Colheita tardia, chocolate e nougat de figos




Há algum tempo que queria usar um vinho muito especial, cujas uvas são colhidas no final do Outono, quando estão numa fase que se chama de "podridão nobre". E hoje quis muito comer chocolate. E juntei um nougat de figos, cortado em pedaços muito pequenos e embebidos durante meia hora no "colheita tardia". Fiz então uma bela mousse de chocolate. Com uma mistura de sabores muito especial. A receita da mousse é inspirada numa outra da Nigella Lawson, que é feita com marshmallows (aquelas gomas que parecem espuma e que eu tenho sempre em frasquinhos estrategicamente colocados, para ir comendo, enquanto cozinho:)).

O melhor de tudo foi mesmo a reacção, no final da refeição, quando a mousse foi servida. A verdade é que se espera sempre que as minhas sobremesas sejam muito diferentes e especiais. Mousse de chocolate? Guardei para mim o que tinha feito, mas não precisei de esperar muito até começar a ouvir que era inesperado, que se sentia sabores difusos de erva-doce, canela, medronho. Pois, a alquimia do vinho com o nougat de figos resultou numa bela experiência. Para não desdizermos das mousses de chocolate, que apesar de serem uma sobremesa básica, já nos acompanharam em tanto momentos menos bons :)
NB: O nougat de figos encontra-se no Club Gourmet (detesto este nome), no El Corte Inglès. 

6 comentários:

  1. Thanks for feeding my inner child... ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei mesmo da tua nova mousse. E sabes o quanto sou avessa a mudanças... mesmo nas mousses ; ) Resultou um todo de uma mistura só de coisas boas.

    Gosto muito das fotografias! E do branco!
    New room : )!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo novo visual e pela informação de qualidade!

    Bons momentos gastronómicos!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, comentadores! Achei que era bom assinalar o primeiro aniversário do meu blog, com uma certa renovação. Ainda bem que as mudanças foram aprovadas!

    ResponderEliminar
  5. o melhor disto tudo é ter a sorte de poder saborear as tuas receitas!!
    a mousse estava tão boa!...
    e fiquei com curiosidade em relação ao pato... apesar de ser... pato!! achas que podia substituir por algo que não grasne?? ;-)

    ResponderEliminar
  6. Minha amiga vegetariana, os patos fazem parte da natureza. Não há problema em servirem de alimento :) Mas diz lá um bichinho que possas comer, e eu tento...
    Beijinhos! Gosto muito de ti, apesar de comeres tofu e seitã :)

    ResponderEliminar

AddThis