Claro que sim.






Duas coisas para começar: um creme cor de cereja e uma daquelas entradas que nos faz demorar nesses momentos iniciais. Tem feito parte: "Podes fazer aquele salteado?" Claro que sim:) 
Muito provavelmente, o melhor e o maior das nossas vidas é sempre tão "claro que sim". Uma sopa cor de cereja. Um salteado de cogumelos com ervas. Pão quente. Vinho tinto. Final de tarde. Início de noite. As horas em que nos demoramos mais a existir. Luz de fim de dia e um aroma a rosas misturado com um verde qualquer que ainda não é seco. A juntar, a beleza que vive na matéria-prima. E a Salomé, a ouvir uma repreensão. Depois de ter tentado comer o meu creme cor de cereja:)

Creme de beterraba e aipo

2 cenouras + 1 cebola + 1 courgette + 1 batata + 2 beterrabas (médias) + 1 fatia de abóbora-manteiga + 1 talo de aipo + água, sal e azeite q.b. + lascas de queijo da Ilha e pimenta preta moída.  

Numa panela, coloca-se a cebola picada, o aipo cortado e um pouco de azeite. Deixa-se refogar durante um minuto e acrescenta-se os outros legumes. Progressivamente, junta-se água, até cobrir os legumes. Um pouco de sal e deixa-se cozer durante meia hora (depois de começar a ferver). Decorrido este tempo, passa-se com a varinha mágica para ficar creme. Rectifica-se de sal e azeite, se necessário. No momento de servir, lascas de queijo da Ilha por cima e pimenta preta. 
 

Cogumelos salteados

15 a 20 cogumelos frescos + 1 cebola média + 2 dentes de alho + metade de um pimento vermelho + bacon, azeite, sal, vinagre, coentros, orégãos e pimenta preta q.b. 

Numa frigideira larga, coloca-se todos os ingredientes (excepto o vinagre, os coentros e os orégãos). Salteia-se durante uns quinze minutos. Pouco antes de retirar do lume, salpica-se com vinagre e acrescenta-se os coentros. Depois de mais um bocadinho (dois minutos), retira-se e tempera-se com a pimenta preta. Serve-se com fatias de pão quente e uma salada verde.

NB: Esta é uma daquelas coisas que pode ser servida como entrada fria ou quente. Ou então como acompanhamento. Fica bem das duas maneiras. 

9 comentários:

  1. Fico a aguardar o teu crumble de damascos.(desculpa-me o atrevimento de tratamento na 2ªpessoa pois sinto que assim se quebra um pouco a distância efetiva). O sumo do limão acrescentou ao crumble uma acidez que contrastou com os damascos e as nêsperas bastante doces.
    Sabes, fiquei a pensar no raspanete à querida Salomé. Uma gatinha com um nome antigo muito bonito.Mas há qualquer coisa de necessário nos ralhetes. Claro que sim.
    Adorei o creme e o salteado e a possibilidade deste último ser entrada e/ou acompanhamento.
    Um abraço grande.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Olá Patrícia:

    É bem provável que haja um crumble de damascos:) Vou buscar inspiração ao teu, que me pareceu delicioso.
    A Salomé estava prestes a comer o creme de beterraba, enquanto vim buscar a máquina:) O ralhete foi por isso. E sim, necessários, os ralhetes. A ver se ela percebe que tem uma taça só para ela:) É pequenina, ainda. E amorosa.
    Este creme sabe mesmo bem. Para as crianças, omito a parte do queijo e da pimenta. Adoram comer sopa vermelha:)

    Outro abraço grande para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Tão boas, as coisas a que podemos dizer um "claro que sim". Claro que fazemos. Uma entrada que parece deliciosa, com os legumes cortadinhos assim pequeninos como s+o tu sabes fazer. Claro que sim, que há a sopa mágica cor de cereja. E a beleza em tudo o resto, como a composição poética dos legumes no teu jardim, ou os olhos meigos da Salomé por cima das pedras que vos são queridas. Vir até aqui faz bem, digo-to muitas vezes. Claro que sim...

    ResponderEliminar
  4. Olá Babette:

    Se repararmos, essas coisas são quase sempre tão fáceis, tão possíveis. Ainda não provaste estes cogumelos salteados. Têm aquele tempero de que o teu Zé gosta muito:)
    Gosto que venhas aqui. E ainda mais que te faça bem.

    Um beijo. Bom regresso:)

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Esta época traz outra cor e possibilidades à vida e à mesa. Aprecio muito os legumes salteados e tão fáceis que são de confecionar.
    O creme é dos meus preferidos desta época, embora seja pouco consensual.

    P.S. Não faz referência à beterraba na lista de ingredientes do creme.

    Graça

    ResponderEliminar
  6. Olá Graça:

    Em primeiro lugar, obrigada por dar notícia do meu esquecimento do ingrediente principal do creme:) Vou tratar disso quanto antes.
    E sim, esta é uma das sopas que gera alguma desconfiança. Mas, pela experiência que tenho tido, essa hesitação inicial passa sempre:)
    Boa, esta época doce em que nos apetece mais e mais possibilidades. Salteadas ou da maneira que quisermos:)

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá Graça (outra vez):

    Estive a ver a receita e a beterraba coloca-se ao mesmo tempo dos outros legumes. Devia ter especificado, acho. Ando a tentar ser uma blogger melhor:) Obrigada por estar atenta. E diga sempre, que eu sou um bocadinho distraída:)

    Um bom fim-de-semana!

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Mar, eu referia-me às quantidades dos ingredientes. Tem todos menos a beterraba, que dá a cor linda à sopa.

    Graça

    ResponderEliminar
  9. Já está, Graça:) Obrigada. Devo estar mesmo a precisar de férias:)

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis