Fora de horas.





O bom das cidades. Apetecer qualquer coisa fora de horas e isso ser uma possibilidade. Não ser uma coisa de esperar que o mundo acorde. Apetecer uma coisa do género bife + batatas fritas + esparregado e isso poder acontecer sem mais. Desta vez, foi possível num lugar que gostei mesmo de saber que existe. No Café de São Bento, em Lisboa. Era tarde. Não é suposto jantar à meia noite. Mas também, os supostos mais os seus preceitos parecem esbater-se mais nas cidades. Pelo menos, é aquilo que vem por intuição. Não importa muito e pronto. E então, uma porta fechada. A seguir, um toque numa campainha discreta. Depois disso, uma visão aveludada em tons carmim. Uma meia-luz muito de filme. Como se fosse um reduto. Fora do que é ou não é suposto. Fora dos códigos todos que temos como seguros. Seja lá o que isso for. Os códigos às vezes só servem para nos desviar a atenção do que realmente queremos. Como aquilo que eu queria, naquela noite. Um jantar tardio. Era só isso. Sentar-me num sítio quente. E ir respirando a memória de um dos concertos que aguardei com mais expectativa. Há tantos anos que queria ir ouvir a música dos Smashing Pumpkins de perto. Há demasiados anos. Na sexta-feira aconteceu. O concerto aguardado. E o que veio depois. Uma refeição que há-de ser sempre a música que trazia em mim, naquela noite. Música que pode ser muitas coisas. Música que pode fazer com que nos apeteça mais o mundo. Eu acho que foi o mais vívido. O que mais ficou. Talvez por não ter ido logo para uma casa transitória. Talvez por ter gostado muito de andar mais pelo mundo cá de fora. Ainda não eram horas de acabar. A ideia persistente era mesmo a de prolongar a música que trazia comigo. O Café de São Bento foi o lugar que me acolheu. E à música. Também havia lugar para isso. Enquanto cumpria um desejo tardio. Muito bem cumprido, que hei-de voltar ali mais vezes. Enquanto não, a evocação. Agora aqui.

PS: O meu carinho aos que estiveram comigo nesta noite. E que fizeram com que ela fosse ainda mais de guardar. Carla e Nuno: estas coisas fora de horas sabem infinitamente melhor convosco:) E ao óbvio. Que por definição é para dizer sem dizer.

17 comentários:

  1. Inveja saudável deste lado. Também eu anseio muito um concerto destes, mas que queres? Sou um daqueles "cool kids" que " never have the time"... :)
    Ha-de acontecer, um dia, talvez com a cria a meu lado, habituada que está à música alternativa que a mãe ouve por aqui!

    Adorei a foto: a'Mar no palco, perante um público fiel e expectante... :)

    ResponderEliminar
  2. Queria ter estado nesse concerto. Gosto muito. Uma amiga desafiou-me para irmos, mas não foi possível. Por várias razões. Gostei muito da última foto. Deixa passar para este lado muitas coisas boas.
    Passei o fim de semana a corrigir testes. E também não estou muito feliz com as notas :(
    Vou ver se arranjo tempo para lhe escrever. Estou em falta, eu sei.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Sabia que sim, minha linda. E sabes, não houve 1979. O concerto não deu assim muito para a nostalgia. Ainda assim, deu para alguma. Na imagem, a minha alegria foi captada pelo Vasco. Neste momento: the world is a vampire:) E lindo imaginar-vos às duas num destes momentos. A tua filha tem uma mãe cheia de bom gosto, é o que é:)

    Um beijo com carinho para as minhas duas meninas de olhos brilhantes. São teus, os olhos brilhantes da tua filha, sabias?

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Ilídia:

    Não está nada em falta. Não pense assim. Os afectos são livres. São assim como aquilo das asas, que eu escrevi há uns dias. Não quero que se sinta em falta. Nem em obrigação. De nada. Seja de emails. Ou de comentários ou assim. Só para a libertar, esta minha introdução. Só para isso.
    Foi muito linda, aquela noite. Eu ainda estava convalescente, mas passou tudo:) A última foto é a minha alegria. Pelo irrepetível da minha alegria, muito provavelmente.
    Pena isso dos testes. Sei como é. A Ilídia sabe, que eu partilhei essa perplexidade consigo. Vai ver que há-de arranjar mecanismos de resposta a essa perplexidade. Com eles. Há-de ser uma coisa entre si e os seus alunos. E vai correr tudo bem, vai ver.

    Um beijo para si. Com alento. Para que a semana corra bem.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. As cidades dão nos muito sim.
    Gostei da tua descoberta, para uma refeição já tarde, fora de horas. Sentar e guardar o que o dia e a noite trouxeram. Porque será melhor assim, tudo o que se vive, com uma mesa reconfortante.
    Vou guardar o nome na minha agenda. Para ir.
    Smashing Pumpkins. É o teu aniversário dos 18, e a quinta da Joana. E calor. Smashing P será sempre calor! A fotografia traz a música dentro, tonight tonight :)

    PS. Se puderes, dá uma saltada ao Bolo ao Cubo, e diz-me depois se gostas da etiqueta, fiz algumas melhoras acho.
    Deixo o convite, a todas as amigas do teu blog, são muito bem-vindas !

    ResponderEliminar
  6. Que registo "saboroso" de fim-de-semana! Música, amigos, bifes e esparregado num sítio que vos acolheu. Fico feliz por ter havido mundo nestes dias. O meu foi mais caixotes com 2 festas de Natal de interregno. Estou muito cansada...
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Os P.S.* Carla&Nuno agradecem o convite e a companhia que o "campo" fez à "cidade". É sempre bom fugir à rotina e desfrutar as coisas boas da vida. Se for em boa companhia, tanto melhor. As cumplicidades, os repastos, as partilhas, as músicas, os convívios..., enfim, viver é bom e recomenda-se! Como dizem os "marketeiros", the more things you see the more ideias you have. Obrigado!

    Nuno&Carla

    P.S. Está combinado, para a próxima a Carla e o Vasco vão para o CCB, Gulbenkian ou S. Carlos e nós os dois vamos para o Cais do Sodré. Parece que há por lá umas "boites" com boa música..., ahah!

    P.S.* - Primos Simpáticos

    ResponderEliminar
  8. Olá Pipinha:

    Sabes o que me ocorreu, depois de te ler? Isto. Fizemos coisas lindas, nós todas. Essas memórias que deixaste. A quinta da Joana. As nossas festas com as nossas comidas. As pizzas vegetarianas da Joana. Os teus bolos de noz/nós. As minhas coisas que não me lembro ao certo. Estar horas na água, como se fôssemos peixinhos:). A ver o tempo a passar. Depois ir apanhar legumes para a salada do almoço. Tudo enquanto havia música. Smashing Pumpkins é isso, também. Os meus dezoito anos. O calor. Os risos leves dos que estavam. Acho que fiquei nostálgica:) Mas é por bem, que acho que o melhor momento de todos é mesmo o que está a acontecer. Os outros todos não nos pertencem.
    Imagino-te e ao teu Pedro neste lugar que me soube tão bem. Imagino-nos a nós, também. Quando acontecer levarmos a I. a um concerto, de surpresa. A ver se as coisas ficam menos pesadas, depois de a levarmos a ouvir música ou assim. Mesmo que este ano não haja luzes na avenida. Triste, isso.
    O teu blog está lindo. Cheio das coisas lindas que tens feito. E vai ter um espaço próprio, aqui. Depois vês:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Foi mesmo um bom fim-de-semana. Depois de dias tão sem saber por onde começar, tu sabes. E com gripe à mistura e tudo:) A minha mãe loira disse que eu não tinha emenda. Se já não chegavam as preocupações todas da minha adolescência, quando lhe anunciava que estava num sítio qualquer que não era suposto:) Pobre mãe.
    E está quase, isso das mudanças. Tão bom, mudar. O encantamento de ir preenchendo uma casa. De a enchermos de nós. Coisas assim.
    Com isto tudo, o Natal está a doze dias de acontecer:)

    Um beijo da tua amiga Mar.

    ResponderEliminar
  10. Ao Nuno e à Carla:

    Viver sabe bem. E vocês incorporam essa ideia muito essencial. A maneira como gostas de música. A alegria boémia da Carla. Acho que hei-de recordar sempre a cara impressionada do empregado, quando ela mandou para trás a carta das sobremesas e que voltasse a dos vinhos:) Tão bonita, a tua mulher que não gosta assim muito de doces. Mas isso não é novidade para ti:)
    E sim, para a próxima pode haver esses programas. E sabes, acho que podíamos conciliar. Ópera no S. Carlos e Lux logo a seguir. Ou o que nos apetecer. Enquanto não, obrigada aos primos simpáticos:)

    Um beijo para os dois.

    Da vossa prima Mar:)

    ResponderEliminar
  11. Só uma pequena correção. Há um doce que a Carla gosta muito, aliás, penso que deve/o ser único...
    Nuno

    ResponderEliminar
  12. Tu tinhas os desenhos para nos dar, a comida, as certezas, para além de tudo mais. Isso sustenta. Muitas coisas traz smashing. E sim, irremediavelmente uma leve nostalgia. E pronto, voltamos ao sitio onde estamos :)
    Isso, a ver se no inicio do ano novo fazemos a surpresa do concerto.
    O blog novo tem sido muito recheado dos meus dias, que têm sido muito de casa. Já te enviei as fotografias. Obrigada.
    Amanhä vou passar na Companhia de Campo, na minha ida ao Porto. Adorei a tua casinha de luz, na mesa branca!

    ResponderEliminar
  13. Não queria correr o risco de ser presunçosa. Mas o tal doce não será um certo pudim abade de priscos?:)

    Um beijo para os dois.

    Mar

    PS: Diz-lhe que hei-de voltar a fazê-lo. Só para ela:)

    ResponderEliminar
  14. As certezas. Como as coisas mudam, já viste? Não tenho quase nada disso, agora. Há algumas. Que são irremediáveis. Mas as minhas certezas com ilusão não são assim luminosas como eram. Não é o dia certo para me lembrar dessas coisas. Por não estar bem. Fica aqui o não estar bem.
    E já ando a pensar na surpresa de ano novo para ela:) Uma consulta na internet deu-me umas ideias lindas. Depois conto-te.
    Espero que por esta altura já estejas a regressar do Porto. Com uma casinha de luz para a tua mesa branca:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  15. Ainda os Smashing Pumkins. Então não é que o Sr. Billy Corgan deu um "concerto" no sábado, dia 10/12 no Le Chat? E o chefe de cozinha (Tiago Catalão), por acaso, até é meu amigo...
    Aqui fica o link do "teu" 1979 que não foi tocado no dia anterior
    Bjs,
    Nuno, sempre atento!

    http://blitz.aeiou.pt/smashing-pumpkins-billy-corgan-deu-concerto-acustico-em-bar-de-lisboa=f78233

    ResponderEliminar
  16. http://www.youtube.com/user/MelissaMolko?feature=watch

    Estes também não são maus...

    ResponderEliminar
  17. Já me tinham dito. Bom para quem teve a sorte de ter estado lá. Mas olha que depois do concerto, aquilo que me apetecia mesmo foi aquilo que aconteceu: comida num lugar quentinho. E estar convosco. Obrigada pelas músicas, Nuno sempre atento:)

    PS: Esqueci-me de vos falar do fim-de-ano. Ligo depois:)

    Beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis