A minha Place Vendôme: La Grande Épicerie de Paris.







As verdadeiras jóias estavam aqui. Não por detrás dos vidros-fortaleza das montras na Place Vendôme. Não precisam de guardas à porta. Nem de contemplação ao ritmo de champanhe e mãos com luvas, a potenciar-lhes o carácter de tesouros. O brilho destas jóias não perdura noutro lugar que não na nossa memória. Mas jóias, ainda assim. Perecíveis. Consumíveis.
Um dos lugares onde passei mais tempo, neste regresso a Paris. A Grande Épicerie , no Le Bon Marché. E sim, como se tudo fosse tesouro. Como se cada prateleira guardasse diamantes, ametistas e tudo o mais que brilha. Tanto, que hei-de lembrar-me sempre de ter "fugido" do Faubourg Saint-Honoré para ir procurar ervas aromáticas e coisas assim:) Mais um capítulo em Paris, esse. Esta foi a banda sonora dessa fuga, no táxi que me levou rápido à minha Place Vendôme. Na altura, achei improvável, o gosto do condutor pela música dos London Grammar. Improvável, de belo. Passou rápido, a parte de pensar em coisas improváveis, que me concentrei só em gostar muito que esta música tivesse acontecido naquele momento.

6 comentários:

  1. Imagino o atordoamento causado por tantas cores e cheiros que querias absorver. Um lugar muito genuíno esse, repleto de quilates naturais e cheio de brilho e de glamour.
    Também adoro mercados assim.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Um amigo francês "apresentou-me" há uns tempos este lugar, tinha acabado de ser inaugurado. Fiquei maluca. Um dos primeiros lugares a visitar quando voltar a Paris. Espero que não demore muito :)
    Quanto à música no táxi, muito improvável mesmo. A ideia é a de que os taxistas falam muito e ouvem pouca música :) Ainda bem que este é diferente e fez com que as tuas memórias sejam ainda mais belas.

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  3. Olá Patrícia:

    Não foi frenético. Quando estou muito feliz, acabo por ser mais silenciosa e serena:) Acabei por ir todos os dias a este lugar. Ao final da tarde. Durante o dia, ia sonhando com o que iria fazer para o jantar, ao final da tarde, as coisas começavam a desenhar-se:)

    Um fim-de-semana feliz.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Ilídia:

    Também espero que sim, que voltes lá quanto antes. Vais adorar andar pelo meio daqueles legumes todos:)
    Foi muito lindo, sim. Esta música bem ali, a acontecer no meu caminho.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Imagino-te radiante nesse espaço. Eu também gosto muito dos mercados das cidades que visito. São aproximações muito fiáveis que nos dão uma percepção concreta das pessoas, da cultura e dos seus hábitos.
    Babette

    ResponderEliminar
  6. São quase inevitáveis em viagem, estes lugares, dados os nossos interesses. Neste caso muito particular, não era só para apreciar. Era mais para ir buscar matéria-prima para o jantar:) E foi bem lindo! Estava radiante, a tua amiga cozinheira:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis