Auguri.









  
Há uma propriedade inqualificável que nos torna capazes de acreditar nas coisas como se fôssemos crianças. E assim, aquelas palavras que vamos deixando cair, à medida que os anos passam, parecem voltar. No Natal. Acontece mais no Natal. Por causa disto. Das luzes por toda a parte. A cair dos céus. Nas paredes das casas. Nas árvores. Queremos acreditar mais, nesta altura do ano. Pensar que até pode ser que aconteça a magia toda que concebemos a sós, nos Natais todos que já aconteceram.
A revelação é reiterada. Nada de novo, todos os anos. Há árvores de Natal todos os anos. As ruas ficam brilhantes todos os anos. Caminhamos todos os anos pelas luzes. Todos os anos. E ainda assim, a tal propriedade inqualificável. A tal que diz que é para acreditar.
Deixo estas luzes. Estas memórias. Castanhas quentes ao fim da tarde. Uma música comovente. No último dia do ano. A quererem ser um bocadinho de magia feita luz. Para pensarmos que coisas boas e lindas podem acontecer. E se não, nada pode alterar aquilo que vivemos de mágico até aqui. Até este último dia.



22 comentários:

  1. Querida Mar,

    As fotografias estão lindas. Fiquei encantada com as castanhas.

    Estou de acordo quando diz que esta é uma época para acreditar, mesmo que não aconteça o que vivemos não nos podem tirar.

    Desejo-lhe uma noite de luz.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  2. Querida Mar,
    Mesmo em silêncio, sabe que continuo aqui.Gosto de cá estar. Não tenho andado de bem com as palavras escritas;as pensadas e sentidas estão sempre presentes, mas as outras...não saem...
    Acredito que tudo vai mudar...para melhor...
    Desejo-lhe um ano com tudo o que merece na companhia dos que a amam e rodeiam, fazendo os seus dias felizes .
    Aquele abraço
    Maria Emília Melo

    ResponderEliminar
  3. Mar,
    Roma assim com tantas luzinhas nunca vi. Que linda que fica! Gostei tanto de ouvir os vossos relatos, ontem. Estivemos um bocadinho lá, outra vez. E obrigada pelos presentes. Sempre escolhidos com muito amor.
    Que o novo ano vos traga sonhos doces e momentos ternurentos. Tudo de bom para vocês. Com "nós" ;)))
    Babette
    PS. Um beijo especial à Maria Emília. É presença recorrente nos meus pensamentos. Que tenha também muitos dias felizes no ano que está quase a começar.

    ResponderEliminar
  4. Olá Mar,

    Que 2013 seja assim como as suas imagens, com muita luz.
    Um beijo com carinho para si e para os seus dois Homens.

    Íris

    ResponderEliminar
  5. Que imagens bonitas.
    Um Feliz 2013 para todos
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. As tais luzes de que me tinhas falado ontem. Lindas, as imagens e a música que nos deixaste no último dia do ano.
    Um ano feliz para vocês. Sim, vamos acreditar que vai ser bom :)
    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  7. Mar,
    Cada dia acredito mais que as "luzes" que buscamos, que precisamos nas nossa vidas, estão mais no interior que no exterior. As luzes da sabedoria, da serenidade, da aceitação do inevitável e transitório para que não ocorram as angústias.
    Estou certa que estas luzes que partilha, estão muito dentro de si, e mais brilhantes que quaisquer outras que iluminam as cidades do mundo por esta altura.
    Um ano bom para si e para os seus.
    Guida

    ResponderEliminar
  8. Olá Mar,

    Que fotos lindas! Espero que o ano seja assim, cheio de luz!

    Desejo-lhe um ano muito feliz, ao lado de todos aqueles que ama.

    Beijinhos

    Maria José Duarte

    ResponderEliminar
  9. Querida Fa:

    Gosto muito desse encantamento. E as castanhas são uma memória grata de Roma. Os finais de tarde sabiam a castanhas assadas na rua.
    E sim. Ainda que não aconteça nada do que antecipámos. Ainda assim, o que vivemos, está. Fica em nós.

    Foi de luz, sim. Muito serena, a noite.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Emília,

    Adivinho-a aí muitas vezes. Não sei bem como é que acontecem coisas assim. Que mecanismos. Mas penso na "minha" Emília Melo muitas vezes. Falo de si. Ao meu marido. Com a Babette. A verdade é que faz parte. Mesmo em silêncio.
    Isso da mudança. Sim. Coisas boas para si. Muitas. Vai passar. Seja o que for, vai passar. Que seja integrado e pensado. E que passe. Para dar lugar a outras coisas.

    Um ano lindo. Luminoso, como nas fotografias. Muito obrigada por si, que me é especial.

    Aquele nosso abraço:)

    Mar

    PS: Tenho uma boa notícia. Sei que vai ficar feliz por mim. Comigo.

    ResponderEliminar
  11. Olá Babette:

    A minha ideia inicial era a de ir a Roma com sol. Com calor. Não foi assim. Era agora. Ia adiar porquê? E então, estas luzes todas. Passava a vida a reparar nos brilhos todos. Quase que me esquecia que havia pessoas nas ruas. E outras coisas menos transitórias para ver:)
    Partilhar as coisas convosco tem sido muito bonito. Uma vertente muito grata das nossas vidas. Vocês os quatro. Os teus pais. A tua irmã Nininha que é certeira a escolher vernizes:) O Filipe, que repete as coisas que sabem bem. Como eu:)

    Um bom ano!Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  12. Olá Íris:

    Muita luz, sim. No ano que está a começar. Para todos. Obrigada. Eu e os meus dois homens agradecemos:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Olá Gisela:

    Que bom que gostaste das luzes. Um bom ano para ti. Para as tuas pessoas.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  14. Olá Ilídia:

    Falei-te destas luzes. Fico sempre encantada com as iluminações de Natal. Nos últimos dois anos, têm sido bastante contidas. Mas em Roma eram profusas. Abundantes. A encher os lugares de magia que diz que é para acreditar. E sim. Há-de ser bom. Acreditar nisso é melhor do que deixar cair tudo por antecipação.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  15. Olá Guida:

    Comovente, o que escreveu. E até que sim. Até que as luzes que trazemos em nós podem ser mais brilhantes do que as de fora. E mágicas como quando se era criança e o léxico era bem mais simples.
    Sonho coisas boas e lindas para si. Mesmo que não a conheça nem nada. Mas acho que sim um bocadinho. Pelo que escreve no seu blog. Pelos objectos perto das suas comidas. Pelos livros. Por outras coisas que aproximam as pessoas.

    Um ano assim a brilhar. Como nas imagens.

    Um abraço de ano novo.

    Mar

    ResponderEliminar
  16. Olá Maria José:

    Fico feliz por ter gostado das luzes muito brilhantes. Que façam bem. São vontade disso. De fazer bem. Tantas coisas más, no mundo. Um bocadinho de luz, então.

    Um ano lindo para si. E obrigada.

    Mar

    ResponderEliminar
  17. As castanhas as luzes !Que bom mais natal mesmo longe. Voltar a ser pequenina, que bom voltar a sentir estas mesmas coisas todos os anos, que bom haver coisas que são sempre iguais, que nos são sempre queridas, sendo da mesma forma.
    Que bom passeio.
    Beijinhos !

    ResponderEliminar
  18. Querida Mar,

    Que o sonho e a magia das Luzes de Natal se propaguem ao longo do novo ano, alimentando a esperança de que é possível um mundo melhor e mais justo!E que o blogue da Mar, a seu modo, continue a contribuir para saciar a sede desse alimento que é o bem e o belo!

    Um Feliz Ano Novo!

    Isabel

    ResponderEliminar
  19. Olá Pipinha:

    Mesmo assim. Voltar a ser pequenina:) Com tudo a que se tem direito. Luzes. Castanhas quentes nas mãos. Coisas assim. Um passeio lindo. E sereno, apesar da agitação toda. Da dificuldade de solidão, em Roma.

    Um beijo de bom ano novo!

    Mar

    ResponderEliminar
  20. Olá Isabel:

    Coisas boas e belas, sim. O mais possível de tudo o que nos faça bem. Os nossos propósitos até que são elementares. Podem assumir muitas configurações. Mas os mais importantes, são mesmo elementares.

    Um ano novo com luzes brilhantes que fazem sonhar.

    Mar

    ResponderEliminar
  21. A época natalícia leva-nos a desejar coisas boas e sabe bem pensar que algo positivo acontecerá nos nossos dias, apesar de tantas outras coisas negativas. Que tenhamos sempre luzes para nos iluminar o caminho!
    Desejo-lhe um bom ano! Que continue a ver o lado positivo das coisas!
    Um beijo com carinho,
    Graça

    ResponderEliminar
  22. Olá Graça:

    A ver se sim. O lado positivo das coisas. A luz ajuda sempre, mesmo quando parece estar tudo um bocadinho às escuras.

    Um ano cheio do que desejar com luz.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis