Fim de dia.




Os meus fins de dia não são bem fins. Mais princípios. Gosto assim. Melhor, preciso que seja assim. Por saber que durante a outra parte do dia, esperei silenciosamente pelo princípio do fim. Não daquela maneira que não vive o que está a acontecer. Não é isso. É por gostar da libertação de pensar na possibilidade de chegar ao tal princípio do fim. E saber que, assim que se fecha a porta atrás de mim, se dá início às coisas que podem ser aquilo que eu quiser que sejam. Coisas mais ou menos imperceptíveis. Coisas assim como ir ao terraço para ver a luz a acabar. E sentir que o fluir do tempo é sábio. Que já vi muitas estações do ano daquele terraço. E que isso, só por si, já é muito. Depois, volto o olhar para dentro. E sei que isso pede lareira. Mais um bocadinho de tempo e são coisas só para mim. A seguir, um gesto reiterado. Vinho tinto junto à lareira. E o vinho pede mais. Quase sempre, coisas que não são bem de sentar à mesa. Um bocadinho cinéticas, as coisas que um copo de vinho tinto pede, neste momento do dia. Como esta declinação. Rápida de fazer. Essencial. E que faz com que o fim de dia seja mais princípio. Ainda mais princípio, assim.

Chouriça e cebola vermelha

1 chouriça (a matéria-prima, neste caso, é uma condição imprescindível. O que significa que terá de ser caseira ou vinda de um talho de confiança.) + 1 cebola vermelha + azeite, vinho branco e pimenta preta q.b. + salsa picada

Parte-se a cebola em gomos e a chouriça em rodelas finas e longitudinais. Leva-se ao lume em azeite, numa frigideira, para saltear. Depois de uns minutos escassos, hidrata-se gradualmente com vinho branco e deixa-se evaporar um bocadinho. Mesmo antes de desligar, pimenta preta moída na hora e salsa picada.

À espera, um copo de vinho tinto e pão. E lareira. E a antecipação das leituras do fim de dia. Que se prolongam para a noite. Para o fim a sério demorar mais tempo a chegar.

6 comentários:

  1. Também gosto de pensar o fim do dia como o princípio, em que relaxo, olho para o mar e sinto-me bem.
    Um copo de vinho é muito bom para terminar o dia, acompanhado por essa chouriça e pão, à lareira! É um fim de dia perfeito!

    ResponderEliminar
  2. Que bom início de fim de dia. Gosto do sofá que espreita, a convidar a momentos de repouso. Também gosto de pensar assim, como tu. Que fecho a porta e começo o bocado de dia que pode ser tudo o que quisermos...
    Um beijo de bom fds
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Revejo-me no teu texto (mais uma vez). É bom entrar no nosso mundo. Naquele que é só nosso. O nosso casulo. As fotografias estão lindas,intimistas. Com o sofá, o busto e o copo de vinho. Tudo perfeito. O princípio do fim pode ser uma coisa boa. Mais uma vez a (des)construir :)
    Beijo e bom fim de semana.
    Ilídia

    ResponderEliminar
  4. Olá Graça:

    Fins que são princípios, os finais de dia. E a sorte de poder olhar o mar quando chega ao fim de um dia. Fico feliz por si. Apetece-me quase sempre. Mas há uns quilómetros, entre mim e o mar. Contento-me em imaginá-lo. E em pensar que podia alterar o meu percurso. E virar à direita, numa encruzilhada. Só para ir ver o mar.

    Obrigada pelo seu comentário. E finais de dia perfeitos para si. Com o que quiser.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá Babette:

    Esse momento em que se pode dar tudo o que quisermos, o fechar da porta. Pode ser isto que ficou com o texto. Ou só ficar quieta. De vez em quando também é bom lembrarmo-nos de estar quietos. Sem fazer nada. A minha mãe diz que eu devia fazer isso mais vezes. Coisas de mãe. E de saúde em equilíbrio instável.
    Sei que sim. que gostas do sofá que espreita. É daqueles de biblioteca inglesa. Só que aqui:)

    Já passou, o fim-de-semana. Amanhã ligo, para o dizer.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá minha Ilídia:

    Uma espécie de desconstrução, talvez. O princípio do fim em fim de dia. É que eu sinto assim. Andamos de um lado para o outro, no resto do tempo. Com sítios e pessoas. E horas. E aqui não. Aqui não há isso. Não há obrigação. Acho que é isso. Que bom que gostas das fotografias. Nunca consigo pensar muito bem delas, coitadas:) Acho sempre que são o melhor que se pôde arranjar.

    Um beijo de boa semana para ti.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis