Já é tempo.



























A sensação mais imediata é a de alguém nos ter feito uma surpresa. O primeiro olhar não deixa adivinhar nada da tal sensação. Parece só mais uma espécie de cheese cake. A mesma consistência aparente. O mesmo tom de creme. Mas depois há o detalhe que faz toda a diferença. Que é adivinhar. Tentar adivinhar as coisas pelos sentidos. E então, isto. Pelo meio da consistência cremosa, pedaços pequenos de frutas. Lichias. Ananás. Papaia. Banana. Manga. Nesse ponto, a noção de o expectável ter sido invadido pelo inesperado. Se calhar, são elaborações demasiadas. Só mais um doce, ao olhar. Mas significou muito. Feito ao final da tarde. Com aquela expectativa. Para que estivesse bem a tempo da sobremesa de um dia de semana igual aos outros todos. Quadrados breves e muito frescos de Verão. Creio que o doce-surpresa quer que seja Verão a sério. Que não seja um Verão irrequieto, que não se deixa estar mais do que um ou dois dias. Já é tempo, Verão. Já é tempo de Verão.

Cheese cake de frutos tropicais

1 embalagem de queijo-creme + 1 pacote de natas + 2 folhas de gelatina branca + 1 lata de leite condensado + 1 pacote de bolachas de aveia + 110 g de manteiga + os frutos que nos apetecer (partidos em pedaços pequenos).

Derrete-se a manteiga e tritura-se as bolachas. Junta-se a manteiga derretida às bolachas trituradas e umas gotas de leite, se necessário. Mistura-se e forra-se a base de uma forma com fundo amovível (para esta versão usei uma quadrada). Leva-se ao frio. Depois, em banho-maria, o leite condensado. Quando aquecer, junta-se as folhas de gelatina branca (previamente hidratadas em água fria). Logo a seguir, o queijo-creme nesta mistura (costumo usar a batedeira na velocidade mais lenta, para ser mais rápido harmonizar as duas coisas) e junta-se às natas batidas. Por fim, os tais frutos que nos apetecer. Em pedaços pequenos que vão ser surpresa. Bem integrados no creme. Coloca-se por cima da base de bolachas e vai ao frigorífico ou ao congelador.

E ocorreu-me que as cerejas resultariam bem. Fica para a próxima. Enquanto não, fica a ideia. Quando o tempo for o certo, acontecerá.

12 comentários:

  1. Tão bonitas estas tuas variações de cheesecake. Sempre reinventadas. Descreveste-mo ao telefone. E eu fiquei a imaginar como seria fotografado. Com a melhor das companhias, estou a ver: cerejas!
    Um beijo
    PS. O tempo é que teima em não. Tão cansada deste tempo indeciso. Ora chove, ora faz sol. E sobretudo.... faz frio!...

    ResponderEliminar
  2. As cerejas surgiram depois da nossa conversa:) Hei-de tentar por estes dias. E olha, agora não há nem um pouco de indecisão ali fora. Chuva declarativa. Mas até que me está a saber bem, agora. Está-se bem aqui:)

    Um beijo para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!!!

    Tenho andado a pensar num cheesecake... vou inspirar-me no teu.

    Kisssssssss

    ResponderEliminar
  4. É com estas experiências que se vão criando receitas novas e que se arranja diversas conjugações que apelam para que o verão teimoso chegue!
    Fresca a sua sugestão!
    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  5. Olá Mar,

    Diz o velho ditado que em Maio cerejas ao borralho, mas parece que em Junho também. Isto do tempo tão instável a mim faz-me sentir um bocadinho perdida. E pensar num cheescake assim tão fresco como este dá vontade de verão, de calor e gelados. De cheescakes e refrescos. A ver se sim se vem rápido o verão que teima em tardar.

    Um beijo

    Íris

    ResponderEliminar
  6. E já era tempo de vir aqui. Ver o teu doce fresco, bem estival. Apesar de o tempo por aqui estar bem desagradável. Ainda ontem o Manel me perguntou, incrédulo: Ó mãe, estamos na primavera?
    Um beijo e bom fim de semana
    Ilídia

    ResponderEliminar
  7. Olá Sophy:

    Que te saiba bem, a inspiração. E o cheese cake:)

    Beijo. Um bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Graça:

    Bem teimoso, este Verão. Já se pode dizer Verão, que começou ontem. Aqui foi com chuva pela manhã e com sol e céu limpo à tarde.
    E sim. Estas experiências trazem consigo novas conjugações. Muito frescas, neste caso:)

    Um bom fim-de-semana para si. E obrigada.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Olá Íris:

    Exactamente isso. O de nos sentirmos meio perdidos. A começar pelas decisões mais pequenas. Vestido ou calças. Casaco ou não. Sapatos, sandálias. Mas hoje está um dia declarativo. De Verão. Dá para vestidos compridos com cores frescas e costas livres:) Mesmo a tempo de um fim-de-semana com essas coisas que escreveu: calor, gelados, refrescos e se calhar, um cheese cake:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Hoje está bem lindo, o dia. O teu filho já não teria dúvidas entre Verão ou Primavera.
    Vontade de fim-de-semana, que tenho. Que o vosso seja bom e de sol:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Sempre tanta beleza! E sabor (mesmo que seja só o sabor do olhar).

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Olá "Ai Jesus":)

    Obrigada. Acho que sei de quem se trata. Achei piada à introdução do blogue. O mundo está cheio de "pseudos". E de "pareceres".

    Um abraço.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis