Tiramisù ou saudades de Itália.







































Há uns dias, saudades de Itália. Muitas. Certeiras. Inapeláveis. Incontornáveis. Uma coisa de corpo. De cheiro. De sabor. Lembrei-me do  tiramisù deste lugar. Servido de uma maneira improvável, num copo de iogurte. Não é que goste muito de tiramisù. Mas disseram-me que tinha mesmo de provar a versão da Trattoria Angelina. E eu obedeci:) Ainda bem que sim. Pelo que senti nesse momento. Pelo que ficou em mim. Tanto, que determinou que fizesse um doce num dia de semana, de um momento para o outro. Sem grandes hesitações. Gosto assim. Um doce sem solenidade. Sem cerimónias. Fresco. Estranhamente leve. Já é Verão a sério e a leveza destes dias é tão de beber até ao fim. Ou de comer, neste caso:)
Tiramisù
15 biscoitos savoiardi + 200 ml de natas frescas + 1 embalagem de mascarpone + 2 chávenas (almoçadeiras) de café + 3 colheres de açúcar + 50 g de chocolate preto (75% de cacau) + as framboesas que quisermos.  
Primeiro, faz-se o café. Reserva-se, depois de se dissolver uma colher (de sopa) de açúcar. Entretanto, bate-se as natas (às quais se junta duas colheres de açúcar) e junta-se o mascarpone. Nesta altura, envolve-se muito bem e adiciona-se um pouco do café (3 a 4 colheres de sopa). Envolve-se novamente. Depois, numa taça, dispõe-se os biscoitos embebidos no café, alternados com o creme e com uma camada de chocolate ralado. Repete-se, até se acabar os biscoitos e o creme, sendo que a última camada deve ser de chocolate. No final, as framboesas.
Fica o vinho que acompanhou a refeição daquele dia. Tinha de ser italiano, dadas as tais saudades:) E mais música. Ceremony. Banda sonora de um doce feito sem cerimónias.


10 comentários:

  1. Falaste-me deste tiramisù ;) Mas nas fotos fica ainda mais bonito do que a imagem mental que construí dele! E foge dos ovos crus, esta versão. Mais inofensiva. As framboesas deram cor e o sabor deve ter ficado mesmo delicioso.
    Itália é o país de que se tem sempre saudades. É um país voluptuoso, que arrebata. Bom, poder fechar os olhos e comer um pedaço de Itália e brindar com o sabor de lá.
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Falamos de tudo e mais alguma coisa, nós:) Na última vez, foram 55 minutos. 55:) E ainda havia mais para falar. Há sempre e isso é bom sinal. Na amizade, tal como no amor, está sempre tudo por dizer, por viver.
    Esta versão de tiramisù é muito leve. E sim, tenho um problema com receitas com ovos que não são cozinhados. Daí evitar ao máximo.
    Tenho saudades de Itália como se tivesse nascido lá. Quando viajo para outros lugares, perguntam-me sempre se sou italiana ou grega:) Devo ter um ar mediterrânico ou assim:) Em todo o caso, fui a Roma num bocadinho. Irias adorar o Angelina.

    Um beijo.

    Mar

    PS: Amanhã, Porto. Depois ligo-te:)

    ResponderEliminar
  3. Não conheço Itália, infelizmente, mas já comi tiramisù e gosto muito. A receita parece muito adequada ao verão e nessa taça fica muito bonita.
    Um bom fim-d-semana com sabores de verão!

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto óptimo! Comecei a gostar de Tiramisú depois de exprimentar várias versões e finalmente encontrei uma feita com Amaretto, licor italiano que fica uma delícia.

    ResponderEliminar
  5. É assim mesmo que sabe melhor: sem cerimónias. Apetece e pronto. Ainda hoje falámos sobre doces e disse-te que não me perco por eles, que prefiro salgados. Mas não dizia que não a uma taça de tiramisù. É dos meus doces preferidos, devido ao toque do café. E gosto muito do contraste das famboesas nesta tua versão.

    Um beijo,
    Ilídia

    PS: Vou agora cozinhar as ervilhas ;)

    ResponderEliminar
  6. Certas comidas e bebidas têm mesmo o condão de nos tele-transportar. E é bom quem suscitem doces memórias: de lugares, de pessoas e de eventos. Os perfumes funcionam assim comigo. Nunca os gasto até ao fim. Gosto de os guardar inacabados porque pertencem sempre a etapas e espaços da minha vida que ressurgem na memória através do aroma. Coisas curiosas estas dos sentidos.
    E assim a Mar foi até Itália. Uma viagem através do paladar.
    Muito bonita esta sobremesa que surgiu sem ser anunciada.
    Um abraço cheio de verão.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. À anónima ou anónimo:

    Guardei essa versão com Amaretto. E hei-de experimentar. Obrigada por ter gostado.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Ilídia:

    Também, nisso dos doces.Passo-os sem sacrifício. Neste dia apeteceu-me. Lembrei-me de Roma. Sabia assim, a minha memória: a tiramisù do Angelina.

    Depois dizes como ficaram as ervilhas que eu imaginei ao telefone com bacon e ovos escalfados:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Olá Patrícia:

    Achei piada a isso dos perfumes. Eu costumava fazer assim. Há algum tempo que não. Num dado momento, precisei de me desenvecilhar de memórias associadas a perfumes:)
    Mas no que diz respeito a comida, acontece e pronto. Imediato, o ir. Deve ter sido por ainda faltar tanto para estar de férias, o meu impulso cheio de saudades:)

    Outro abraço cheio para ti. De Verão.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Olá Graça:

    Também imaginei que ficasse bem, nesta taça âmbar. Um doce em camadas. Uma sequência. E eu nunca fui aos Açores. E a uma série de lugares.

    Foi bom, o fim-de-semana. Que o seu também tenha sido.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis