Aos pedaços.




No fundo, foi como se nunca os tivesse feito antes. Apesar de saber que já tinha tentado várias versões possíveis. Mas nunca chegavam a ser a receita. Parecia que nunca chegava a ponto nenhum. A minha receita de brownies parecia uma peça inacabada. E as coisas inacabadas custam-me um bocadinho. Por saber que algures, são algo a que regresso. Com a persistência mental a que regressamos a uma coisa que temos como inacabada. Não pela imperfeição em si. Não chegava bem a ser isso. Era mais por me custar não conseguir chegar ao ponto num bolo que para mim significa carinho. Não são assim muito bonitos, estes bolos breves. Não têm a imponência de outros. Nem sequer são da complicação de precisarem de muitas tarefas ou etapas para chegarem a ser um bolo digno desse nome. Acho que gosto que sejam despretensiosos. Simples. Algo que possamos dizer que vamos fazer. E no momento a seguir já serem reais. Quadrados feitos de carinho. A saber muito a chocolate. Quase nada de açúcar. O chocolate faz o caminho todo. Aquele caminho que sabe bem. Com frutos secos e passas pelo meio. E um bocadinho subtil de crème de cassis. Que deve ser assim como são as coisas subtis. Quase imperceptível. Do género de se sentir que há qualquer coisa para além do chocolate e do que está. Mas não se conseguir dizer o que é. Só que é qualquer coisa.
Consegui. Era só para dizer isso. Só para dizer que os bolos que não são assim muito bonitos deixaram de ser uma representação mental inacabada. E que por serem breves, podem ser fragmentos carinhosos. Que se podem disseminar. Em caixas pequenas que podem guardar coisas que não têm tamanho.

Brownies

1 tablete de chocolate para culinária + 150 g de manteiga + 3 ovos inteiros + 5 colheres (rasas) de açúcar + 5 colheres (rasas) de farinha + 10 nozes + um punhado de passas + meio copo de crème de cassis.

Derrete-se primeiro o chocolate com a manteiga em banho-maria. Entretanto, bate-se os ovos com a farinha e com o açúcar. Até a massa fazer aquelas bolhinhas que nos dizem que já chega:). Quando o chocolate e a manteiga estiverem derretidos, junta-se à mistura anterior e bate-se em velocidade média. Junta-se depois as nozes (que devem ser quebradas grosseiramente num saco fechado, com o rolo da massa) e as passas. Envolve-se muito bem e chega-se ao fim, depois do crème de cassis. Vai ao forno durante uns quinze ou vinte minutos. Depois é só partir em quadrados, ainda quentes.

Já está. A receita de brownies. Não posso dizer definitiva, que tenho medo dessa palavra. Mas posso dizer que até ver, esta receita foi a melhor de que fui capaz. Isso já se consegue dizer. Com a receita, fica a música que esteve lá, enquanto estavam a ser feitos os bolos que são de comer aos pedaços. E acho que consigo dizer que hei-de gostar sempre da cadência doce e demorada desta música dos Massive Attack.

4 comentários:

  1. Também gosto muito destes pedaços. Agora, que acabei de preparar uma aula, e tenho uma pontinha de fome, comia tão bem um. Gosto destes bolos de chocolate com um copo de leite frio. Parece-me que um dia destes hei de fazer estes fragmentos da Mar :)
    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. A minha receita de Brownie também não era definitiva. Se calhar um dia experimento esta. Pedaços de chocolate num bolo que é muito diferente mas tão especial.
    Vim ainda a tempo de te desejar um bom fim-de-semana. No final de uma semana longa e cansativa, com muitas coisas pequenas pelo meio a fazer distrair das outras. As importantes...
    Mas agora pensar nestes dois dias de descanso. Um beijo da tua amiga
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Olá Ilídia:

    Sabem mesmo bem dessa maneira. Com leite frio. Ou com chá bem quente. Ou no final de uma refeição. Com o café e um vinho doce. Muito versáteis que são estes bolos pequenos e um bocadinho feios:) Gostava que sim. Que experimentasse. De certeza que hão-de ficar infinitamente melhores do que os meus. Os seus bolos têm sempre um ar irresistível:)

    Um beijo já no final dos dias de descanso.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Que os teus dias de descanso tenham sido isso mesmo: de descanso. Eu também quis muito parar. Uma semana com demasiado de tudo. Coisas importantes. Outras menos. Espero que estejas recuperada. E que tenhas feito um daqueles teus bolos de mãe Babette:) E sabes, acho que os brownies são assim pouco definitivos. Sempre a ser revista, a maneira como se fazem. E os ingredientes. Mas estes ficaram muito bons. E essa é uma coisa pequena que me faz bem: que um bolo saiba bem.

    Um beijo de domingo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis