Tarte morna de maçãs e canela




O Outono é sinónimo de finais de refeição doces e mornos. Por serem sabores reconfortantes, que nos fazem gostar ainda mais de estar em casa. E de prolongar os momentos na mesa. Esta tarte é incrivelmente fácil de fazer. E ocupa sempre um espaço muito especial nos meus jantares desta altura do ano. Tão especial, que desaparece sempre muito rapidamente. E basta fazer isto:
descascar cinco maçãs e fatiá-las. Depois, numa frigideira, derrete-se 50 g de manteiga e junta-se um copo de colheita tardia. Deixa-se dissipar um pouco e junta-se as maçãs. Ao mesmo tempo, acrescenta-se 5 colheres de açúcar mascavado, um pouco de canela e um punhado de frutos vermelhos secos. Depois, é só deixar que as coisas sigam o seu curso, até que as maçãs adquiram uma tonalidade dourada, como as folhas das árvores no Outono. Entretanto, numa forma com fundo amovível, há massa folhada, previamente picada com um garfo. No final, leva-se ao forno durante uns vinte minutos. E convém não esquecer de, a meio, espalhar um pouco de açúcar mascavado por cima, para caramelizar. E para que a tarte fique ainda mais bonita e irresistível. Deve ser servida morna. E muito bem acompanhada com um cálice de colheita tardia.
Quis partilhar também uma forma de tornar a mesa mais bonita. E simples. Maçãs, heras e vivás. E estes exercícios lembram-me sempre que não é mesmo preciso complicar muito. E que a beleza está sempre à frente dos nossos olhos. Basta estarmos atentos.

2 comentários:

  1. Gosto muito. Mesmo. Das maçãs verdes, do vivás e das heras. só fica a faltar a vela, para o entardecer que vai vir cedo.
    Vão ficar os mais bonitos centros de mesa. Thank you !
    A ver se para a semana conseguimos a proeza de partilhar uma tarte de maçã assim! ....que entretanto passa o Outono ; )
    Beijinhos, uma semana boa.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste. Olhei para o verde das maçãs. E depois lembrei-me das heras e do vivás. Fica mesmo muito simples, não é?
    E sim, esta semana voltámos a não arranjar tempo. No próximo sábado, quando regressares. Boa semana para ti, noivinha!

    Beijo

    ResponderEliminar

AddThis