Sequência.




























Há uma contabilidade interior que faz toda a diferença. Acontece no momento exacto em que começa a sequência que o fim do dia pede. E então, os dias são medidos de acordo com aquilo a que atribuo a categoria de "pequenos acontecimentos". Um dia. Tanto, um dia. Tanto, num dia. As coisas que estão dentro dos vidros das imagens, são tanto. Foram. Já só existem aqui, agora. Posso repeti-las. Reproduzir muitas vezes aquela mesma sequência. E ainda assim, nunca conseguir aquele dia. Aquela circunstância que não pode voltar a ser. Como se todos os dias pudesse haver um bocadinho de algo que nos ultrapassa completamente, de tão grande. E imperceptível. Recupera-se a sequência, sempre. Todos os dias diferente. Mesmo que os gestos e os ingredientes possam ser recriados.

Coisas para os dias quentes que duram mais tempo que os outros

Grão com espinafres e coentros

1 lata de grão-de-bico cozido + 1 cebola nova (pequena) + metade de um pimento vermelho + 1 alho francês + 1 tomate maduro + espinafres e coentros a gosto + azeite, sal, pimenta e vinagre q.b.

Um refogado com todos os ingredientes, excepto os espinafres, os coentros e o grão. Assim que a cebola e o alho francês estiverem translúcidos, acrescenta-se o grão (previamente passado por água fria). Quase logo a seguir, os espinafres e os coentros. Rectifica-se os temperos. Deixa-se apurar durante uns 10 minutos e retira-se. Pode deixar-se esfriar. Ou então não. Sabe bem das duas maneiras.

Ovos frios com azeite e coentros

Coze-se os ovos. Depois de frios, parte-se ao meio e somos generosos com o azeite e os coentros picados na hora.

Salada de tomate, beterraba e cebolinho

Retira-se a casca ao tomate e coloca-se no fundo do recipiente que usarmos para ir à mesa. Beterraba cortada em cubos, depois. E cebolinho cortado na hora. Tempera-se com o mais simples: sal fino, azeite e vinagre.  

Coisas que dizem que o dia mais importante de todos não é aquele de que estamos à espera. Nem sequer é o que já passou e que está garantido. O mais importante de todos os dias é este. É agora que está a acontecer. E não pode ser de outra maneira.

13 comentários:

  1. Cada vez mais apetece visitar este espaço. Agora. Porque "o mais importante de todos os dias é este". Bonito conceito. De vida. De filosofia. De amor. Numa palavra, numa imagem, no sabor das coisas boas. Aqui é tudo bom. Por isso, cada vez mais apetece este momento de intimidade. Poética. Superior. Beijo.
    Aurora Simões de Matos

    ResponderEliminar
  2. Vir aqui é muito bom. É delicioso. Como estas pequenas delicias, para os dias quentes, maiores.
    um beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Sim... concordo com os comentários anteriores... por isso aqui venho há muito tempo, quase todos os dias...
    é um lugar onde se chega, aconchega, estrutura, e se volta a partir com a segurança da possibilidade de voltar... um regresso ao simplesmente complexo : )

    Afectivo e envolvente. A arte de quem recebe e acolhe.

    Belíssimo. Parabéns, querida Mar.

    Beijo

    Jo

    ResponderEliminar
  4. A minha Mar agregadora, que contagia os outros com a beleza do seu olhar sobre o quotidiano... Esta trilogia ter-me-ia agradado e muito. Sei que não seria esta. Esta já foi. Mas podemos repetir sequências com outras circunstâncias. Obtemos resultados diferentes, mas a certeza da feliz combinação já ninguém a tira!
    Um beijo.
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Olá Aurora:

    Queria começar pela minha alegria pelo seu comentário. O segundo que aqui deixa. Também ele poema. Como a Aurora. Que é todo um poema. E diz as palavras inteiras ao falar. Uma dicção perfeita. De quem sabe o valor das palavras.
    Registei essa ideia de intimidade. Juntamente com as outras coisas. Acho mesmo que nunca tinha visto as coisas por esse prisma. As pessoas que vêm aqui acrescentam tanto. Deixam olhares. Palavras. Silêncios. Uma gratidão enorme. Por si. Pelas "minhas" pessoas.

    Um beijo. Que esteja bem.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela ternura que soube a delícia. Com medida certa. Sete gramas. A não esquecer.

    Um bom fim-de-semana para si. Com o meu carinho.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá Jo:

    Quanta generosidade. Tenho tanto receio de não corresponder. De falhar à possibilidade de aqui deixar coisas que façam bem. Anda complicada, a minha vida. A ter de rever uma série de pressupostos. Quando é assim, penso que não é para dizer nada. Para não deixar rasto de coisas más, muito possivelmente. Um processo, um percurso. Há-de correr tudo bem, que a minha essência é luminosa:)
    Obrigada pela sua luz, minha Jo. E por dizer "querida Mar". Soube a regaço, a um afago carinhoso. Grata por mais essa dádiva.

    Um beijo de bom fim-de-semana para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. A tua Mar agregadora anda um bocadinho cansada. Mas a trabalhar por uma causa muito boa. Ainda assim, cansada. Os olhares permanecem. O quotidiano continua com comida, com mesas. Com o processo carinhoso de devolver ao mundo aquilo que de bom ele me dá. Como agora. Estou a ler e a agradecer coisas boas. Num espaço de que gosto tanto.

    Obrigada. Tu sabes porquê.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Tenho andado tão ocupada que ainda nem tinha vindo aqui ver este trio de coisas boas. Ainda venho a tempo :) Que bom que continuas com os teus rituais de fim de tarde. Esta semana até isso foi difícil de manter por aqui. Houve dias em que os jantares foram rápidos, com comida da mãe. Mas está tudo a acalmar. As notas estão decididas. Agora é esperar pelo exame.
    Beijos e obrigada pelo texto. E pelas imagens. Souberam bem.
    Bom fim de semana.
    Ilídia

    ResponderEliminar
  10. Querida Mar : )

    não tenha receio de nada, que a sua existência é suficiente. mesmo em silêncio.

    sim, pessoas boas têm luz.

    beijo e força

    Jo

    ResponderEliminar
  11. ah! bom fim de semana, também : )))

    ResponderEliminar
  12. Olá Ilídia:

    Claro que chegas a tempo:) Por esta altura, quero imaginar-te mais serena. Com direito a finais de tarde partilhados. Não abdico desta parte. Só se não estiver em casa. Só se não houver tempo.
    Esta semana vai ser de preparação. Para o exame. Vai correr-lhes bem, vais ver.
    Feliz. Pelo bem que a sequência te deu.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Olá Jo:

    Gostava de poder dizer o efeito que as suas palavras tiveram em mim. Mas é para estar em silêncio, essa parte.
    Posso isto: agradecer a força. A existência ser suficiente. Muito obrigada pela sua luz, Jo.

    O meu carinho para si.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis