Uma espécie de antítese.



Isto de o ar ser quase irrespirável, de tão denso. Quente, por todo o lado. Em todos os lugares, isto de se estar só quente. De querer água. Fria. Corrente. E não ser uma coisa de lamento. É bom que o sol seja franco. Que seja mesmo de Verão. Que faça acontecer mais Verão, o sol declarativo. Que se queira mais sol. E de repente, a pele fica de um dourado leve. Ainda sem praia. Mas um bocadinho de ouro na pele. Pelo sol que é ouro, de tão quente. Uma maneira de acontecer Verão é querer também as antíteses. Fresco. Vento. Brisa. Gelo. Gelado. Este é de natas. O favorito do meu filho. Que andava há dias a perguntar se já havia o calor todo, para a mãe fazer gelados:). E então, num dia em que o calor foi suficiente, houve gelado de natas. Com direito a uma assistência vagamente inquisidora, de uma criança ansiosa por uma das antíteses do Verão. Um gelado de natas com uns pozinhos de bolachas de chocolate. Para ele ficar ainda mais feliz, por ter um bocadinho de frio num dia quente.
Faz-se assim, esta maneira de viver mais os dias em que o respirar é quente:

3 pacotes de natas + 1 lata de leite condensado + 5 bolachas Maria de chocolate.

Bate-se as natas até ficarem bem firmes. Junta-se-lhes a lata de leite condensado, envolvendo bem. Vai ao congelador. Antes de servir, polvilha-se com as bolachas raladas. Para ficarem à superfície, antes de se integrarem no gelado branco de que o meu filho gosta muito:)

Uma maneira afirmativa de negar o Verão. Filtrá-lo. Vir cá para fora. Ver o mundo por um filtro. E comer um gelado no meio do calor todo que há cá fora. E esperar que não derreta, entretanto:)

16 comentários:

  1. O António tem bom gosto. Esse gelado parece realmente uma excelente antítese. Adoro leite condensado. Um pecado, de tão bom que é. Por cá, o tempo continua instável. Não é costume haver temperaturas tão altas como no resto do país, mas este ano o verão está especialmente fresco. À noite, chego a sentir frio. Tenho saudades de verão a sério. O nosso parece que anda a brincar às escondidas connosco.
    Espero que esteja tudo bem consigo. Um beijo, Ilídia

    P.S. A taça em que serviu o gelado é lindíssima. Espero que o António a tenha pousado com cuidado :)

    ResponderEliminar
  2. Que bom esse gelado! De fresco, porque o Verão pede. Que se come na sombra, depois do sol dourar nas corridas e nas horas quentes do dia.
    Aqui na beira do mar o ar respira-se melhor. É do que vou guardar melhor daqui, são as temperaturas mais amenas, como eu gosto.
    Só consigo subir amanhã.
    hoje volto à loja dos pratos da Bordalo para levar mais.
    Beijinhos,
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  3. Em dias de trabalho, afogada em papéis, sabe bem vir aqui e sentar- me nesse sofá branco a "saborear" um gelado tão apetecível!Estas antíteses são mesmo necessárias para o noosso equilíbrio emocional. E a Mar sabe tão bem como concretizá- las!
    Beijinhos
    Emília Melo

    ResponderEliminar
  4. A minha Princesa de Olhos Grandes está há já uma semana em terras do Sul com os avós, em dias cheios de aventuras e miminhos típicos de quem não já tem qualquer responsabilidade na educação, apenas o direito/dever de mimar, mimar, mimar!!! ;)

    Voltará amanhã ao ninho, onde a esperará este gelado, que embora sem o toque mágico da Tia mar, está já no congelador, depois de feito com muito amor, carinho e saudade...♥♥♥

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante do texto e do cenário que acompanha o gelado.

    Adorei o gelado... mas eu sou suspeita pois tudo o que tenha leite condensado me atrai atenção (ontem encontrei um site que fez mesmo as minhas delícias, repleto de receitas dividas por categorias, com leite condensado, mas também outra coisa ali não seria de esperar: http://www.nestle.com.br/moca/receita.aspx).

    Por aqui no entanto não é preciso o gelado para contrariar um pouco o calor que se sente. Depois de dois dias de verdadeiro Verão, com o sol e o calor por companhia, hoje fomos presenteados com um dia cinzento, fresco e com chuva por vezes intensa...

    Como eu gostaria de precisar do gelado para contrariar um pouco o calor do Verão...

