À noite.


































Lagos é uma cidade de ventos temperamentais. Com humores. Instável. Impulsiva. Emocional, a cidade dos ventos temperamentais. Daí haver tanta arte, se calhar. Corpos feitos mármore nas ruas. Galerias em muitas portas. Livrarias que são mais ou menos lugares secretos. Lugares que é preciso alcançar. E o inesperado ao virar de cada esquina. Escolher uma rua e não outra e haver música. Ir por outro lado e haver bolas de sabão gigantescas a ser levadas pelos ventos temperamentais. Uma cadência diferente leva-nos a malabarismos com bolas de cristal. E por procurarmos uma coisa, às vezes encontramos outra. Um lugar que não havia antes. Que torna ainda mais irresistível o apelo da ginja. Um lugar declarativo. Dona Ginja. Com pormenores da alma que partilhamos todos. Uma alma lusa. E espelhos. E bancos altos e brancos em frente aos espelhos. Mais uma coisa acrescentada. Um lugar que me soube bem. A ginja. E a um bocadinho de nostalgia. Coisas da tal alma partilhada, creio. E que neste lugar são objecto de contemplação. De vez em quando, à noite, vontade súbita de água. Coisas que acontecem à noite. Na cidade que se fosse gente, era assim. Impulsiva.

6 comentários:

  1. Mar,

    Nem mais nem menos.
    Um dizer Lagos perfeito.
    Mágico e emocionante, sim.
    Milhares de cheiros, cores, expressões.
    Árabe em português.
    Adoro.

    Beijinhos

    Jo

    ResponderEliminar
  2. Querida Mar:
    Uma alma lusa, é comigo. Que lindo post o de hoje. E eu, que não estou em passeios neste momento, transporto-me através de si a essas paragens que descobre. Tal e qual. Chama-se ao que consegue fazer com mestria, literatura de viagens. Viajo pois consigo e bem haja por me proporcionar estes momentos de descontracção.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Jo:

    Fico feliz por ter dito bem uma cidade de que gostamos as duas. Mesmo imprevisível, como as pessoas impulsivas:) Hoje à noite também foi assim. Do nada, muito. A acontecer.

    Obrigada pela generosidade.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Lusitana:

    É um privilégio ser lida por pessoas assim. Como a Lusitana. Agradeço. E acredite que fico feliz por dar isso. Por trazer pessoas aqui. Um bocadinho. Enquanto se lê um texto. E se olha umas imagens muito amadoras:)No lugar virtual onde vou deixando coisas. Por querer muito que fiquem aqui. Uma espécie de cronologia. E sabe, é muito por causa do meu filho. Acho que nunca terei verbalizado isto. Mas é muito por ele. Para quando aprender a ler. Depois lê as coisas da mãe Mar:)

    Um beijo do tamanho do mar que está lá fora.

    Da Mar.

    ResponderEliminar
  5. Mais Lagos pelos teus olhos. Para o António, mas também para nós, que já sabemos ler ;)...
    Um beijo muito grande
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Olá minha amiga que já sabe ler:)

    Mais Lagos, sim. Gosto todos os anos que Lagos faça parte das minhas coisas. Porque o ano passado pensei que este ano não era Lagos. Que seria um lugar qualquer. Ainda bem que me enganei:)

    Um beijo grande para ti.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis