria que não finda. A sabedoria dos dias que se sucedem. Haja o que houver. Com todas as promessas. Com todos os sins. Com todos os nãos. 
A pensar nessa noite, coisas dessa noite. Num bolo. Figos cristalizados. Licor. Laranja em calda. Coisas assim. Que fazem pensar na noite que aproxima as pessoas. Ou que lhes recorda as ausências. As distâncias. Os abismos. Em qualquer dos casos, uma fatia de bolo estará sempre certa. Fará sempre bem. E dançar no Inverno. Dançar no Inverno também faz bem. E nas outras estações todas também.

Bolo com figos cristalizados e laranja

4 ovos + 1 iogurte natural + 4 copos de iogurte de farinha + 4 copos de iogurte de açúcar + 2 copos de iogurte de óleo + 2 copos de iogurte de licor de figos + raspa e sumo de 1 laranja +  10 figos cristalizados + um punhado de passas.

Numa taça, bate-se os ovos inteiros com o iogurte, a farinha, o açúcar, o óleo, um copo de licor, a raspa de laranja e as passas (partidas em pedaços muito pequenos). Leva-se ao forno durante uma hora, a 170ºc. 
Entretanto, faz-se a calda. Assim: sumo de uma laranja com um copo de licor de figos e pedaços da casca de metade de uma laranja. Leva-se ao lume durante dez minutos. Retira-se e coloca-se por cima os figos cristalizados, previamente abertos ao meio. Deixa-se macerar. Quando o bolo estiver pronto, cobre-se com os figos e com a calda. 

14 comentários:

  1. Tão bonitas, as tuas palavras. O caminho para essa Noite longa... Parece que agora o caminho faz-se demasiado depressa. Tenho a sensação de que quando éramos pequenas esse caminho era mais longo. Agora vivemos a correr...
    Hoje lembrei-me desse teu bolo, sabias? Almocei vitela assada com molho de figos. Estava deliciosa e ocorreu-me de imediato o teu bolo ;) Que também deve ser muito bom!
    A dança faz bem. Como a música, ou um livro. Tudo receitas infalíveis para os dias que falta percorrer.
    Um beijo. Já é 5ªf!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. "Haja o que houver". É mesmo isso. Saber que, independentemente de tudo, apesar de tudo, o Natal está aí.
    Tive uma semana difícil. E soube bem chegar a casa e ver as luzes a piscar. Confortaram. Confortam. Tal como este teu bolo. Conforta só de olhar. Muito natalício.

    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  3. Tão linda esta tua forma de definir um Natal que se está a aproximar... faz bem ler-te... as tuas palavras são sempre muito bonitas :)

    kisssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  4. Olá Babette:
    Teremos essa sensação por já não sermos crianças. A verdade é que nós vamos perdendo frescura, creio. E o mês de Dezembro, se não nos preservarmos, pode transformar-se num verdadeiro inferno. O tempo passa mais rápido quando somos "crescidos". Antecipamos menos. Ou então, não. Contrariamos. Tomamos cuidado connosco e não andamos sempre em festas/ceias/jantares/eventos/compras. Este ano, investi ainda mais nesse esforço de preservação, que quero fazer o caminho bem calminha. E a ter tempo para ballet e assim:)
    Este bolo é delicioso. E muito especial. Este em particular, que serviu para eu fazer as pazes com beijinhos "rouge in love":)

    Um beijo. Já é 6ª feira!

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia:

    Também fico feliz só de ver as luzes. Na árvore. Na cozinha, espalhadas pelas caixas dos temperos. Temos de falar, então. Nada melhor do que uma conversa, para apaziguar semanas difíceis. Ligo-te amanhã.
    Espero que estejas melhor por estar a chegar ao fim a tua semana difícil. E sim, bem natalício, o bolo.

    Um beijo grande. Com carinho reforçado:)

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá Sophy:

    Obrigada por gostares. Assim dessa maneira com s's prolongados:)

    Um beijo grande para ti e para a tua menina.

    Mar

    PS: Vou ter de enviar o teu/vosso presente. Não tenho hipótese de ir aí durante este mês:( Fica atenta, sim?

    ResponderEliminar
  7. A visita perfeita para o anoitecer de uma sexta-feira chuvosa, a antever um fim de semana mergulhada em trabalho!...um "saboroso" bálsamo as tuas palavras, a tua receita e a escolha do vídeo!!! Tempo de luz e magia é este que nos aproxima do Natal!...Mas quem dera que o fosse para todos!!

    Beijo e bom fim de semana!
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Este bolo é sem dúvida um excelente mote, um desafio poético para esta quadra de advento natalício e uma antecipação de alegria.
    Que as festas celebrem a paz. Que estes momentos que encerram doçura se revistam também de muita felicidade.
    Um abraço daqui.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  9. Olá Isabel:

    Bom pensar em dias feitos de luz. Estes, antes do Natal. Os outros todos. E sim, esse teu "quem dera". Para todos. Obrigada a ti. Pelas palavras-bálsamo que deixaste.

    Uma boa semana. E o meu carinho.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Olá Patrícia:

    Creio que se trata mesmo de renovação. O Natal celebra (entre muitas coisas) essa vontade de nos renovarmos interiormente. Renascer. Li hoje um texto a propósito desse sentido. Sente-se paz, quando é assim.
    E obrigada por entenderes este bolo dessa maneira.

    Um abraço grande aí para os Açores.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Adorei !
    No fim de um dia cheio, cansada, regressa-me o brilhozinho nos olhos depois das tuas fotografias e das tuas palavras, e o licor, a laranja em calda, e figos assim. Bom caminho até ao Natal!
    Muitos beijinhos para ti minha amiga.
    Muitas músicas de Natal para ti !

    ResponderEliminar
  12. Olá Pipinha:

    Não me apeteceu assim muito músicas de Natal. Acabei por fazer com que outras tivessem essa cadência, acho. Mas foi um Natal com ternura, no colo quentinho da minha mãe. E com aquela confusão típica da família Menezes:)

    Um beijo grande para ti. Ligo-te para combinarmos, antes de ir embora.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Saio daqui a salivar com este bolo na mente. Adoro figos e a combinação com a laranja parace-me mais que perfeita!
    Passei para desejar um Bom Ano 2014!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  14. Olá Vera:

    Um ano muito feliz, sim! Com os bolos todos que te apetecer fazer:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis