Bacalhau gratinado


Um dos recursos mais versáteis. E sim, apesar de previsivelmente se associar o sabor do azeite e da cebola a bacalhau, a verdade é que não há problema nenhum em sermos previsíveis, pois não? Esta versão de bacalhau gratinado foi feita com muita paciência, porque é feita por etapas. Daí que seja conveniente estarmos com aquele espírito e escolhermos uma música de acordo, para não nos evadirmos do caos que se instala na cozinha:)
E foi assim:
3 postas de bacalhau+6 batatas cortadas às rodelas+2 cebolas grandes+azeite (o que quisermos)+coentros+molho béchamel.

Antes de tudo, deve cozer-se as postas de bacalhau. E é mesmo conveniente que se faça assim: a partir do momento em que a água começa a ferver, desliga-se e deixa-se estar durante 10 minutos. Porquê? Porque nós gostamos que as lascas sejam perfeitas:) Depois, basta fritar as batatas. Desta maneira: antes de as colocar no óleo bem quente, devem ser "enxugadas" num pano. E assim ficam mais estaladiças. Entretanto, corta-se as cebolas às rodelas e fazem-se um pouco no azeite, numa frigideira.

Quanto ao molho béchamel... Não vale comprar já feito. Porque não é (tão) bom. E altera a consistência do gratinado. Por isso, faz-se em casa. Assim: meio litro de leite+50 g de manteiga+sal q.b.+pimenta branca+ 5 colheres de Maizena Express. Leva-se ao lume e vai-se deixando engrossar, mexendo para não criar grumos. Quando tivermos obtido um creme irresistível, juntamos os coentros picados. E este pormenor não é só um pormenor: o creme fica tão mais leve!
Para finalizar, fazemos camadas: primeiro de cebola, depois de bacalhau lascado, depois de creme béchamel, depois de batatas fritas e...mais creme béchamel no final. E vai ao forno o tempo suficiente para ganhar aquele aspecto apetitoso dos gratinados. Depois, basta escolher um vinho bem leve. Neste dia, cá em casa, bebeu-se um Alvarinho de Monção, Palácio da Brejoeira. Um jantar bem acompanhado:)

4 comentários:

  1. Oh Isa minha querida,

    Esse bacalhau está a piscar-me o olho desde que o vi, mas tem tanta fase!!! socorro!! E para azar não posso pular nenhuma das fases.....

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia o truque no momento de cozer o bacalhau. Obrigada pela dica... Bjs, ;)

    ResponderEliminar
  3. Coragem, Isa! A sério que compensa o trabalho. Fica tão bom. You can do it!

    Um beijo da Isa do Norte:)

    ResponderEliminar
  4. Olá happy single mother!
    Sim, é a técnica que os chefs de cozinha não costumam partilhar. Que é para nós nos sentirmos um bocadinho incompetentes. See for yourself.
    Beijo

    ResponderEliminar

AddThis