O melhor dos dias assim.
















Um bolo que fica. Imagino-o facilmente na mesa de Natal. Festivo. Com as maçãs a serem uma espécie de coroa. Motiva daquelas reacções que primeiro são só silenciosas. Depois, não. Declarativas. Creio que tem dentro o melhor do Outono. Tem dentro o melhor destes dias. Assim frios. Assim na transição entre uma coisa e outra. Com a receita, a referência de um livro. Gosto da formulação sharp: oito em ponto. Gosto do trabalho destes dois poetas de interiores. E muito deste livro. Com fotografias belíssimas. O melhor dos tais dias assim pode ser um bolo e um livro.

Bolo de nozes e maçãs

5 ovos inteiros + 1 iogurte natural + 100 g de nozes picadas + raspa de 1 limão + 4 copos de iogurte de açúcar  + 4 copos de iogurte de farinha + 2 copos de iogurte de óleo + 4 maçãs (1 ralada e 3 para a cobertura).

Numa tigela, mistura-se todos os ingredientes, excepto as três maçãs que vão ser usadas para a parte final. Bate-se muito bem (cerca de 10 minutos) e leva-se ao forno a 170º c durante uma hora e um quarto, sendo que nos últimos 15 minutos o calor do forno deve vir só de cima. Retira-se e deixa-se arrefecer um pouco.

Para a cobertura de maçãs:
3 maçãs (laminadas) + 1 colher (de sobremesa) de manteiga + 1 copo de vinho do Porto + 2 colheres (de sopa) de açúcar demerara + um punhado de arandos.
Simples: todos os ingredientes numa frigideira previamente aquecida. Durante cinco minutos, tendo o cuidado de ir mexendo. Cobre-se o bolo e, quando ficar completamente frio, polvilha-se com um pouco de açúcar demerara.
O livro pode ser comprado aqui
E música para o caminho. One for the road.

7 comentários:

  1. Ainda agora falávamos sobre o livro! Já o tens... eu ainda só tinha descoberto que tinha sido publicado há pouco tempo. O trabalho deles é magnífico. Fazem poesia com os espaços. Plenos de bom gosto e sensibilidade. E usam o azul mais bonito que conheço, nas suas decorações...
    Gostei tanto deste bolo ;) Cabe o Outono todo dentro dele. Saboroso, aromático, saciante. Em suma, um vício ;) Dos bons, claro!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Ah, e consegui guardar a última fatia, muito fininha, só para mim! Acompanhou um chá de limonete e foi perfeito ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Olá Babette:

    Falamos sempre sobre tantas coisas:) O livro foi apresentado em Maio, na Fashion Clinic de Lisboa. Creio que só está à venda nas duas lojas e online.
    Há muito que sim. Que o trabalho-poesia deles me/nos encanta. Que continuem a encher casas de beleza! O mundo bem que precisa de beleza.
    E de bolos assim. O mundo também precisa de bolos e de doçura e de ternura e de coisas que sejam doces de viver. Como isso de comeres uma fatia de bolo com chá de limonete:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Mané:

    Creio que sim. Duas tentações juntas:) Obrigada.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Um livro bonito, um bolo de maçã e a música dos Artic Monkeys parecem-me excelentes escolhas.

    Espero que o fim de semana tenha sido feliz. Já há luzes a brilhar?

    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia:

    Muitas luzes, sim. Vai ser assim até ao início de Janeiro. Chegar a casa ao final da tarde e acender umas luzes numa árvore.
    Sei que aí na tua ilha já há luzes, também. Lembrei-me de ti e do teu menino. Tu sabes.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis