Foie gras e maçãs de Outono


Recebi um presente de Outono: maçãs muito perfumadas. Daquelas que são inconfundivelmente desta altura do ano. E resolvi ir buscar foie gras. Para juntar ao meu presente. E estes dois ingredientes deram-se muito bem:)
Primeiro tratamos das maçãs, cortadas em fatias relativamente finas. Que se colocam numa frigideira, com um pouco de azeite (eu sei que se costuma usar manteiga, mas eu acho que perturba, que acaba por se sobrepor aos outros ingredientes, o que é uma pena). Depois junta-se um pouco de "sauternes", uma colher de açúcar mascavado e um punhado de frutos vermelhos secos. Quando as maçãs estiverem douradas, retiram-se, junta-se mais um pouco de azeite, coloca-se as peças de foie gras e salpica-se com um pouco de sal e pimenta preta. Deixa-se fazer dois minutos de cada lado (é importante não ultrapassar este tempo, para não alterar a textura untuosa deste ingrediente) e quando estiver pronto, coloca-se em papel absorvente. Entretanto, é preciso juntar mais "sauternes" e um pouco de vinagre balsâmico. E esperar uns segundos até que tudo se harmonize e resulte num molho denso e muito perfumado. Depois, num prato, estão as maçãs à espera. Do foie gras e do molho e dos frutos vermelhos. A tempo de um copo de "colheita tardia", para tornar mais doce o sol e a brisa de domingo. A ouvir uma música que começa com a palavra mágica: happiness. Florence and the Machine, Dog days are over.

2 comentários:

  1. Pronto, aqui estou eu, prometi, cumpri! :)
    Mas não me convences muito com foie gras, sorry, not my wave!
    Já a banda sonora, excelente...Happiness, always and forever! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sabia que fígado de pato não seria a tua onda:)
    Quanto à felicidade da Florence, é mesmo contagiante!

    Beijo

    ResponderEliminar

AddThis