Transição.





























Assim tão juntos, quase que dá para pensar que se anulariam entre si. Chocolate e caramelo. Mas não. A verdade é que me apetecia mesmo muito. Era só isso. Havia um bolo de chocolate daqueles de lanche. E concebi juntar-lhe caramelo morno. Ficaram tão bem juntos. Cubos pequenos de bolo de chocolate e colheres de caramelo. Servidos em copos de brandy, para que o sabor insinuante do caramelo se mantivesse. Para que fosse persistente na memória. Tal como aconteceu com a música. Uma cadência que primeiro é insinuante. E que depois fica. Qualquer coisa de candura, na voz que dá corpo à música. Como se tentasse explicar um ponto qualquer que não consegue tornar inteligível. Depois rende-se e diz muitas vezes o refrão: you know what I mean. Elaborações mentais para uma coisa muito simples, muito possivelmente. Mas as coisas que acontecem, mesmo as mais elementares, dão sempre para hermenêuticas individuais que não acabam.

O creme de caramelo, agora:

1 chávena (de chá) de açúcar + oito colheres (de sopa) de natas.

Faz-se um caramelo muito leve e muito claro, levando o açúcar ao lume. Retira-se e acrescenta-se as natas. Com algum cuidado, porque pode haver efervescência. Envolve-se muito bem e no caso de haver grumos, leva-se novamente ao lume, até que sejam eliminados. Serve-se ainda morno. Embora fique bem nas duas versões: quente ou frio.

NB: É importante que o bolo de chocolate seja pouco doce. Pela doçura óbvia do creme de caramelo.

Um doce morno que fica. A fazer a transição. Entre um tempo e outro. Altura para ir, esta. Altura para sentir saudades da mesa de todos os dias. E saber que é a ela que quero regressar. Daqui a uns dias. Muito breves. Até à mesa de Domingo.

10 comentários:

  1. Que bom, caramelo deste, feito em casa. E com chocolate!Linda a maneira de comer, nos copos redondos e de balão, em cubos banhados com o caramelo!
    A ver se sim, se cumprimos os nossos rituais de Páscoa, de mesa, trouxe uns chás para bebermos !
    Quis falar-te mas não deu. Falamos amanhá. Tenho tantas coisas para te contar também :)

    Beijinho, com uma boa viagem.
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  2. HUM!! Que doçura de sugestão para a Páscoa!

    Uma Santa Páscoa para si

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que caramelo e chocolate combinam, nas doses certas para que não se anulem.
    O que mais me chamou a atenção foi a toalha e o efeito que a luz provocou nela, fez-me lembrar o fundo do mar!
    Gostei dos elementos da transição, da música que desconhecia e da sobremesa. Simples e reconfortantes.
    Bom descanso!

    P.S. Já experimentei o risotto. Deixei comentário no post de 27 de Fevereiro.

    Graça

    ResponderEliminar
  4. Um bom descanso, então.
    Com um início de caramelo e chocolate, só pode ser um bom início. Os tais dias que farão a transição. E que vão aguçar as saudades da tua mesa. Até lá. Pelo meio com telefonemas e e-mails...
    Um beijo a todos
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Já percebi que por esta altura andas em trânsito :) Bons, estes momentos de pausa. Tal como esta combinação de chocolate e caramelo. E esta música. Gosto muito. Espero que descanses bastante. E que te divirtas.
    Um beijo,
    Ilídia

    P.S.: Um destes dias, fiz o teu paté morno. Foi um sucesso. A minha mãe implorou-me que lho tirasse da frente :) Bem que advertiste :) Não se pode mesmo parar.

    ResponderEliminar
  6. E ainda não falámos:) Faz parte destas alturas. Foi linda, a viagem breve. A contar.

    Beijo para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria Jorge:

    Acabou por ser para o almoço de Páscoa, sim. Com bolo de iogurte em vez do de chocolate.

    Obrigada. Foi tranquila, a Páscoa. Espero que a sua tenha sido assim. Em paz.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Graça:

    Quando uso estes candeeiros com esta toalha, penso sempre que parecem mesmo o fundo daqueles mares turquesa. Muito distantes. Plena de sensibilidade, a sua atenção. E gostei dessas palavras. Simples e reconfortantes. Que seja assim. Foi bom, o descanso. Obrigada por essa antecipação carinhosa.

    Mar

    PS: Vou ver como correu o seu risotto:)

    ResponderEliminar
  9. Já sabes como é que funcionam as coisas. Não preciso de muitos dias. Melhor, não gosto que sejam muitos dias. Por causa disso das mesas. E da comida. E por causa de outras coisas que não consigo verbalizar inteiramente. Mas soube bem. E foi assim sereno, sabes?

    Muito carinho para todos.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Olá Ilídia:

    Bem que eu tinha avisado. Mas nunca ninguém me liga assim muito, quando esse pâté está na mesa:) Fazer o quê?
    Andei em trânsito, sim. A sair de um lugar. Em direcção a outro. Depois fiquei quietinha nesse lugar. Antes de regressar à mesa do dia de hoje. E soube bem. Ir. E voltar.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis