O Outono já chegou...cheira a bolo de maçã

Lá fora já há folhas a cair no chão. E as maçãs abundam, impregnando o ar que se respira. Por isso, num feriado, ligo o forno e espero até se sentir o doce aroma das maçãs e do vinho do Porto.

Bolo de maçãs
1 maçã ralada; 1 chávena de açúcar; 1 chávena de farinha; 100 g de manteiga; 6 ovos.
A base deste bolo é exactamente igual à do bolo de lima. A diferença óbvia está na maçã ralada, que se deve introduzir depois de se ter adicionado a manteiga derretida, envolvendo bem.

Para a cobertura de maçãs:
2 maçãs cortadas em gomos e fatiadas; um cálice de vinho do Porto; 1 colher de sopa de manteiga; 2 colheres (de sopa) açúcar.

Derreter a manteiga numa frigideira e, quando estiver pronta, juntar as maçãs cortadas. Mexer com cuidado e juntar o açúcar e o vinho do Porto. Deixar fazer durante uns dez minutos, mexendo sempre com muito cuidado, para não desfazer os gomos. Quando o bolo estiver pronto, desenforma-se e cobre-se com as maçãs, vertendo-se, no final, a calda onde foram feitas.

2 comentários:

  1. "Heaven, I'm in Heaven! And my heart beats so, that I can hadly speak..." ;)

    ResponderEliminar
  2. :( bem que tentei imitar os teus dotes culinários... mas não consegui!! parecia mais uma tarte de maçã (nada saborosa) do que um bolo:(
    mas vou persistir neste ensaio de boa pasteleira :)
    Bjinhos, Isa

    ResponderEliminar

AddThis