    Um beijinho, hoje mais fresco

    ResponderEliminar
  6. De gostos muito essenciais, o António. Gosta de coisas elementares. E por isso, o gelado preferido é de natas. Por isso, a antítese dele é branca. E gelada.
    O Verão aqui está. Para ficar, parece. Sem nuvens, este Verão. E com aquele calor que pede palavras frescas. Que saibam a gelado.
    Vai ver que o Verão na sua ilha há-de chegar a uma espécie de conclusão. E decidir-se a ficar por uns tempos:)

    Um beijo para si. E sim, as taças têm sido pousadas com menos determinação:)


    Mar

    ResponderEliminar
  7. A minha amiga de temperaturas amenas. Que fica com mau feitio, quando o calor é muito:) Lembro-me sempre de ti, nestes dias em que custa mais respirar. De como sofres e ficas com nuvenzinhas cinzentas em cima de ti. Sem ligares nada ao mundo:)
    Pena que só possas vir na sexta. E carregada da loiça que aí deixei esquecida:) Desculpa a tua amiga com pressa. Não te esqueças das tacinhas de azul desmaiado que eu devia ter trazido e pronto. Hesitações, não é?

    Até à volta! E um beijo fresquinho. Da tua amiga Mar.

    ResponderEliminar
  8. Olá Emília:

    Gosto muito destes sofás cá de fora. Bubble Club, Philippe Starck. Já estiveram em outros lugares do jardim. Parece que finalmente encontraram um sítio, no terraço de comer gelados:) Que bom que se tenha sentado um bocadinho. Para um gelado-antítese. Fico feliz por essa imagem. E agradeço.

    Um beijo. Com carinho. Para não se afogar em papéis:)

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Deixa-a ter os mimos todos. Tão bom ser mimada. Tu fazes o resto, não é? Lindo estar no sul. E com mimos. E que no regresso, haja um gelado que vieste aqui buscar. Com o teu traço. Cheio de amor. E com aquelas saudades que sentimos, quando estamos longe dos filhos. Como se faltasse alguma coisa. Por mais que eu goste de encarar a maternidade sem ansiedade e sem a ideia impositiva e castradora de eles nos confirmarem enquanto mulheres. Mas nada é a mesma coisa, depois de sermos mães. Por haver um pedacinho de nós que não está mesmo em nós.

    Recebe-a com as saudades todas. Com um gelado branco. E dá um carinho meu à tua menina:)
    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Olá minha turista:)

    Pena, isso da chuva e das nuvens cinzentas. Vai ver que volta. Entretanto, gosto que o sol das imagens do gelado lhe tenha feito bem:)
    Também gosto muito de leite condensado. Embora seja sempre uma coisa de ser só um bocadinho, de tão doce:) Neste gelado, fica perfeito. Com a dose certa de doce, mitigado pelas nuvens brancas de natas.
    A ver se nos próximos dias precisa de uma destas antíteses:) Por estar sol. É o que quero para o lugar onde está. Sol. E as coisas boas que quiser.

    Um beijo com carinho.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Olá minha amiga.
    Um pouco mais tarde a vir desejar uma colher desse gelado de antítese. Que deve ser cremoso e muito bom. Adorei o cenário em que o degustaste. E a taça solene, que alberga um gelado tão simples, pousada num tabuleiro lindo. Mais antíteses. Tal como o dia de ontem e o de hoje.
    Um beijo para a Mar. Da sua Babette.

    ResponderEliminar
  12. Antíteses, às vezes, os nossos dias. O do gelado foi quente. Tão quente, que estava mesmo a precisar de contraditório:) E já viste como é fácil fazer? Com as tais natas de quando éramos pequenas. As do pacotinho azul. O Vasco pede para te dizer que o gelado fica melhor com uma nota de um post anterior: doce de damasco. O cenário, as taças e o tabuleiro lindo estão à tua espera. Isso tudo e uns pratos azul-velho, que comprei nas Caldas. E que ficaram lá, no carro da minha amiga. Fazer o quê? Às vezes sou distraída:)

    Um beijo para a minha Babette. Luminoso. No final de um dia luminoso.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Verdade, o meu humor e o calor :)
    Hoje já não consegui apanhar as taças de azul desmaiado por isso amanhã, antes de vir o calor, bem cedo, apanho-as.

    Beijo fresco da tua amiga que agora arruma a mala.

    Até Amanhã!

    ResponderEliminar
  14. Antes do calor. Antes de ficares com aquele feitio que sabemos:)
    É bom dizer-te até amanhã, sabias? Mesmo que tenha fugido há dois dias um bocadinho para ir às Caldas. Ao encontro da minha amiga que está longe de casa. Soube bem, o nosso dia.

    Um beijo para ti. Que estás a fazer uma mala de vir embora.

    Mar

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de tudo no blog.
    Beijinhos, e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  16. Olá Ana:

    Obrigada. Por ter gostado.

    Um beijo para si. Já no final do final da semana:)

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis