Solstício de Inverno.














O solstício de Inverno é hoje. E isso significa que o sol vai desaparecer mais cedo, que vai haver mais horas de noite, de escuridão. A tomar por certos os textos sobre estas matérias, não é uma escuridão má. É por bem. Significa coisas boas. De acordo com esses mesmos textos, no dia 21 de Dezembro, o sol atinge a sua latitude-sul máxima. Fica assim durante três dias. Até que renasce como invencível, no dia de Natal. O dia do renascer do sol invencível. O dia de Natal tem também esse simbolismo. A partir daí, o sol retoma o caminho do norte e os dias começam a ter mais horas de luz. Até chegarmos ao Solstício de Verão, em que o ciclo se faz ao contrário, porque os dias ficam imperceptivelmente mais pequenos. 
De uma maneira tão imperceptível como o aumentar ou o diminuir das horas de luz, a Natureza dá-nos uma série de coordenadas sobre isto da vida. Da luz depois da escuridão. Do(s) tempo(s) de transição e de como são necessários, por mais que às vezes nos doam. Das mortes passageiras das flores e de cada uma das suas renovações, algures na Primavera. E de como isso pode significar tanto, nos nossos corações-flor. Dos finais. Dos começos e dos recomeços. Da perda e do luto por cada uma dessas perdas. Da alegria. Da alegria que pode ser assim invencível como o sol, queiramos nós. Renasce. Volta. Acontece contra todas as possibilidades. Uma e outra vez. Tão natural e tão poderosa como o sol que faz com que a vida (nos) seja possível. No fundo, a Natureza lembra-nos silenciosamente para não desistirmos, para persistirmos na luz. E que cada cair da noite tem dentro a promessa da luz do dia seguinte. 
Começa hoje mais um caminho universal, então. Ditado pela cadência da luz do sol. E isso é tão bonito. Durante as horas que nos separam da hora exacta em que o sol retoma o tal norte, aquele período mais longo de escuridão. Como todas as vezes em que as nossas vidas parecem noites longas e escuras, aquela promessa boa de luz. A que vive em nós. A que vive nos outros. E eu acho que é mesmo muito importante nunca nos esquecermos disso, por mais escura e silenciosa que seja a noite. Especialmente nesta altura do ano. É que o Natal amplifica tudo. As coisas boas fazem-nos ainda mais felizes. Mas as coisas más deixam-nos mais tristes do que nas outras alturas todas. Por isso é que a luz é assim tão importante. A do sol lá longe no céu. E a do sol que trazemos dentro. 
Para este dia, para estes dias até ao Natal, para este texto, uma receita de uma mulher-sol. As rabanadas da Dª Alzira. Por estes dias, ela deve andar numa azáfama só, a preparar a maior mesa do ano. Mulheres destas são assim mesmo. Sóis invencíveis. E o Natal ali fora no jardim. E dentro, com folhas douradas de Outono, no Inverno a começar. E um livro. Assim como o Inverno. A começar. 

A receita das rabanadas deliciosas da Dª Alzira, feitas com chá preto e com a magia do açúcar amarelo está aqui neste texto que escrevi no Verão, quando as fez para que eu visse a receita. 

E a música para isto tudo é esta. Queen + David Bowie. Under pressure. A repetir muitas vezes uma formulação bem linda. Give love, give love, give love. E é isso. Bom Natal. 


27 comentários:

  1. A vida é feita de antíteses ou dualidades. O nascimento dá-se do mundo escuro para o mundo claro. Na morte a luz apaga-se novamente, apesar de tantos acreditarem no cliché de que existe sempre luz ao fundo do túnel. Que fique a promessa de que tudo é um ciclo entre a luz e a não-luz. E que no entretanto, que é a vida, valorizemos os gestos e as pessoas que nos são deveras importantes.

    Obrigada por este post de refletir.

    Obrigada pelo dom que tens em tão sabiamente traduzir coisas difíceis por escrito.

    Que as festas sejam de luz!

    Abraço.

    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia,

      Tantas as antíteses e as dualidades. O açúcar e o sal. O quente e o frio. A noite e o dia. Os contrastes necessários. Assim como se isto tudo fosse um tempero incessante, renovado, sujeito a adaptações constantes.
      E obrigada a ti. Palavras doces, as tuas. Guardo-as e fico feliz. Como se deve ficar por todas as dádivas.

      Muita luz para ti. Para os teus.

      Um abraço grande.

      Mar

      Eliminar
  2. Palavras e imagens inspiradoras! Como sempre.
    Feliz Natal!
    Maria Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Jorge,

      Obrigada. Muito e como sempre.

      Um Natal muito feliz!

      Mar

      Eliminar
  3. Tão bonito! O que escreve e como escreve.
    Passei por aqui para lhe desejar a si e sua família um Feliz Natal.Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para si também. Para os que ama. Muito lindo, passar por aqui com esses bons desejos e com essas palavras ternas. Obrigada.

      Um beijo de bom Natal.

      Mar

      Eliminar
    2. Obrigada Mar pela sua disponibilidade de responder sempre aos comentários, até ir ao meu cantinho...Beijinho.

      Eliminar
    3. Querida Aliete,

      Não há nada a agradecer. Respondo sempre. Com muita alegria e com a calma que as palavras das pessoas me merecem. Só se acontecer algum imponderável ou quando estou de viagem e não tenho acesso a computadores. Tenho muito respeito por quem me lê. Por quem me escreve.
      Um Natal lindo para si!

      Mar

      Eliminar
  4. Olá, Mar.

    Esta altura é muito de refletir. O inverno e a escuridão convidam ao recolhimento. No sentido mais e menos literal. Muito lindas as tuas imagens de inverno. As de dentro e as de fora.
    Que o vosso Natal seja feliz e cheio de luz.

    Um beijo grande,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as alturas são, queiramos nós. Há sempre matéria para ir pensando nas coisas. Neste caso, o Solstício de Inverno. Tão simbólico e tão bonito. A acrescentar a isso, a lua da noite de Natal vai ser plena. Há 38 anos que não acontecia isto, disseram-me.
      Obrigada. E para ti também. Para vocês. Muita luz.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  5. Boa noite, Mar.
    Tão bonito, o seu texto. As suas palavras são luz e, hoje, fizeram-me bem. Fazem-me sempre bem. Apaziguam-me. Trazem-me paz. Obrigada, por este e por todos os textos, pelas imagens e pelas receitas.
    Um Feliz e Santo Natal, com muita luz.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, Mar.
    Tão bonito, o seu texto. As suas palavras são luz e, hoje, fizeram-me bem. Fazem-me sempre bem. Apaziguam-me. Trazem-me paz. Obrigada, por este e por todos os textos, pelas imagens e pelas receitas.
    Um Feliz e Santo Natal, com muita luz.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Obrigada pela lembrança e por essas palavras feitas de luz. Que o seu Natal esteja a ser também de luz.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  7. Doce Mar,
    um Feliz e luminoso Natal!
    beijos natalícios e o melhor para ti e para os teus!

    ResponderEliminar
  8. Doce Mar,
    um Feliz e luminoso Natal!
    beijos natalícios e o melhor para ti e para os teus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Mafalda. Para ti também. O melhor de tudo o que viveres.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  9. Adorei Mar. As imagens, a envolvência, este texto. Ler o teu post na noite de Natal, trouxe um pouco mais de luz, de calor, de sol, a esta noite. Obrigada pela tua mensagem no meu cantinho. Desejo-te um Natal muito feliz, na companhia de quem mais amas. Porque na vida, o mais importante são realmente as pessoas, os afectos, o amor.

    Um beijinho grande daqui de longe para ti, doce mar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu adorei esse tempo que te/me concedeste numa noite tão especial. Sou do género de atribuir valores incalculáveis a coisas destas, como estas tuas palavras na noite de Natal. E não me conheces nem nada. Nunca fiz coisas por ti nem dei presentes nem sei como é o teu rosto ou a tua história. E ainda assim, estas palavras. Obrigada a ti.

      Daqui de longe, também. Um beijo grande e um Natal lindo, cheio da luz que mereces.

      Mar

      Eliminar
  10. Ai, sem dúvida minha querida. Palavras bonitas... ♥
    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Obrigada por esse carinho, pela maneira como acolheste estas palavras. Fico muito feliz.

      Um beijo grande para ti.

      Mar

      Eliminar
  11. Dias felizes, Mar, com os seus. Um grande abraço,

    Ana V.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para si também, Ana. Os mesmos dias felizes. O mesmo abraço grande. Obrigada.

      Mar

      Eliminar
  12. És tão extraordinária, Mar... Pessoa mais linda! Um feliz Natal para a tua pessoa feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pessoa feliz que sou ficou ainda mais feliz, depois de ler isto que escreveste.

      Obrigada a ti, pessoa mais linda chamada Vanessa.

      Dias bons!

      Mar

      Eliminar
  13. Boa tarde, Mar.
    Votos de um Bom Ano.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde, Mar.
    Votos de um Bom Ano.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos bons desejos, Ana. Para si também. Um ano inteiro de coisas boas.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar

AddThis