Há algum tempo que queria usar um vinho muito especial, cujas uvas são colhidas no final do Outono, quando estão numa fase que se chama de "podridão nobre". E hoje quis muito comer chocolate. E juntei um nougat de figos, cortado em pedaços muito pequenos e embebidos durante meia hora no "colheita tardia". Fiz então uma bela mousse de chocolate. Com uma mistura de sabores muito especial. A receita da mousse é inspirada numa outra da Nigella Lawson, que é feita com marshmallows (aquelas gomas que parecem espuma e que eu tenho sempre em frasquinhos estrategicamente colocados, para ir comendo, enquanto cozinho:)).
O melhor de tudo foi mesmo a reacção, no final da refeição, quando a mousse foi servida. A verdade é que se espera sempre que as minhas sobremesas sejam muito diferentes e especiais. Mousse de chocolate? Guardei para mim o que tinha feito, mas não precisei de esperar muito até começar a ouvir que era inesperado, que se sentia sabores difusos de erva-doce, canela, medronho. Pois, a alquimia do vinho com o nougat de figos resultou numa bela experiência. Para não desdizermos das mousses de chocolate, que apesar de serem uma sobremesa básica, já nos acompanharam em tanto momentos menos bons :)
NB: O nougat de figos encontra-se no Club Gourmet (detesto este nome), no El Corte Inglès.
Thanks for feeding my inner child... ;)
ResponderEliminarEu gostei mesmo da tua nova mousse. E sabes o quanto sou avessa a mudanças... mesmo nas mousses ; ) Resultou um todo de uma mistura só de coisas boas.
ResponderEliminarGosto muito das fotografias! E do branco!
New room : )!
Parabéns pelo novo visual e pela informação de qualidade!
ResponderEliminarBons momentos gastronómicos!
Obrigada, comentadores! Achei que era bom assinalar o primeiro aniversário do meu blog, com uma certa renovação. Ainda bem que as mudanças foram aprovadas!
ResponderEliminaro melhor disto tudo é ter a sorte de poder saborear as tuas receitas!!
ResponderEliminara mousse estava tão boa!...
e fiquei com curiosidade em relação ao pato... apesar de ser... pato!! achas que podia substituir por algo que não grasne?? ;-)
Minha amiga vegetariana, os patos fazem parte da natureza. Não há problema em servirem de alimento :) Mas diz lá um bichinho que possas comer, e eu tento...
ResponderEliminarBeijinhos! Gosto muito de ti, apesar de comeres tofu e seitã :)