Dia um




Já percebi que as coisas não foram assim como nos outros anos. Nos balanços. E, muito principalmente, nas previsões. Ninguém arrisca nada. Lembro-me de como costumava ser fácil. Isso de ouvir pessoas a dizer coisas que ainda não tinham acontecido. Mas que elas achavam que iam acontecer. Não dá para nada disso, que o rumo vertiginoso do que acontece, não dá hipótese. Quase que torna difícil a possibilidade de parar. E de pensar na tal vertigem. Ainda assim, mesmo que não dê para antecipar cenários económicos ou políticos, dá para isto. Dá para saber que há-de haver aulas. Muitas. Todos os dias. Que eles estarão lá, à espera que lhes digam que até pode ser que as coisas corram bem. Nem que todos os dias nos digam que não. Na televisão. Nos jornais. Nos discursos que se lamentam pelas ruas. Acreditar que até pode haver hipóteses, por mais ínfimas que sejam.  Também dá para saber no dia um, que há-de haver Primavera daqui a uns meses. E água que não termina no Verão. E mais aquilo das imagens de hoje. Que é sentir que, enquanto o corpo conceder permissão, pode haver sempre hipótese de dança. E repetir a cadência inicial de passos que fazem com que tudo fique um bocadinho melhor. Mesmo que às vezes seja preciso dançar até magoar os pés. Só para que tudo fique melhor um bocadinho. Como se desse para fazer aquilo que diz o refrão da música da dança, naquele léxico muito particular deste registo. Mas certo. Que é fazer um brinde ao que não nos confirma.
Creio que foi isso que teremos feito todos, ontem à noite. Um brinde ao dia um de um ano que todos dizem que devemos temer. E ainda assim, brindámos. E ainda assim, quisemos muito que não. Que não fosse um ano de meter medo. Somos destas coisas, nós. De querer que tudo corra pelo melhor. Mesmo que nos digam que os cenários realistas apontam para outra direcção. O problema é que muitos dos discursos realistas foram ao lado. Não estavam nada certos, os números dos discursos pragmáticos e racionais. E assim, começo o ano a pensar que precisamos é de poesia. E de música. E de beleza. De todas as declinações de beleza a que tivermos direito. Por isso é que quis que o primeiro texto do ano fosse assim. Com música de bailarina indisciplinada. Por ser linda. E por gostar da ideia de fazermos um brinde à possibilidade do mal.
Só para dizer que quero muito que o ano novo nos faça mais felizes. Que prolongue a nossa vida. No sentido literal. E nos outros prolongamentos todos que quisermos. Era só para dizer isso, hoje. Que quero um ano feliz para as "minhas" pessoas.

24 comentários:

  1. : ) feliz 2012
    beijinhos

    Jo

    ResponderEliminar
  2. Muito lindo o texto com que brindas o dia um.
    Um ano bom, um ano em que seremos mais. Mais felizes pelas coisas belas que os dias nos trazem. E sim, pode ser só uma música.
    Aprender isso que dizes.

    Um beijo para ti, bailarina.

    Pipinha

    ResponderEliminar
  3. Felicidade para si também, Jo:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Acho que só queremos adivinhar isso. Coisas que nos façam felizes. E sabes, aquela minha intuição diz que sim. Têm acontecido coisas tão bonitas. Pessoas e tudo o mais. Isso só pode ser sinal de que vai ser para continuar. Pelo menos é o que eu gostava que acontecesse.
    Mas isto eu sei que pode acontecer sem mais. E fazer-nos bem sem mais. Uma música qualquer que achemos linda. E poder dançar.

    Um beijo da tua bailarina indisciplinada:) Que não gosta de coreografias exteriores.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Menina Mar!!!

    Adoro a música com que nos presenteaste neste início de novo ano...

    Espero que seja um ano cheio de momentos inolvidáveis... de textos bonitos para ler, receitas para experimentar... partilhas...

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Mar!
    É isso mesmo!Temos de buscar a felicidade em tudo o que fazemos com os nossos dias -as aulas, os alunos, o desabrochar da natureza(está quase!),os dias luminosos e os cinzentos também...É isso que tem de nos dar força para dar a volta...Não há crise que nos tire as coisas simples da vida, onde está a chave para a nossa tranquilidade espiritual. São as dificuldades que nos fazem crescer. O meu pai dizia(quando ainda tinha saúde)"sabes o que me dá alegria? É acordar, ir à janela e ver a luz de mais um dia!)Penso nisso todos os dias! Não deixemos que nos tirem esse sentir!
    Gostei de ver a reportagem com a menina" dos cabelos às cores!"Gostei de ver a Mar...a professora que ouve...que compreende...que penetra! Uma menina/mulher, uma lição de vida!
    Sejamos felizes!Reinventemo-nos!
    Um abraço muito apertado neste dia muitas incertezas mas, como diz no seu texto, cheio das certezas que fizeram outros ultrapassar momentos muito difíceis!
    O melhor para si, minha mar!
    Emília Melo

    ResponderEliminar
  7. Muitos beijinhos e um ano muito feliz também para si
    MJ

    ResponderEliminar
  8. Foi lapso meu mesmo "minha Mar".
    Desculpe a trapalhice!

    ResponderEliminar
  9. Minha querida, mais um texto "muito à Mar". A Mar que vê as coisas boas que esta vida tem para nos oferecer (e que são muitas). Que tenta contrariar as adversidades com beleza. Música, poesia, literatura, dança. É isso mesmo. Ignorar um bocadinho o resto (Só espero que continue a ser possível ignorar o resto. Só espero que não se torne tão visível que seja impossível ignorar.)e abraçar o que há de bom. Obrigada por nos dares beleza todos os dias. Obrigada por estes meses. Por fazeres parte das "minhas" pessoas.
    Foi um grande prazer "descobrir-te" e tem sido um prazer ainda maior conhecer-te melhor e ser tua amiga. 2012 será o ano em que falaremos frente a frente. Este é um dos meus desejos para este ano.
    Um beijo.
    Ilídia

    ResponderEliminar
  10. Que seja isso, um ano muito feliz. De paz para si e para os seus. Curiosa a sua ideia de um brinde à possibilidade do mal. Outra perspectiva. A minha é de um sorriso. A tudo. Ao bom e ao mau. O mau torna-se mais pequeno perante um sorriso. Diminui. Um ano de sorrisos.
    Bom ano. bj

    ResponderEliminar
  11. Querida Mar:
    A Mar e o seu blog foi algo de bom no ano que passou. Entrou na vida de várias pessoas. É um modo de repartir a beleza, quase sempre com alegria, outras vezes nem tanto. Mesmo quando infunde esperança também se pressente preocupação, é inevitável. Mas sempre com uma maneira muito especiale diferente, a valer a pena vir aqui. Um bom ano de 2012. Muitos sucessos, que bem o merece.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. No dia 1 uma das tuas pessoas. Que guardará sempre o ano 2011 como o ano em que te encontrou. Para 2012, as formulações óbvias, mas sentidas: saúde, amor, música e dança, mesas, projectos, encontros e telefonemas ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  13. Ergo então a minha taça para esse tal "brinde ao que não nos confirma". Deixar-nos levar nessa incerteza, que sim, pode assustar,mas que também aumenta o nosso desejo de "que tudo corra pelo melhor", realmente.E ficamos mais fortes, mais resistentes, mais com vontade de superar tudo. E nunca prescindir "de poesia. E de música. E de beleza."
    E assim sim, ACREDITAR: que ano fantástico será este 2012...♥

    ResponderEliminar
  14. Olá Sophy:

    Escrever depois de termos falado. Parece que não acrescenta nada. Ou não. Escrever dá sempre para mais alguma coisa. Para isto, por exemplo. Registar que quero que sejas mais feliz. É isso. E sim, a música é linda. E o vídeo tem bailarinas e tudo. Igualmente lindas.

    Um beijo de feliz ano novo.

    Mar

    ResponderEliminar
  15. Olá minha Emília:

    Vou começar por dizer que o seu lapso é carinhoso. E que está certo, no fundo. Mar não é nome de gente:)
    Obrigada por esse acolhimento. Obrigada por ter gostado da reportagem. Disseram-me que voltou a passar na SIC Notícias. Não vi. Bastou uma vez. E houve coisas descontextualizadas, ali. Coisas que apareceram do nada. Em todo o caso, o importante era ela. E todas as consequências boas que aquilo pudesse ter na vida dela. E teve. E ainda bem que assim foi, que fico muito feliz. Mais agora. Que me sinto acolhida por si.
    Eu não sei muito bem o que acontece com as outras pessoas, mas gosto de pensar que as coisas que nos fazem bem acabam por ser muito pequenas. Quase que podem passar despercebidas, de tão pequenas. Um vento quente qualquer, no final de um dia de trabalho. O cheiro a café, antes de sair de casa. A felicidade muito de criança, por estar a comer torradas com geleia. E sim, esse gesto do seu pai. Hei-de lembrá-lo, de cada vez que me lembrar dessa felicidade fugaz. Que vem por abrirmos uma janela. E vermos que tivemos direito a isso. Mais um dia. Sempre mais um dia.
    O ano vai trazer coisas boas, sei que sim. Eu comecei por não querer ouvir notícias, hoje. Não me apeteceu o chorrilho de lamentos. E o seguimento clássico, nestas alturas difíceis: o futebol.
    O melhor para si. De tudo.

    Um beijo de ano novo, minha querida Emília.

    Mar

    ResponderEliminar
  16. Olá Ilídia:

    Vou começar por essa ideia dos desejos. Para dizer que um dos pontos da minha "Lista de Coisas para Fazer" é esse. Conhecer a Ilídia dos Açores. E a Patrícia:)
    Tenho a sensação de este ter sido um dos anos mais longos que já tive. Tão cheio. Com coisas muito diversas. Boas e más. Retirei muito, para memória futura. Para aprender a lidar melhor com coisas que me eram mais ou menos desconhecidas. E olha, eu acho que a nossa vocação maior é procurar o que nos faz bem. Há uma humanidade profunda, nesse princípio. Havemos de conseguir encontrar o que nos faz bem, neste contexto. E se for mais difícil, também esse esforço há-de ser belo e redentor.
    É recíproco, Ilídia. O ano que acabou foi melhor por saber que existes. Aí longe. No meio de muito mar. Mas és a minha amiga Ilídia dos Açores. Foi assim que falei de ti, à minha mãe. Passámos a tarde juntas, hoje. Ela esteve a ver-me escolher bâtons. Com paciência e alegria de mãe:)

    Um beijo de bom ano para ti e para os teus dois homens:)

    Mar

    ResponderEliminar
  17. Para a "minha" buscadora:)

    A minha resposta é essa, também. Um sorriso ante aquilo que não confirma. Que nega. Tenho conseguido isso. Embora de vez em quando não seja capaz. Quando é assim, faço como diz a música. E desapareço. Até que volte o sorriso. E a somar ao sorriso, um brinde. A um ano de que todos dizem mal.

    Um beijo de dia um para si. E sim, os sorrisos todos de que formos capazes.

    Mar

    ResponderEliminar
  18. daqui a um ano vou querer desejar-lhe outro ano feliz.

    ResponderEliminar
  19. Olá minha Lusitana:

    Muito lindo, o ano que passou. Penso assim. Pensei nisso, naquela vertigem de segundos, mesmo antes de chegar ao fim. Que tinha gostado tanto de ter tido direito a mais um ano de vida. E de a viver também aqui. Neste registo que me faz bem. Mesmo quando partilho coisas menos boas. Também nessa circunstância menos luminosa houve possibilidade de luz. Por isto: pelas pessoas que fazem parte da minha vida neste registo. Pessoas assim como a Lusitana. E eu só gostava de ser capaz de agradecer o suficiente. Parece que nunca chegam, as palavras. Que há sempre mais qualquer coisa a dizer. Ou a escrever.
    E espero uma coisa muito difícil, para este ano. Estar à altura dos meus afectos. Ser capaz de ser digna dos afectos. A ver se sim.

    Um beijo com carinho de ano novo.

    Mar

    ResponderEliminar
  20. e....no entretanto vou espreitar e deliciar-me com as suas receitas. As limas do jardim pasaram a ser visitadas todas as semanas.Daqui a um ano conto-lhe se resistiram a tanta invasão.

    ResponderEliminar
  21. Uma das minhas pessoas, tu. E sabes, acho que de ti vieram mais pessoas. Sei que foi assim. E já pensaste no que isso significa de dádiva? De encantamento? Uma pessoa dar muitas pessoas a alguém? Obrigada por ti. Uma e outra vez. Minha Babette que é um mundo:)
    Que haja tudo o que disseste, na tua enumeração de dia um. E o mais que não conseguimos antecipar. Mas que há-de ser lindo, estou certa. E se não, há sempre a possibilidade de um telefonema. E uma voz a acolher-nos, do outro lado. A dizer que não faz mal. E que o mal há-de ficar bem. Coisas que a amizade formula.

    Um beijo para a minha amiga. Em fase de transição. De mudança. Uma das coisas boas deste início de ano: a tua casa nova:)

    Mar.

    ResponderEliminar
  22. Um brinde a isso tudo, minha happy single mother. Muito especialmente à vontade. À superação. Sem isso, é mais difícil, acho. E sem a base de tudo. Que é o nosso corpo não falhar. Penso assim. Se o corpo não me falhar, acho que hei-de ser capaz sempre da tal vontade. Peço isso, então. Brindo a isso. A que haja força. Para poder haver vontade a sério. E para que as coisas possam correr pelo melhor.

    Um beijo de ano novo para ti e para a tua menina que vai crescer mais um ano em 2012.

    Mar

    ResponderEliminar
  23. Para o/a anónimo/a:

    A ver se sim. Se estamos, daqui a um ano. A enunciar desejos para mais um ano. Quero o mesmo. Que é muito simples: podermos estar aqui. E que lhe saiba bem, o entretanto. Até daqui a um ano, então:)

    Mar

    ResponderEliminar
  24. "Minha" MJ:

    O mesmo ano feliz para si.

    E um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis