If on a winter's night...

O meu filho acredita no Pai Natal. E, por ter essa ilusão doce, aplicou-se a preparar um lanchinho para o velhinho que, numa noite de Inverno, oferece presentes a todos os meninos. Pediu-me ajuda. E eu ajudei-o a conservar a beleza de uma ilusão. Porque daqui a algum tempo, vai deixar de acreditar. E gradualmente, a ingenuidade com que olha para a vida, vai desaparecendo. Para ser substituída por outras coisas. Que não são necessariamente más. Mas enquanto puder, vou ajudar o meu filho a conservar a eterna novidade de que falava Alberto Caeiro. Por isso, junto à árvore, houve um copo de leite com canela. E biscoitos ingleses. E o António pediu muito para que as velas ficassem acesas. Para o Pai Natal encontrar o caminho. Para o Pai Natal não se perder. Eu fiz tudo o que o meu filho pediu. E fiquei feliz porque ele quis deixar um presente e um bilhete para a doce ilusão que tem dentro de si. On a winter's night. Em que as velas arderam até ao fim. Para encontrarmos o caminho com a ajuda da luz.

6 comentários:

  1. Que face tão doce essa da pureza da ingenuidade de uma criança... Enquanto os meus filhos acreditavam no Pai Natal religiosamente preparavamos o lanchinho e uma mensagem carinhosa para que o Pai Natal tivesse força para continuar a sua caminhada.Ainda hoje e já com 15 e 12 anos continuamos a prepetuar essa fantasia e quando saimos para a missa do galo o copo de leite e os biscoitos feitos com todo o carinho ficam ao pé da arvore, que o meu marido, o último a sair de casa, come para que quando chegarmos a casa a mágia prepétue nos nossos corações.
    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  2. Uma visitante nova! E no dia de Natal!
    Estou em cada uma das suas palavras. Porque o mundo às vezes é um lugar estranho. E porque não sabemos o que ele reserva aos nossos filhos. Por isso, no que depender de mim, o meu filho há-de aprender a conservar os sonhos, as ilusões. Com ingenuidade. Porque a ingenuidade também pressupõe abertura ao mundo, por mais estranho que ele seja.
    E sim, o leite foi bebido e os biscoitos comidos. Ficaram só migalhas, para que o meu filho acredite. É bom acreditar nas ilusões, não é?

    Um beijo de Natal para a Vanda.
    Obrigada pelo comentário num dia tão bonito:)

    ResponderEliminar
  3. Que doçura!
    Tenho pena que a minha Princesa de Olhos Grandes já não acredite na magia do Natal. E está a crescer tão depressa!
    Carpe Diem, my dear Mar...

    ResponderEliminar
  4. Acabei de me sentar...
    Depois de ter estado o dia todo à volta dos meninos, da magia que foi ouvi-los a dizer que o Pai Natal tinha acertado em tudo e que este tinha sido o melhor Natal de sempre. Depois entre a cozinha e a sala, a receber os pais e a mana, a abrir presentes (que a tradição da casa continua a de serem abertos no dia 25...). Mais tarde a lavar pratos, copos, paragens estratégicas para brincar com eles, talheres, arrumar e ufa!... estou cansada!
    Continuação de um Feliz Natal!
    Obrigada pela visita lá na Festa, hoje que é O Dia de Festa!
    Babette
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Minha linda Happy Single Mother, a tua princesa está agora na fase dos sonhos. Já substituíu as ilusões. E tu estás a ensiná-la a sonhar e a fazer coisas para concretizar os sonhos dela. Isso é muito bonito.

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  6. Sei do que está a falar! Mas sabe que mais? É tão deliciosa a confusão destes dias! É o que guardo mais na memória, de quando era pequena. A agitação na cozinha, o nervosismo da minha mãe. E eu e os meus irmãos a comer os doces acabados de fazer. Era bom que as memórias dos nossos filhos fossem assim gratas, não era?

    Um beijo solidário de mãe e de cozinheira:) Descanse muito, para continuar a partilhar as suas receitas, sim?

    ResponderEliminar

AddThis