Creme de chocolate com cognac, nougat de figos e framboesas


Queria reproduzir a mousse de chocolate que fiz há uns dias. Mas depois reparei que já não tinha "colheita tardia" e que não tinha natas frescas, prontas para bater. Então, adaptei-me. E lembrei-me de um cognac precioso, com 60 anos. E resolvi juntar as natas sem as bater. E o resultado não foi uma mousse. Acho mesmo que ficou melhor do que a outra que tinha pensado fazer. Pelo menos, foram esses os comentários, depois de ser servida.

Como fazer o meu creme de chocolate:

Levar 60 ml de água ao lume e deixar ferver. Depois, adicionar 150 g de marshmallows, uma tablete de chocolate para culinária e uma colher de manteiga. Deixar que tudo derreta. Entretanto, partir em pedaços bem pequenos o nougat de figos e embeber num pouco de cognac. Quando a mistura de chocolate estiver pronta, junta-se o nougat embebido e o cognac que não tenha sido absorvido. Finalmente, envolve-se as natas (mais ou menos um pacote). E leva-se ao frigorífico. E espera-se (im)pacientemente:)

2 comentários:

  1. cara colega e amiga... claro que tenho acompanhado post a post a evolução qualitativa, estética e "substantiva" (no que respeita às propostas culinárias) e fico sempre com vontade de escrever algo; mas desde que vi ser associado á confecção aquele mui nobre Grandj'ó "late harvest", (cujo perfil foi concebido na RCV pela minha amiga Gabriela Canossa o qual é um néctar de e para deusas...), me fico pelo contemplar...
    e o que contemplo é apelativo... e por isso vou tentar reproduzir algumas destas sugestões estivais e imagino que saborosas... mas sem "desperdiçar" (lol) esse colheita tardia preferindo que ele me envolva o palato e preencha os sentidos. ficando sempre a aguardar o próximo post e fotos. josé manuel/vila real

    ResponderEliminar
  2. Que belo comentário... A sério que é mesmo bom ir recebendo ecos das coisas que vou fazendo. A sós, rodeada de música. Muito obrigada.
    E a ver se um dia vem cá jantar. Com a sua mulher e com a Maria. Seriam os meus convidados especiais. E humildemente, tentaria retribuir todas as palavras simpáticas que aqui vão sendo deixadas.

    ResponderEliminar

AddThis