A propósito de virtudes escondidas.


























Creio que uma das coisas de que mais gosto nisto de fazer comida é mesmo a possibilidade de reinvenção. E isso ser ao alcance. Não ser uma coisa longínqua ou inatingível. Nada disso. E o melhor é quando isso acontece com coisas tidas como muito simples ou até sem graça, de tão insípidas. Como medalhões de pescada. Eu disse que era uma coisa bem simples, não foi? Pois então. Isto de fazer comida ensinou-me mais uma coisa. Ensinou-me que os medalhões de pescada que estão em quase todos os congeladores, à espera de serem sempre uma espécie de solução de emergência, podem ser soberanos a uma mesa. Isso e aromáticos. E delicados. E elegantes. Aconteceu de repente. Apetecia-me um gratinado de peixe. Mas não me apetecia nada a parte de me livrar das espinhas. E então, aconteceu um gratinado que é assim como eu disse há pouco. Foi feito duas vezes. Num dia de chuva, a primeira vez. E num dia de sol de Outono, a segunda vez. E soube-me bem das duas vezes. Sinal de que é para continuar a fazer. E ser sempre tradução de uma vontade. Para que os medalhões de pescada deixem de ser só soluções de emergência:)

Gratinado de pescada e camarão

4 medalhões de pescada + 1 cebola picada + metade de um pimento vermelho + metade de uma courgette em cubos muito pequenos + 10 camarões + 5 batatas + seis cournichons picados + 1 copo de vinho branco + béchamel q.b. + 1 pacote de natas + sal, azeite e pimenta vermelha q.b. + queijo mozzarella q.b.

Faz-se o refogado com a cebola, o pimento, a cougette e os cournichons. Passados uns dois minutos, junta-se os medalhões, os camarões (usei congelados e sem casca, que estava preguiçosa:), o copo de vinho branco e um pouco de sal. Fecha-se o tacho e deixa-se estar a cozinhar. Entretanto, frita-se as batatas, cortadas em palitos finos. E também se pode fazer o béchamel. Assim: meio litro de leite + 1 colher de manteiga + uma pitada de sal + pimenta preta moída + 2 colheres generosas de Maizena. Quando os medalhões estiverem cozinhados, junta-se-lhes o béchamel e depois as batatas fritas. Envolve-se tudo muito bem e finaliza-se com o pacote de natas. Mistura-se e rectifica-se os temperos: mais sal e pimenta vermelha. Leva-se ao forno, depois de se cobrir com o queijo mozzarella. Só até ficar com aquele aspecto que dá muita vontade de ir rápido para a mesa. Quando chegar lá, basta ser acompanhado por uma salada verde com maçãs que também são verdes por fora.

E descobrir que afinal gostamos de comer pescada. Coisas das virtudes escondidas dos medalhões de pescada. Tão bom quando descobrimos virtudes escondidas em coisas que achávamos que eram só sem graça. A ver se não me esqueço disto.

8 comentários:

  1. Com ingredientes simples conseguem-se grandiosos sabores... Mas confesso que aguardo ansiosamente pelas sobremesas... aquelas que aparecem nas fotos de ontem...

    Um bom dia!!!

    ResponderEliminar
  2. Para mim também o melhor de cozinhar é poder fazer experiências, tranformar uma coisa pouco atrativa num prato de "comer e chorar por mais"!O seu está com óptimo aspeto!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. E voilà: os lombinhos de pescada elevados ao estatuto de estrelas. Envoltos num molho rico e servidos numa terrina a condizer. Bela, essa virtude do escondido ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Olá Sophy:

    Bem simples estes ingredientes, já viste? E souberam arranjar maneira de se harmonizarem numa refeição delicada e indelével. Ao olhar as imagens, sinto o sabor. Pressinto o aroma. Entendo essas coisas imediatas como sinais bons.
    E as sobremesas foram diferentes entre si: uma mousse de chocolate de que já deixei receita. Com nougat de figos e um vinho licoroso. Um bolo inglês muito consistente comprado na Latina em Aveiro (pode ser que um dia eu consiga fazer um que seja assim tão bom:). Associado a um doce de pêras feito pela minha sogra (vai haver receita deste em breve) e macarons oferecidos pela minha amiga Pipinha (estavam deliciosos e também sei que dificilmente serei capaz da paciência para os fazer:). Mas vai ao blog dela (o burro quando foge, aqui ao lado), que ela deixou um vídeo que ensina a fazer.

    Um beijo da Mar que não sabe fazer macarons:)E muitas outras coisas.

    ResponderEliminar
  5. Olá Graça:

    Quase magia, isto de cozinhar. Quase isso. Pelo muito que podemos fazer, mesmo que com o que é pouco. Ou simples. Esta receita faz-me pensar em coisas dessas. Obrigada por ter achado que o meu gratinado feito com coisas simples estava com "óptimo aspecto":)

    Um beijo com cumprimentos carinhosos para si:)

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Quem diria. Lombinhos de pescada feitos estrelas:) Acho que é o género de receita de que também gostas. Embora te imagine a suprimir as natas. E a arranjar uma solução engenhosa e saudável para as substituir:) Assim como a Fa faz com as receitas dela. Coisas das amigas novas que a vida me concedeu:)

    Um beijo.

    Mar

    PS: Tenho de te contar das conferências de hoje. Gostei tanto, mas já é tarde e não posso ligar-te:) No sábado vai haver mais. E vou poder ouvir mais uma vez o meu Professor Anselmo Borges. Sobre Corpo e Transcendência. Acho que os teus pais iriam adorar ouvir. E tu.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Mar!!!

    Já fui ver o video... parece simples, mas eu sei que não serei capaz de fazer... exige muita paciência e tem muitos passos... Tenho uma amiga que tem família em Aveiro e por causa dos teus macarons no outro dia pedi-lhe para ir à Pastelaria Avenida, mas infelizmente só por encomenda... na próxima visita dela vamos encomendar...

    Fiquei muito feliz por ver fotos da FFoz no blog da tua amiga...

    E ela é de Vouzela... pertinho de S. Pedro do Sul... quando estive aí fui uma vez até Vouzela... lá para um parque lindo com muitas árvores e fontes...

    É tão bom encontrar blogs... encontrar pessoas que nos fazem lembrar momentos bonitos da nossa vida... pessoas de quem não vemos o rosto, mas lemos as suas palavras e assim nos transportamos neste universos virtual que eventualmente um dia passa para um plano real...

    ResponderEliminar
  8. Olá Sophy:

    Sim, fazer macarons parece ser uma coisa muito à frente:) Pelo menos para mim, que também não consigo fazer coisas com muitos passos e muitos tempos. Mas ainda bem que há outros que são ao contrário disto tudo:)
    Na Pastelaria Avenida os macarons também são óptimos. E por esta altura, o panettone já começou a ser feito. Estive lá no fim-de-semana e disseram-me que já ia haver panettone para a menina Mar:) Tão afectuosos, lá.
    E penso o mesmo disto dos blogs. E o mais curioso é que nem sabia ao certo o que era um blog:) Coisas curiosas que nos acontecem, estas. E pessoas. E tudo o mais. E ainda bem que sim:)

    Um beijo de bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis