Lá fora.







Assim que as mesas começam a ser postas lá fora, é oficial. Cortámos com o Inverno. Na semana em que começa a Primavera e em que se adivinha mais e mais sol, comecei com um almoço no meu jardim. Numa mesa sem toalha, naquela cadência descontraída de piquenique.

Para servir, o meu spaghetti com manjericão. Nunca ninguém quer só um prato deste spaghetti. Sempre só mais um bocadinho:) E é assim simples como devem ser as receitas mediterrânicas, concebidas por gente que sabe aproveitar bem a vida. Quando é assim, cozinhar e comer são dois prazeres num só.

PS: Para pôr a mesa sem toalha, converto estas bases em individuais disfarçados. Uma solução que resolve a parte estética e garante que as mesas não ficam estragadas.

O tal spaghetti com manjericão fresco

ingredientes para 4

250 g de spaghetti (uso sempre este) + 1 cebola vermelha (média) + 4 dentes de alho + metade de um pimento vermelho + meio copo de vinho branco + 1 lata (400 g) de tomate em pedaços + 1 colher (de sobremesa) de açúcar + 15 azeitonas (maçanilha) + 8 folhas de manjericão (fresco) + 10 nozes + 1 l de água + azeite, sal, pimenta preta e Parmesão q.b.

Primeiro, coze-se o spaghetti em água com sal e um fio de azeite (7 minutos, para ficar no ponto). Decorrido este tempo, transfere-se para um escorredor e passa-se logo por água fria e abundante, para suspender bem a cozedura e retirar a goma da massa. Reserva-se. Entretanto, pica-se a cebola e os alhos e corta-se o pimento em cubos pequenos. Leva-se ao lume numa caçarola, com um fio generoso de azeite. Deixa-se refogar durante uns três minutos. Entretanto, acrescenta-se o vinho branco e deixa-se evaporar. Junta-se logo o tomate em pedaços, tempera-se de sal, acrescenta-se o açúcar e deixa-se cozinhar durante 10 minutos. Depois, é só juntar o spaghetti cozido, 4 folhas de manjericão (picadas), pimenta preta e envolver bem.

No momento de servir, uma taça com estes ingredientes: Parmesão ralado, nozes picadas grosseiramente, azeitonas partidas, as restantes folhas de manjericão e um fio de azeite, para harmonizar bem esta mistura. À mesa, esta taça, junto da massa. Basta colocar por cima do spaghetti e vamos a Itália num instante:)

E fica a banda sonora do tal spaghetti. Um som boa onda para dias de sol:)

13 comentários:

  1. Olá Mar,

    Lindas fotografias, a conseguir captar a luz e os pormenores!

    As magnólias brancas (parecem-me) a fazer sombra e a espreitar o que se passa por baixo delas, a mesa sem toalha a deixar ver também o branco.

    E a jarra com os rostos (já tinha reparado noutros posts)e com o azul das hortenses!

    Quando fui aos Açores deslumbrei-me com as hortenses!

    Quando compramos a nossa casa ainda plantamos mas, não se deram.

    Julgo que seja flôr que tenha que estar abrigada do sol e num ambiente húmido, precisamente o oposto do nosso jardim.

    Com este ambiente, o copo de tinto e uma refeição de "pasta" acho que basta fechar os olhos e viajamos para a Toscana!

    Obrigada Mar pelo bucolismo das imagens (transmite tanta paz!), pela receita e pela "viagem"!

    Um beijo do Sul e votos de boa semana!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
  2. Por cá o sol também se fez sentir! É tão bom fazer refeições na rua. Gosto imenso das suas mesas e esta está muito bonita, quer pelos elementos, quer pela simplicidade dos mesmos e da refeição que a compõe.
    Mesmo a pedir dias de sol!
    Uma boa semana!
    Graça

    ResponderEliminar
  3. Ontem houve também por cá sol. A mesa começou a acontecer lá fora. Um churrasco para o aniversário do filhote mais velho. Isto de se ter 13 anos já conporta outros requisitos e amigos especiais. Pois, o pai fez o churrasco para amigos e familiares e esteve um dia muito bonito. Aconteceram assim duas mesas postas no jardim, mas não tão bonitas como a da Mar. Tivemos jarros em vez de hortênsias. Essas são tão bonitas. Foi um dia muito feliz.
    Gosto de receitas que pedem bis, como a desse spaguetti especial.
    Saio então com o balanço da música.
    beijinhos e uma boa semana.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Queria escrever comporta e não conporta. É o que faz não reler. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Mar que esteve lá fora ;)
    Quando os dias de fim-de-semana estão bonitos lembro-me sempre de vocês. Imagino-vos a viverem as horas entre lá e cá, de portadas abertas, com mesas de almoço e de lanche, conversas e leituras ao sol...
    A mesa adivinha-se linda. A mármore é eterna mesmo. E o centro de mesa ficou lindo, visto por detrás da flor que gosto tanto.
    Uma boa semana. Por aqui, a tentar ser mais disciplinada e mais minha amiga. Com regras! As coisas boas das conversas com as amigas, vês?
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Olá Sandra:

    Nada a agradecer:) Fico muito feliz por todas essas pequenas viagens.
    São magnólias, sim. Tenho várias, ali no jardim. Consegui ainda guardar aqui algumas das flores. São terrivelmente fugazes, estas flores. E as hidrângeas. Também gosto muito. Estão em vários pontos, espalhadas. O meu jardim é um caos muito verde com uns apontamentos de cor:) Em relação às condições ideais para estas flores, não sei muito bem. O nosso jardineiro achou que era assim e tem corrido bem:) Mas sabe, aí no Sul têm imensa sorte porque as buganvílias dão-se por toda a parte e eu nunca consegui que nenhuma se aguentasse no meu jardim:(
    Esta jarra é uma espécie de paixão. Chama-se Dora Maar. Acho piada à ideia de muitos rostos num só. Sem se saber bem onde acaba um e termina outro.

    Outro beijo para si. Boa semana!

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá Graça:

    Muito obrigada por esse gostar tão generoso. E fico bem feliz que haja sol aí nas ilhas:)
    Esta mesa é-me particularmente especial por ser lá fora. E também por essa simplicidade de que falou. Achei que estava bem, tal como estava e que o mais importante era mesmo o sol a brilhar:)

    Uma boa semana para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Patrícia:

    Acontece isso de n's trocados e assim:) E já sei que houve sol aí nas vossas ilhas. Treze anos é um belo número. Muitos parabéns pelo aniversário do teu filho. As mães devem sempre ser felicitadas pelas vidas dos filhos, nos dias deles. E sorte, com um churrasco e mesas com sol. Tenho a certeza que essas duas mesas foram bem lindas:)
    E sim, o mais possível de receitas que pedem bis. Como este spaghetti. Nunca fica nada para contar a história. Só se eu tirar fotografias e deixar aqui:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Olá Babette:

    A Mar que anda lá fora acha que és mesmo especial:) As conversas entre gente que se quer bem são sempre importantes. Vai correr tudo bem:)
    E podes crer que assim que começa o sol, o espírito é mesmo de andar lá fora. O Vasco já está todo bronzeado, de passar horas a ler no terraço virado ao sol. Eu não suporto essa exposição directa, como tu sabes. E ando sempre de um lado para o outro, também. Ontem andei pendurada na laranjeira e no limoeiro, a juntar citrinos para bolos e limonadas:)
    As magnólias adivinham-se naquela primeira imagem por tu gostares tanto:) Já estão quase a desaparecer, as tuas flores preferidas:(

    Um beijo grande. Take care:)

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Olá Mar,

    Também gostei muito do nome da jarra, aliás não sabia que havia peças com nomes.

    E logo Dora MAAR!

    Mas, pelo que vou captando acho que também nisso a Mar tem muito para me ensinar.

    Tal como nas flôres: não tenho hortenses ou hortênsias mas bungavílias sim!

    Por último, quero dizer que descobri que, tal como eu, gosta de ir ao Apolónia, em Almancil.

    Se quiser alguma coisa de lá, está mais do que á vontade (a sério!) para pedir.

    Moro pertíssimo.

    Um beijo do Sul e boa semana!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
  11. HHHMMMMM! Balsâmica a tua mesa!!!

    Beijo primaveril!!

    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Olá Sandra:

    Muito obrigada por essa disponibilidade tão franca. Gosto imenso de ir às compras ao Apolónia, quando estou em Lagos, para uma ou outra coisa que me falta. Embora não seja assim tão frequente quanto isso, porque o mercado de Lagos e a minha mercearia habitual satisfazem as vontades de coisas de comer a Sul:)
    Esta jarra é de um designer de interiores, chamado Jonathan Adler. Tem outras peças (e ambientes) muito interessantes. Deixo-lhe o site, se quiser ir ver: http://www.jonathanadler.com/

    Bem que sabia que teria buganvílias:) O Algarve é tão friendly, para estas flores.

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Olá Isabel:

    E o teu comentário também é assim: balsâmico com exclamações:)Obrigada.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis