Gengibre.











Dizemos "gengibre" e sentimos logo aquelas coisas todas que o gengibre motiva. É como as pessoas que identificamos pelo perfume. Sabemos logo que é aquela pessoa e não outra só por isso. Com o gengibre também é assim. Sentimo-lo na comida, mesmo que não consigamos perceber-lhe o rasto, saber onde está ao certo. Gosto especialmente de o sentir em massas como esta. O género de comida que me sabe ainda melhor ao jantar, especialmente em dias de semana. Não só por ser rápida (e linda) de fazer, mas também porque o aroma e o sabor do gengibre parecem ter qualquer coisa de medicinal, de purificador. 
Esta massa teve inspiração numa semelhante que peço sempre neste restaurante japonês. Antes ou depois de tudo o mais, ali. É como for. Mas nunca nenhuma das minhas refeições prolongadas no Ichiban termina sem este dado que sabe a gengibre e a felicidade persistente na memória. A essa massa inspiradora, que me faz feliz só de pensar, acrescentei sumo de lima, coentros e nozes. Fica mesmo bem com este vinho branco que deixo hoje. A confirmar aquela ideia de haver coisas que parecem ter sido feitas e pensadas umas para as outras. 

Massa salteada com legumes, lima e gengibre

250 g de spaguetti (uso sempre este) + metade de uma courgette (em lascas muito finas) + metade de um pepino (em lascas muito finas) + 7 cogumelos frescos + metade de 1 pimento amarelo (cortado em tiras) + metade de um repolho (retirando a parte mais dura e usando as folhas) + 1 cebola (em rodelas finas) + 6/7 colheres (de sopa) de molho de soja + 1 colher (de sopa) de gengibre + sumo de metade de uma lima + 10 nozes picadas + flor-de-sal, azeite e coentros picados q.b. 

Primeiro, corta-se todos os legumes (a mandolina e o descascador de legumes são extremamente eficientes em coisas deste género), coloca-se numa taça e tempera-se com a flor-de-sal, três colheres de molho de soja, um fio de azeite e os coentros picados. Mistura-se bem, usando as mãos e reserva-se. A seguir, coze-se a massa. Retira-se para um coador largo, passa-se de imediato por água fria e reserva-se. 
Depois, leva-se um wok ao lume e deixa-se estar durante uns 20 segundos, para aquecer. Quando for a hora, os legumes no wok já quente. Salteia-se, com a ajuda de duas colheres de pau, de maneira a que fique tudo bem harmonizado. Isto deve ser feito durante uns três minutos. Entretanto, acrescenta-se a massa, o molho de soja restante, o sumo de lima, o gengibre e envolve-se muito bem. Se necessário, mais sal e mais azeite. No momento de servir, nozes e coentros picados (grosseiramente) na hora. 

E esta música. 


7 comentários:

  1. Linda massa. Linda parede de mármore. Goldie food, Isa! De uma inspiração que imagino linda também, o sítio, o tempo demorado. Tudo transportado para o nosso dia de semana, na nossa casa. Hei-de fazer, porque parece simples e de sabores e cores que dá vontade de provar.
    Estou a dever umas cookies ao A. ;)
    Tenho saudades, vamos vernos nos dias grandes ?!!
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo no primeiro dia grande, que nos encontrámos:) Como o meu filho adora, quando chegas com um saquinho de cookies.
      Esta massa é bem aromática, a tentar reproduzir a do Ichiban. A ver se vamos lá almoçar um destes dias. Só temos de aguardar que o teu filho deixe de achar tanta piada ao leite da mãe:) Lembrei-me tanto do António bebé, enquanto falávamos hoje. Está quase da minha altura e cabia inteiro no meu colo, há dez anos.

      Um beijo grande!

      Isa

      Eliminar
  2. Bom dia, Mar.
    Gengibre. Estou a aprender a gostar e a dosear. Tal como certos perfumes. A receita é para levar e praticar. Pelos ingredientes, pela simplicidade, mas principalmente pela vontade de replicar as imagens. Que belas fotos. Realmente, a vida é mais bela quando achamos o ângulo/perspectiva certo(a).
    Bom fim se semana.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Mesmo assim. O gengibre carece de uns tantos testes. Em todo o caso, mais vale a menos do que a mais. Em exagero, dá cabo de tudo. Gostei muito disso que escreveu. Fez-me pensar para além deste post. Encontrado o ângulo certo, a vida tem sempre hipóteses de ser ainda mais bela. Obrigada por (mais) esse pensamento. E por gostar destas perspectivas.

      Beijos para si.

      Mar

      Eliminar
  3. Bom dia, Mar.
    Gengibre. Estou a aprender a gostar e a dosear. Tal como certos perfumes. A receita é para levar e praticar. Pelos ingredientes, pela simplicidade, mas principalmente pela vontade de replicar as imagens. Que belas fotos. Realmente, a vida é mais bela quando achamos o ângulo/perspectiva certo(a).
    Bom fim se semana.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Adoro gengibre, como sabes. Este não é um ingrediente como a toranja ;) E também gosto muito de ti ;) Parece mais uma receita das boas. A experimentar! Um bom início de fim de semana. No fim de uma semana bem cansativa... Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babette,

      Não, nada a ver com toranja:) É um ingrediente bom, o gengibre. Transforma a comida, eleva-a.
      Hoje voltei a usar, a finalizar uma panna cotta. E foi lindo e delicioso:)

      Espero que tenhas descansado dessa tal semana cansativa.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar

AddThis