Como se faz no Verão, mas em Outubro.





























Não deixa de ser curiosa, esta dissonância. Isto de ver imagens cheias de luz. Isto de haver pessoas na praia. Isto de até procurar um bocadinho o sol e depois não. Depois não dar. E termos de procurar sombra. E água. Coisas que amenizem, no fundo. E isto tudo em Outubro. E então, a mesa de um almoço de Domingo é cá fora na mesma. Para não virar costas ao sol. Mas dentro. Num lugar de vidro. Os ingleses chamam as casas de vidro dos jardins de "conservatories". Sempre achei curiosa, esta maneira de dizer uma casa de vidro. Por intuição ou "by heart", outra expressão que acho linda, até dá para perceber. Lugares que conservam. Ou que preservam. Ou que resguardam. Do sol impiedoso e dissonante de Outubro, por exemplo. Para a mesa num lugar que é destinado a conservar, a reinvenção de uma receita muito básica. Muito nossa. Mas de uma maneira um bocadinho minha. Porque imaginei que ficava bem juntar alho francês. E cenoura ralada. E azeitonas partidas em pedaços muito pequenos. Achei que podia correr bem, a minha reinvenção de Bacalhau à Brás. E sim. Acho que a realidade confirmou o imaginário. De vez em quando é assim. E ainda bem.

2 postas de bacalhau (usei congeladas) + 1 cebola média picada + 2 alhos franceses + 1 cenoura ralada + 5 batatas + 6 azeitonas + 3 ovos inteiros + azeite, sal, pimenta e coentros q.b.

Antes de tudo o mais, coze-se as postas de bacalhau. Daquela maneira que resulta em lascas infalivelmente perfeitas: desligar o lume depois de começar a ferver, esperar dez minutos e pronto. Reserva-se as lascas de bacalhau, sem desfiar, para que o resultado final não seja uma mistura seca. Depois, frita-se as batatas cortadas em palitos finos. Entretanto, pica-se a cebola muito finamente, corta-se os alhos franceses em rodelas finas e rala-se a cenoura. Leva-se tudo ao lume, com azeite e um pouco de sal. Deixa-se estar durante uns cinco minutos e junta-se o bacalhau e as batatas. Envolve-se com cuidado e acrescenta-se os ovos bem batidos. Envolve-se novamente e retira-se de imediato do lume. Mesmo antes de servir, a última verificação: um pouco de coentros picados, mais sal e pimenta preta moída na altura.
E pronto, fica pronta a minha reivenção num dia de sol. Depois é só procurar uma sombra e um copo de vinho branco muito fresco. Como se faz no Verão, mas em Outubro.

6 comentários:

  1. Querida Mar:
    Gosto tanto da luz coada que visita as suas mesas. E da tranquilidade que se adivinha nesse belo jardim. Há sitios felizes por pertencerem a famílias que tratam bem deles e os disfrutam.
    Beijinho, com votos de boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Tinha-me perguntado várias vezes como teria ficado este bacalhau. Que ao telefone me disseste que ias fazer. Tirei-te a breve dúvida sobre os o facto de os ovos irem inteiros. E que bonito que ficou, tal como o cenário bucólico em que o serviste. Muito bonita esta luz que o Outubro nos tem proporcionado...
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Um dos pratos preferidos da minha Princesa de Olhos Grandes, que o devora sempre como se não houvesse amanhã!
    Vou experimentar com o alho francês, a ver o que me diz o gostinho apurado da catraia... :)

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Lusitana:

    Queria começar por dizer isto: adoro que a semana comece com um comentário seu:) E que gosto que goste da luz filtrada das minhas mesas. E sabe, o meu jardim é mesmo uma espécie de lugar indomesticável. Com muito verde. Mas não é nada disciplinado. Tanto, que às vezes até hesito em chamá-lo de jardim. Mas sabe outra coisa? Gosto muito deste lugar. Faz-me muito feliz. Mesmo que seja assim um bocadinho para o caótico e indomável:) Vou lá fora um bocadinho e está tudo bem outra vez.

    Um beijo de boa semana para si. E obrigada.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Esta já foi a segunda vez:) Gostei tanto de o fazer naquele dia em que te disse que estava com uma vontade irreprimível de Bacalhau à Brás. E que já não me lembrava se os ovos eram inteiros ou não. Sorte a minha, não? Tenho uma amiga blogger sempre por perto:)
    E estás a ver? Ficou bom. Assim no meio do verde bucólico que te vai acolher em breve.

    Um beijo de início de semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá minha linda:)

    A ver se sim. Se a tua Princesa dos Olhos Grandes aprova esta reinvenção. Eu sei que o António adorou. Que pediu mais. E nem é fã de bacalhau nem nada. Um teste, então. O gosto apurado de uma menina que gosta deste prato como se não houvesse amanhã.

    Um beijo com carinho para as duas.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis